Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emprego do verbo.
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
Revisão – termos da oração
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
Ou um estado.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
O verbo O verbo.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Verbos Formação dos tempos verbais simples
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Revisando as 5 flexões verbais!
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Usos dos tempos verbais
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
FLEXÕES VERBAIS.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
O estudo do... VERBO.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Escola Estadual Maria José
Os verbos.
RECOMEÇO.
Verbos Classificação.
Verbo.
“ QUIZ” Português.
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa Aula 05 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso Parte II - Verbos.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos,
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Verbos Classe de palavras variáveis morfologicamente, as quais expressam um acontecimento: ação, ato, estado.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Tipos e polaridade das frases
1. Formação Presente do Indicativo do verbo "Ter”ou “Haver” + Particípio Passado do verbo principal Exemplo: Eu tenho cantado Tu tens cantado Ele tem.
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Dúvidas Pontuais de Português
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
HINO AO AMOR CRISTÃO Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas se não tivesse amor as minhas palavras seriam como.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
Wellington Balbo Chico Xavier dissera a seu benfeitor espiritual Emmanuel que estava disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus, contudo, precisava.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transição de slides Automática Ligue o SOM Aprendendo a conversar com Deus.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Extensivo ) Subject -> Sujeito (S) 2) Verb -> Verbo (V) 3) Complement- > Complemento (C) Ex: Luana is a teacher. (A Luana é uma professora) S V.
Ver/VirIr/Ser Verbos. Indicativo vervirirser Presente 1ª p.s. Vejo1ª p.s. Venho1ª p.s. Vou1ª p.s. Sou 3ª p.s. Vê3ª p.s. Vem3ª p.s. Vai3ª p.s. É 1ª p.p.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães

 É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que acontece ou é; que aconteceu ou foi; que acontecerá ou será. Os verbos podem indicar:  AÇÕES: Gado a gente marca, tange, ferra...  ESTADOS: Gente é diferente. / Não sou sua amiga.  FENÔMENOS: Chove sem parar. / Nevou no sul do país.

 Pessoa: Num discurso são necessárias três pessoas: primeira, segunda e terceira:  1ª pessoa – a que fala ou produz a mensagem (eu – nós);  2ª pessoa – com quem se fala ou a quem se destina a mensagem (tu – vós);  3ª pessoa – de quem ou a respeito de quem se fala (ele/ ela – eles/ elas).

 Modo: São as diversas maneiras que o verbo assume para indicar atitudes da pessoa que fala. São três:  INDICATIVO: Indica uma atitude real, concreta: Continuarão a importunar todo mundo?  SUBJUNTIVO: Indica uma atitude hipotética, duvidosa ou possível: Talvez eu vá ao tribunal.  IMPERATIVO: Indica uma ordem, um convite, um pedido, uma súplica: Saia daí, menina!

 Tempo: são as situações do momento em que acontece o processo verbal. Podem ser:  Presente: indica a ocorrência do fato no momento em que se fala: Eu digo e repito que o estudo é importante.  Pretérito perfeito: indica uma ocorrência sucedida toda no passado: Júlia engordou 10kg na gravidez.  Pretérito imperfeito: indica uma ocorrência iniciada no passado, mas que ainda não foi concluída: Pedro desejava chegar logo em casa.

 Pretérito mais-que-perfeito: indica a ocorrência de um fato no passado, iniciado antes de outro, também no passado: Marcelo bebera todo o Martini.  Futuro do presente: indica um fato que certamente ocorrerá: Casaremos na primavera.  Futuro do pretérito: indica o fato que ainda irá acontecer, relacionado com um fato passado: O médico atenderia se houvesse necessidade.  FLEXÃO DE NÚMERO: o verbo tem que concordar com o sujeito da oração: Eu canto → Nós cantamos.

 Verbo jogar  Presente eu jogo tu jogas ele joga nós jogamos vós jogais eles jogam

 Pretéritos  Pretérito Perfeito eu joguei tu jogaste ele jogou nós jogamos vós jogastes eles jogaram

 Pretérito Imperfeito eu jogava tu jogavas ele jogava nós jogávamos vós jogáveis eles jogavam

 Pretérito Mais-que-perfeito eu jogara tu jogaras ele jogara nós jogáramos vós jogáreis eles jogaram

 Futuro do Presente eu jogarei tu jogarás ele jogará nós jogaremos vós jogareis eles jogarão

 Futuro do Pretérito eu jogaria tu jogarias ele jogaria nós jogaríamos vós jogaríeis eles jogariam

 Verbo IR  Presente eu vou tu vais ele vai nós vamos vós vades/ides eles vão

 PRETÉRITOS  Pretérito perfeito composto eu tenho ido tu tens ido ele tem ido nós temos ido vós tendes ido eles têm ido

 Pretérito imperfeito eu ia tu ias ele ia nós íamos vós íeis eles iam

 Pretérito mais-que-perfeito eu fora tu foras ele fora nós fôramos vós fôreis eles foram

 Pretérito perfeito eu fui tu foste ele foi nós fomos vós fostes eles foram

 Futuro do presente eu irei tu irás ele irá nós iremos vós ireis eles irão

 Futuro do pretérito eu iria tu irias ele iria nós iríamos vós iríeis eles iriam

 Voz: é a maneira pela qual o verbo se relaciona com o sujeito. Pode ser:  PASSIVA: quando algo ou alguém recebe a ação verbal. O sujeito é paciente. Ex.: O gado é marcado.  ATIVA: quando algo ou alguém é responsável pela ação verbal. O sujeito é agente. Ex.: Nós marcamos o gado.  REFLEXIVA: quando algo ou alguém pratica e recebe ao mesmo tempo a ação verbal. Ex.: Nós nos ofendemos muito.

 Infinitivo: pode ter valor de um substantivo: Viver é lutar. (= A vida é uma luta)  Particípio: pode ter o valor de um adjetivo: Mulher vivida. (= mulher experiente) Criança sofrida. (= criança que sofre)  Gerúndio: pode ter o valor de um advérbio ou de um adjetivo: Anoitecendo, partiremos. (= à noite) Água fervendo. (=água fervente)

Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada para. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime- se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!