Região Nordeste JORNAL GEOGRÁFICO Carolina Aquino – N°04 7°A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
A formação do território brasileiro
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
REGIÃO NORDESTE.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
Bahia, Estado da Alegria
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
Correção da Prova 4° Bimestre.
O Nordeste do Brasil.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
A contrastante natureza do Nordeste
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
NORDESTE Professora: Lívia.
CULINÁRIA BRASILEIRA.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
BIOMAS BRASILEIROS.
Região Nordeste.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste.
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Aula de Revisão de Geografia
Região Nordeste 18/04/2017.
Região Nordeste.
Demografia Cristiano Almeida.
COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.
Região Nordeste!!! Alunos: Hypséa 7 Lucas 10 Nicole 12 Osvaldo 13.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Região Nordeste/Região Sudeste
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Região Nordeste/Região Sudeste
sub – regiões nordestinas
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Região Nordeste geografia – 5º Ano
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Sub-regiões do Nordeste
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Sub-regiões do Nordeste
Região Norte Trabalho de Geografia
Transcrição da apresentação:

Região Nordeste JORNAL GEOGRÁFICO Carolina Aquino – N°04 7°A Luiza Straub – N°15 Renato Cruz – N°18 Stephan Freitas – N°19 Professor: Wilson Forti

Sumário Slide 2 Sumário Slide 3 Economia da Região Slide 4 Setores (primário, secundário e terciário) Slide 5 Sub-regiões Slide 6 Problemas da Sociedade Slide 7 Taxa de Desemprego Slide 8 Processo de ocupação da região nordeste Slide 9 Manifestações culturais locais Slide 10 Culinárias típicas Slide 11 Religiosidade Slide 12 Clima Slide 13 Relevo Slide 14 Hidrografia Slide 15 Vegetação Slide 16 O modo de vida da população Slide 17 Bibliografia

Economia da Região A economia da região nordeste do Brasil é a terceira maior do país. A economia do nordeste apresentou o maior crescimento nos últimos anos e é nessa região que vive mais de um quarto da população brasileira.

Setores (primário, secundário e terciário) Setor Primário: As atividades giram em torno da agricultura, pecuária e extrativismo. Setor Secundário: A região Nordeste vive intenso processo de industrialização. São mais de 120 empresas instaladas. Setor Terciário: A atividade turística no Nordeste é um fator muito importante para a economia dessa região, pois é repleta de belezas naturais como seu extenso litoral, praias de águas quente e cristalina entre outros. Nordeste e uma região histórica, com muitos patrimônios.

Sub-regiões Sertão - Desenvolvimento do gado bovino vindo do Agreste. Os principais produtos cultivados são: o milho, feijão, arroz, mandioca e frutas. Graças a utilização de técnicas de irrigação a fruticultura se desenvolveu na região; Zona da Mata – Desenvolvou-se a agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol. Estende-se desde o Rio Grande do Norte até as proximidades do município de Salvador. Ocupado por grandes latifúndios monocultores e por usinas produtoras de açúcar e álcool. Agreste - Tem a função de fornecedor, carne, couro, leite e de animais. Atualmente continua sendo um espaço de policultura, como na produção de milho, arroz ,feijão, mandioca, café, frutas e agave (planta da qual se extrai uma fibra vegetal para fabricação de bolsas, tapete.). Meio-Norte - O meio norte é composto por maior parte do Maranhão e grande porção do Piauí. A vegetação é composta principalmente pela mata de cocais.

Problemas da Sociedade Desemprego No Nordeste, o desemprego cresceu em 7 dos 9 Estados; A taxa subiu de 8,8% para 10,3% na comparação entre os segundos trimestres de 2014 e de 2015. O nível é menor que o recorde de 10,9% do primeiro trimestre de 2013, mas é o mais alto desde então. No Nordeste é comum acontecer êxodo rural(que o deslocamento das pessoas do campo para a área rural).

Processo de ocupação da região nordeste O Nordeste é a região de ocupação mais antiga, onde a fundação de vilas e cidades se iniciaram ao longo do litoral. A construção dos primeiros núcleos urbanos no litoral nordestino resultou da preocupação dos colonizadores com a defesa do território. Ao longo do século 16, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial. As condições naturais, o desenvolvimento da monocultura e o trabalho escravo garantiu a produção açucareira, atividade que é desenvolvida até hoje no Nordeste. A criação de gado foi outra atividade econômica que se desenvolveu no Nordeste, inicialmente relacionada à produção de açúcar. Os bois eram utilizados nos engenhos como animais de tração e de transporte da cana-de-açúcar e constituíam fonte de abastecimento de carnes e couro.

Manifestações culturais locais FOLCLORE Folclore é um vocábulo de origem inglesa e significa ''conhecimento popular''. Qualquer crença ou hábito coletivo que tenha origem popular pode ser considerado uma expressão folclórica. A ciranda é uma dança muito conhecida no Brasil como brincadeira infantil, porém na região nordeste, principalmente em Pernambuco, ela é uma dança de rodas de adultos. Os participantes podem ser de várias faixas etárias e as crianças também podem participar. A ciranda é uma dança típica das praias, especialmente no norte pernambucano, mas sua prática não se restringe ao litoral. Danças Frevo: famosa pelos movimentos rápidos de trocas de pernas e seus guarda-chuvas coloridos, é a dança típica do Recife, Olinda e região. Maculelê: dança executada apenas por homens que se movimentam batendo seus bastões de madeira, produzindo um som que ritma a música entoada por eles. Samba de Roda: muito comum no Recôncavo Baiano, originou-se nas senzalas e foi amplamente expandido após a libertação dos escravos. É, ainda hoje, considerado uma das grandes influências da música brasileira. Frevo

Culinárias típicas A culinária nordestina é forte, influenciada pelas condições geográficas econômicas e principalmente pelas comidas africanas e portuguesas (apesar de holandeses, franceses e ingleses terem permanecido na região por um certo tempo). ♦ Tapioca ♦ Acarajé ♦ Vatapá ♦ Moqueca de peixe, ostra e camarão ♦ Buchada de Bode ♦ Baião de Dois ♦ Macaxeira ("aipim ou mandioca" em outros lugares) ♦ Mariscos e Moluscos ♦ Lagosta ♦ Fritada de siri ♦ Paçoca (de carne) ♦ Caruru ♦ Carne-de-sol ♦ Queijo Coalho ♦ Cuscuz de Milho são algumas comidas típicas. Tapioca A tapioca ou beiju, é uma massa feita com goma originária da fécula da mandioca que foi criada pelos índios brasileiros (tupis-guaranis). Depois, os colonizadores foram dominando as técnicas dando origem a famosa tapioca. Caruru É um prato produzido com quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos que são misturados à farinha de mandioca e caldo

Religiosidade A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado. Tendo sido a primeira região efetivamente colonizada por portugueses, ainda no século 16, que aí encontraram as populações nativas e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada. Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no maranhão, e ameríndias.

Clima O clima é quente na maior parte do ano.O clima semiárido domina todo o sertão nordestino, caracterizando pelas poucas chuvas e baixa umidade.

Relevo A existência de dois antigos e extensos planaltos,o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2.033 m de altitude, na Bahia, e a do Araripe,nas divezas entre os Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e a Paraiba. Entre essas regiões há algumas depressões,nas quais está localizado o sertão, região de clima semiárido.

Hidrografia Os principais rios da região Nordeste são: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Uma.

Vegetação A vegetação é bem diversificada,no litoral encontra-se algumas áreas espalhadas da mata atlântica.

O modo de vida da população O principal problema populacional da região é a seca. Isso ocorre, pois o clima é semiárido e falta água, deixando o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais muito mais complicada e os recursos econômicos fracos gerando assim fome e miséria. A pior seca dos últimos 30 anos ocorreu em 2012, e a região no Nordeste mais afetada a Bahia.

Bibliografia http://brasilescola.uol.com.br http://www.suapesquisa.com http://www.infoescola.com http://www.grupoescolar.com