Ordem dos Economistas Turismo 1 junho 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Apresentação do Projeto
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo
PROGRAMA PARA A PROMOÇÃO DO EMPREGO E COMPETITIVIDADE 2012 – Março.
A CERTIFICAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
Plano Estratégico Regional de Turismo
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Talentos para Inovação
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
por Diogo Gomes de Araújo
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Os fatores de competitividade regional
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
A COMPETITIVIDADE DO TURISMO OS DESAFIOS DA MADEIRA Funchal, 06 de fevereiro de 2014 Vítor Neto.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
D. COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO? 1.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Setor de Serviços no Brasil
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Fundos Regionais e Incentivos Fiscais no Nordeste.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
EMPREENDEDORISMO 1. Introdução CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo – conceção restrita Criação de uma organização inovadora (ou de um.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Trata-se do acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (2014/2020):
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

Ordem dos Economistas Turismo 1 junho 2016

Desempenho do Turismo em Portugal: Oferta Aumento da capacidade de alojamento - quantidade e qualidade Melhor qualificação do alojamento turístico do País Acréscimo de 6 p.p. na oferta de hotéis de 4 e 5 estrelas (entre 2009 e 2015) Camas totais: 5 estrelas (15%) e 4 estrelas (49%) Apenas metade da oferta de alojamento instalada no país é ocupada durante o ano

Desempenho do Turismo em Portugal: Oferta Boom de novas formas de alojamento (residuais há 10 anos atrás) Evolução mensal dos registos de alojamento local de dezembro de 2014 a março de 2016 TdP (2016) Algarve com 51% das unidades e 44% das camas Lisboa com 23% das unidades e 26% das camas

Desempenho do Turismo em Portugal: Oferta Recursos turísticos mais qualificados e melhores infraestruturas de suporte Património histórico-cultural Parques naturais Navegação fluvial Praias Acessibilidades Centros históricos

Desempenho do Turismo em Portugal: Procura Crescimento nas receitas turísticas Taxa de crescimento média anual de 6,2% [2005-2015] Fonte: BdP

Desempenho do Turismo em Portugal: Procura Crescimento nas dormidas Taxa de crescimento média anual de 3,3% [2005-2015] Fonte: INE E BdP 90,3% concentram-se no Litoral do país

Desempenho do Turismo em Portugal: Procura Significativas assimetrias regionais no RevPar Fonte: INE RevPar da A.M. Lisboa é mais do dobro do valor da região Centro 62% dos proveitos hoteleiros concentram-se em Lisboa e Algarve

Desempenho do Turismo em Portugal: Procura Aumento do índice de sazonalidade Fonte: INE A Região do Algarve apresenta o maior índice de sazonalidade Permanência média nacional dos visitantes situa-se em cerca de 2,8 noites

Desempenho do Turismo em Portugal: Empresas Declínio da autonomia financeira das empresas do Turismo* Fonte: INE Nota: *Turismo inclui as atividades de alojamento e restauração e similares Nota: Autonomia financeira - Indicador económico-financeiro que traduz o grau de financiamento das empresas, ou seja a capacidade de contrair empréstimos a médio e longo prazo, suportada pelos capitais próprios.

Desempenho do Turismo em Portugal: Formação Diminuição da população empregada no Turismo Fonte: INE Nota: *Turismo inclui Alojamento, Restauração e Agências de viagem Últimos 5 anos registaram uma queda de 12% no emprego no Turismo O decréscimo da população empregada no Turismo sentiu-se de forma mais acentuada no setor da Restauração – o mais penalizado nos últimos anos.

3 primeiros meses do ano com crescimento assinalável Turismo hoje 3 primeiros meses do ano com crescimento assinalável Fonte: INE

O que representa o Turismo em Portugal - 2015 Turismo hoje O que representa o Turismo em Portugal - 2015 17,4 milhões de hóspedes 48,9 milhões de dormidas € 11,4 mil milhões de euros de receitas turísticas saldo positivo da “balança turística” em 7,8 mil milhões de euros 15,3% das Exportações de bens e serviços do País Fonte: INE e BdP

Enquadramento Internacional de Portugal Turismo hoje Enquadramento Internacional de Portugal Ranking Mundial OMT International Tourism Receipts [2015] 27º Receitas turísticas Ranking UE 28 Eurostat - Balança de Pagamentos Exportação em Viagens e Turismo [2013] 10º Receitas Turísticas Ranking UE 28 Eurostat - Dormidas de residentes no estrangeiro [2015] 8º Dormidas de residentes no estrangeiro em hotéis e similares 15 TOP Fórum Económico Mundial World Economic Forum (WEF) – Travel & Tourism Competitiveness Index Dos destinos mais competitivos no mundo

Desempenho do Turismo em Portugal: Síntese Fatores positivos Aspetos a melhorar Acessibilidades competitivas Território mais qualificado nos seus recursos turísticos Melhoria das infraestruturas de suporte ao desenvolvimento Aumento, upgrade e novas formas de alojamento Empreendedorismo criativo em crescimento Crescimento em vários indicadores da procura turística Empresas descapitalizadas e com dificuldades de acesso ao crédito (0,22) Decréscimo do emprego no turismo (-12%) Persistência de baixos rendimentos dos trabalhadores no turismo Manutenção de elevado grau de burocracia Permanência das assimetrias regionais (90%) Sazonalidade acentuada (39%) Taxas de ocupação ainda baixas (48,6%) Diminuição da permanência média (2,8 noites)

Uma estratégia a 10 anos Visão de longo prazo Enquadramento no próximo quadro comunitário de apoio Integração de políticas setoriais Estabilidade nas grandes prioridades para o turismo nacional Participação pública: estrategia.turismodeportugal.pt

Medidas e ações em curso Turismo: instrumento de desenvolvimento económico do interior Desenvolvimento de projetos turísticos âncora no interior Aumentar valor da oferta // aumentar estadias Diversificação de produtos, nomeadamente: Natureza Estágios desportivos Gastronomia Enoturismo Saúde Residencial Programas de valorização dos produtos regionais Promoção mercado ibérico Desconcentração geográfica – promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Desconcentração geográfica – Promoção do interior Essencial atividade sustentável ao longo do ano para criação de riqueza e emprego de qualidade Captação de congressos e eventos internacionais Fundo de Captação de Congressos Internacionais Criação de equipa especializada para captação de eventos e congressos internacionais Diversificação de produtos Dinamização de calendário nacional de eventos e de programas regulares de animação (ex. Programa “Arte na Rua” com escolas de ensino artístico) Dinamização do Turismo interno – (reposição dos feriados; campanhas promocionais) Programa para reposicionamento do Algarve – combate à sazonalidade Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Tourism Road to Websummit – Programa de atividades com startups, incubadoras e escolas para dinamizar empreendedorismo e inovação no turismo Linha de capital de risco para projetos inovadores na área do turismo, associados ao património, cultura e natureza Programas de aceleração de empresas – apoio a programas de incentivo e de criação de condições para que os empreendedores Programa com incubadoras para aumento do número de startups encubadas na área do Turismo // Incentivos ao desenvolvimento do negócio e à internacionalização Portugal wifi – Disponibilização de banda larga de wifi gratuita nos centros históricos por forma a melhorar o usufruto do Património nacional, bem como do comércio tradicional Digitalização da oferta turística Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Programa de Apoio a Ações de Promoção do Destino Portugal - novo programa de promoção de rotas aéreas e de operações turísticas, como forma de garantir a competitividade do destino Portugal ao nível das acessibilidades Programa de captação de operações de homeport de cruzeiros Promoção da mobilidade dentro do território Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Valorização económica do património cultural: “30 edifícios públicos, 30 projetos de investimento turísticos” – projeto de identificação e colocação no mercado de imóveis públicos para reabilitação e uso turístico, através da simplificação de procedimentos para a realização das intervenções urbanísticas e visando recuperar a herança histórica presente em todo o território nacional e valorização do potencial turístico do nosso país Portal de reserva de espaços públicos – Identificação de património público disponível online para consulta e para reserva para eventos, congressos, entre outros Dinamização e promoção nacional e internacional de programas culturais Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Simplificação da legislação e tornar mais ágil a Administração Pública - Simplex + (em curso) Desenvolvimento de iniciativas de simplificação e desburocratização de projetos de investimento Apoio ao Empresário Agenda Digital do Empresário Disponibilização de informação alargada e sistematizada a todos os intervenientes na cadeia de valor do Turismo - Travel BI Reativação da Conta Satélite Turismo - apresentação dos primeiros resultados em 2017 Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Fundo Inovação em turismo - Criação de um novo fundo no valor de 50M€ destinado a financiar atividades de inovação, capitalização e empreendedorismo no âmbito do turismo Linha de qualificação da oferta - 60 milhões Aceleração na execução dos fundos comunitários Dinamização dos instrumentos de inovação financeira no turismo - fundos de capital de risco e de investimento imobiliário Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Medidas e ações em curso Programa Pessoas + Turismo Valorizar os recursos humanos no turismo como fator de diferenciação do destino Portugal Dignificação das profissões turísticas Campanhas de imagem Inclusão no sistema de classificação hoteleira de área dedicada à valorização do serviço e dos seus profissionais Assumir Formação como pilar para a qualidade do serviço no Turismo: Aproximação entre necessidades da procura e oferta escolar Dinamização das 12 escolas de turismo + 2 pólos Revisão dos curricula / softskills Aumento do número de pessoas formadas em turismo Escolas de turismo como espaços para fixação dos jovens nas várias regiões do país Parcerias entre escolas + politécnicos + universidades Desconcentração geográfica – Promoção do interior Desconcentração temporal Estímulo à inovação e ao empreendedorismo // Digitalização Promoção das acessibilidades Valorização do Património e da Cultura Simplificação e modernização administrativa Investimento, financiamento e aceleração na execução dos FC Qualificação e formação de RH

Ordem dos Economistas Turismo 1 junho 2016