Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
Advertisements

Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
no Evangelho de S. Marcos
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
Igreja e primeiros cristãos
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
Rainha dos Apóstolos.
Tema: Ano Litúrgico (A, B e C)
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
1.
O Ministério de Jesus Cristo
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
O estudo das Doutrinas Bíblicas
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
Introdução ao Novo Testamento
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
Evangelho de João Programa:
Catequese 2.
16 O ministério de Paulo. 16 O ministério de Paulo.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
As Quatro Grandes Comissões
A Paz do Senhor! Chegamos ao 4º e último trimestre de 2014 e o tema da revista é Milagres do Antigo Testamento, tendo o Pastor Samuel Ferreira, Presidente.
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
JOÃO Teologia do Novo Testamento Prof.: Pr. Kenneth Eagleton.
Evangelho de João Programa:
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
A GRANDE COMISSÃO Mt 28:18-20 “DISCIPULAR AS NAÇÕES”
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
2 Paulo e o evangelho. 2 Paulo e o evangelho Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir entender que os que creem em Cristo pertencem a.
Olhando para o Céu Ascensão.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
O EVANGELHO AOS GENTIOS
“Pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer.
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
CATEQUESE COM ADULTO.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Lição 9 João. Lição 9 João Alvo da lição Saber Conhecer a identidade de Jesus revelada no Evangelho de João. Sentir Valorizar a revelação de Deus.
ATOS DOS APÓSTOLOS Um livro histórico que relata os 30 primeiros anos da Igreja Primitiva. Do ano 33 ao ano 64 d.C.
Lição da Escola Sabatina 16 de Abril a 22 de Abril.
Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS II.
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
Lucas Subsídio para a 1ª Lição.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
Atos dos Apóstolos O Modelo Bíblico de Igreja Cristã Presb. José Cordeiro Neto » Diác. Luciano Troncoso Ascensão e Pentecostes.
Transcrição da apresentação:

Lição 7 Marcos

Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus. Sentir Valorizar o evangelho de Marcos pelo que ele ensina sobre Jesus. Agir Relatar a obra de Jesus à outra pessoa de forma adequada à sua compreensão.

Introdução Com 16 capítulos e 661 versículos, Marcos é o menor livro entre os evangelhos. Provavelmente, o primeiro evangelho a ser escrito e usado como referência por Lucas e Mateus em seus respectivos escritos. Não há muitos questionamentos quanto ao título do livro uma vez que o sobrescrito grego kata markon (segundo Marcos) aparece na maioria dos manuscritos mais antigos.

Introdução De maneira unânime, os pais da igreja também reconhecem João Marcos como autor, embora os evangelhos de modo geral não identifiquem seus autores.

1. Visão panorâmica 1.1 Informações básicas Grupo: Evangelhos sinóticos Autor: João Marcos Data: 50-60 d.C. Local: Roma (?) Alvo: Gentios romanos Versículo-chave: Mc 10.45 Expressão-chave: Servo

1. Visão panorâmica 1.2 Esboço JESUS, O SERVO DIVINO Serviço de Cristo Sacrifício de Cristo Mc 1-2 Preparação Mc 11-15 Rejeição Mc 3-8 Oposição Mc 16 Ressurreição Mc 9-10 Instrução

1. Visão panorâmica 1.3 Marcos em uma sentença Marcos mostra Deus agindo na história por meio de Jesus, Servo e Filho de Deus, de maneira sintética e direcionada aos gentios.

2. Características do evangelho 2.1 Autor João era o seu nome hebreu; Marcos, o nome latino. 2.2 Aspectos literários O livro registra muitos milagres e dois sermões extensivos contendo quatro parábolas.

2. Características do evangelho 2.3 Relação entre Pedro e Marcos Visto que o Evangelho de Marcos é provavelmente baseado nos sermões de Pedro, torna-se evidente porque não há narrativa do nascimento de Cristo. Marcos registra a partir da experiência cristã de Pedro, quando Jesus já era adulto. O evangelho reflete a própria teologia de Pedro da pessoa de Jesus.

Marcos Atos 10 (Pedro) “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (1.1) “evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo” (v.36) A descida do Espírito Santo sobre Jesus (1.10) “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder” (v.38) O ministério na Galileia (1.16-8.26) “tendo começado desde a Galileia” (v.37)

Marcos Atos 10 (Pedro) Muitas curas e expulsões de demônios “andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (v.38) O ministério em Jerusalém (11-14) “nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém” (v.39).

Marcos Atos 10 (Pedro) Morte de Cristo (15) “ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro” (v.39) Ressurreição de Cristo (16.6) “A este ressuscitou Deus no terceiro dia” (v.40)

2. Características do evangelho 2.4 Destinatários Marcos escreveu para os gentios, possivelmente para os romanos, e temos então explicações de costumes judaicos (Mc 7.3) e explicações de palavras judaicas (Mc 3.17; 5.41; 7.11,34).

3. A cristologia do evangelho São dignos de admiração o entendimento e a explanação do evangelista acerca de Jesus Cristo. Marcos preocupou-se intensamente em apresentar detalhes da pessoa e dos atos de Cristo ao longo do Seu ministério.

3. A cristologia do evangelho 3.1 Identidade Jesus homem Jesus Deus Jesus, o Filho de Deus Jesus Salvador

3. A cristologia do evangelho 3.2 Milagres Percebe-se claramente a ênfase do evangelista na obra milagrosa de Jesus. Provavelmente por seu interesse em comprovar que Cristo é o Messias, Filho de Deus, e pela ênfase nas ações do Senhor Jesus Cristo. Curas Natureza Ressuscita Multiplicação dos pães e peixes Transfigura-se

3. A cristologia do evangelho 3.3. Última semana A estrutura de Marcos revela que a última semana da vida de Jesus (ou os últimos oito dias) é o grande foco do evangelista e ocupa cerca de um terço de todo o evangelho. A significância da semana da paixão de Cristo é óbvia.

4. Marcos na prática Marcos apresenta muitos fatos e lições importantes para a vida de todo cristão. Afirma a Cristo como Messias prometido no AT (Mc 1.2-6). Evidencia a Cristo como Filho de Deus (Mc 1.1). Testemunha os milagres de Cristo (Mc 1.21-28).

4. Marcos na prática Consolida o ensino da vitória de Cristo sobre a morte (Mc 16.1-8). Ensina que em Cristo há poder para curar (Mc 5.30). Ratifica a salvação por meio da fé em Jesus Cristo (Mc 5.34). Anuncia a ordem de evangelizar (Mc 16.15).

Conclusão Marcos possui uma característica marcante que é o movimento rápido nos relatos. O evangelista não teve preocupação em longos registros. Marcos revela, de maneira rápida, as obras de Jesus, porém não teve menos fidelidade que os escritores dos demais evangelhos.

Conclusão O versículo central de Marcos registra a essência do evangelho: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45).