1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos1 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Advertisements

Internet Estiloja.com.
PROBLEMAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE E COMO RESOLVÊ-LOS
Ver esta apresentação e artigos em google: valdemar setzer
Depto. de Ciência da Computação da USP
Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão?
A TV ANTI-EDUCATIVA Valdemar W. Setzer
PROBLEMAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE E COMO RESOLVÊ-LOS
OS MEIOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
Depto. de Ciência da Computação da USP
OS IMPACTOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver.
Jogos Online Inclusão social ou aptidão à solidão?
I) SOLTEIROS (25 minutos) 1) Tem gente que diz que eu escolho demais, mas eu quero o melhor e tenho meus critérios, estou errado?
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Vamos imaginar uma situação típica de casamento: você conhece alguém que lhe atrai, começa a namorar, vive uma paixão deliciosa, sente muito tesão,
INTRODUÇÃO -A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir. -É nas reações.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
2 O que andas a fazer na Internet? 3 Qual o 1.º passo quando ligas o Computador? Escrever a = 4.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Softwares Educacionais E a sua importância nas escolas.
É um tipo de correspondência em que se envia a mesma mensagem para muitas pessoas (como malas diretas, pirâmides de enriquecimento fácil, ofertas tentadoras,
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
Bem-vindo ao jogacasino.com, somos a fonte de informações sobre casinos online que você procurava e estamos entre os melhores.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Fundamentos da Administração
Oficina de Informática
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
De: Lucas Matos. Para pessoas que buscam o sucesso financeiro pela internet! E- book distribuído pelo meu blog –
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Introdução a atividade acadêmica
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos1 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer home

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos2 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos3

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos4 1. Introdução Alguns casos de pesquisas sobre efeitos negativos:  Crianças que assistem TV são mais propensas a intimidação (Bullying) (F. Zimerman, 4/2005)  Jogos eletrônicos violentos podem aumentar a agressividade de crianças e adolescentes (Nicoll & Kieffer, 8/2005)  Usuários de sofrem queda de 10% no QI, o dobro do que se usassem maconha ( G. Wilson, 4/2005)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos5 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios eletrônicos (ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes”): 1. Excesso de peso e obesidade Robinson (1999), Hancox et al. (2004), Vandewater et al. (2004), Wiecha et al. (2006), Goldfield et al. (2006), Barlow (2007), AAP 2011, Mozaffarian et al. (2011) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros Wong et al. (1992), Hancox et al. (2004), Ballard e Wiest (1996), Stamakis et al. (2011 – aumento de mortalidade!) 3. Problemas de atenção e hiperatividade Rosen e Weil (2001), Christakis et al. (2004), Christakis & Zimmerman (2006)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos6 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 4. Agressividade e comportamento antisocial Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009) 5. Produção de depressão e medo G. Gerbner et at. (1990), Kraut et al. (1998), Spitzer (2005, 2012) 6. Intimidação (bullying) Zimmerman et al. (2005) 7. Indução de atitude machista Walsh et al., 2002

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos7 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 8. Dessensibilização dos sentimentos Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. (2005), Bushman & Anderson (2009) 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Seawall (1997), Koepp et al. (1998) 10. Prejuízo para a leitura Koolstra et al. (1997), Ennmoser (2003) 11. Diminuição do rendimento escolar Myrtek & Scharff (2000), Hancox (2005), Angrist & Lavy (2001), Fuchs & Woessmann (2004), Sprietma (2007), Dwyer, Warnier et al. (UNICAMP) (2007), Kirschner (2010)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos8 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 12. Confusão de fantasia com realidade Spitzer (2005) 13. Produção de isolamento social Kraut et al. (1988), Myrtek & Scharff (2000), Patzlaff (2000), Thalemann et al. (2004), Christakis et al. (2009) 14. Aceleração do desenvolvimento Brown (2006) 15. Diminuição da criatividade Singer (1995) 16. Aumento de chance de autismo Waldman, Nicholson & Adilov (2006)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos9 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 17. O problema do vício Christakis e Zimmerman (2006), Ennmoser (2003), Johnson et al. (2007), Hofmann (2012) 18. Indução ao consumismo Associação Médica Americana (2007), Linn (2006), Rideout e Hamel (2006), Instituto Alana 19. Problemas causados pela Internet Smith (2007), Carr (2010), Spitzer (2012)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos10 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos11 2. TV  Impacto mais importante  Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi- hipnótico  Já demonstrado por estudos neurofisiológicos  Ex: Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência delas: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos12 2. TV (cont.)  Isso significa que o telespectador está normalmente em um estado  de desatenção  de sonolência  semi-hipnótico  Facilmente compreensível:  As imagens sucedem-se ou mudam com tal rapidez (15 a 25 mudanças por minuto – verificar!)  que é impossível pensar, concentrar-se em cada imagem  Uma das explicações: o cérebro não aguenta tanta excitação  Explicação evolucionista: mudança de imagem pode significar perigo – como ele não vem, desliga-se a mente

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos13 2. TV (cont.)  A consciência é abafada  Sobra o pensar intuitivo  Ex.: reconhecer um objeto  Impossível imaginar algo  pois as imagens vêm prontas do exterior  Tentar pensar em cada imagem da tela  em 1 minuto fica-se exausto (verificar!)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos14 2. TV (cont.)  Não há exercício de ações  Somente apertar botões do controle  ou dar comandos de voz  Portanto, não se exercita o querer, a vontade  Dentre as atividades interiores (anímicas!)  Pensar, sentir e querer (ações)  Sobram os sentimentos  Que são ativados de fora, exageradamente

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos15

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos16 2. TV (cont.)  Sentimentos ativados exageradamente  Violência  Casamento perfeito com a TV  Ver meu artigo TV e violência: um casamento perfeito  Inclusive em esportes violentos, ou tornados violentos por causa da TV (ex.: faltas no futebol)  Erotismo  Competição  Toda competição é antissocial!  Quem ganha fica feliz às custas da frustração ou infelicidade do perdedor  Devíamos educar para a cooperação, e não para a competição!

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos17 2. TV (cont.)  Impactos  Banaliza os sentimentos, principalmente do sofrimento alheio  Prejudica  A capacidade de ter compaixão (Bushman e Anderson, Comfortably numb: desensitizing effects of violent media on helping others. Psychological Science, Mar. 2009)  Pesquisaram video games e filmes violentos, comparados com não violentos  Citar o caso do filme violento  E a responsabilidade social

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos18 2. TV (cont.)  Impactos (cont.)  Prejudica a força de vontade  Pois não é exercitada  Telespectador é “dominado” pelo aparelho  Destruição da vida familiar  Prejudica o ritmo e o sono saudável  Ruim para todos  Terrível para crianças

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos19 2. TV (cont.)  Outro casamento perfeito:  Com a propaganda  2/3 dos gastos com propaganda no Brasil vão para a TV  Por que funciona!  Pois a TV condiciona muito e informa pouco  Gravamos TODAS nossas vivências  Com a TV, praticamente tudo no subconsciente  Teste: deixar alguém assistir um noticiário nacional e perguntar depois quais notícias assistiu  Caso da pesquisa em San Francisco (Emery & Emery, A Choice of Futures – to Enlighten or to Inform? Stenfert Kroese, 1976)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos20 2. TV (cont.)  Impactos (cont.)  Excesso de peso e obesidade  A atitude estática e o estado de sonolência são tais que UM TELESPECTADOR GASTA MENOS ENERGIA DO QUE UMA PESSOA DEITADA SEM DORMIR (Klesges, Shelton e Klesges, 1993)  Círculo vicioso: falta de exercício + docinhos, salgadinhos e refrigerantes da propaganda  excesso de peso  falta de exercício

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos21

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos22 2. TV (cont.)  Não é um veículo de educação  Ver meu artigo A tv antieducativa  Grouxo Marx ( ): “Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga um aparelho, vou para a outra sala e leio um livro”

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos23 2. TV (cont.)  O que fazer – no lar  Mais fácil: NÃO TER  Evita-se uma tentação quase irresistível  e a luta interior para resistir  Quando não existe no lar, não faz falta!!!

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos24 2. TV (cont.)  O que fazer – no lar (cont.)  Se é para ter:  Instalar no dormitório do casal  Jamais nos dormitórios das crianças  O aparelho não deve fazer parte do ambiente familiar  Instalar chave interruptora (com chave) no cabo elétrico, ou usar senha  Ligar (quanto mais trabalho, melhor) apenas para UM programa MUITO especial  Observar o esforço necessário para desligar

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos25 2. TV (cont.)  O que fazer – no lar (cont.)  Não instalar cabo  Se for para ver fotos, também não precisa ficar sempre à disposição  Filmes em DVD: são realmente necessários?  Há coisas muito mais construtivas para se fazer, inclusive em lazer! Ex.: leitura, conversa, música, artes, BRINCAR COM AS CRIANÇAS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos26 2. TV (cont.)  O que fazer – na escola  Nunca funcionou!  Por falta de conhecimento  Minha proposta (para funcionar!): usar apenas para ilustração (DVD)  Apenas a partir do novo 8º ano  Antes o mais importante é imaginar  Apenas alguns minutos de cada vez  Repetir várias vezes cada trecho, entremeando comexplicações

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos27 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos28 3. Jogo eletrônico (video game)  Ao contrário da TV, estabelece-se um circuito fechado  O aparelho “agarra” o jogador muito mais do que a TV!  Jogador é obrigado a executar apenas as ações previstas pela máquina  P.ex.: não pode gritar ou fazer uma careta, ou apertar uma tecla não prevista  PIOR IMPACTO:  Mecanização, automatização das ações, isto é, da vontade, do querer

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos29 3. Jogo eletrônico (cont.)  Jogos de estratégia  Forçam um raciocínio lógico- simbólico, matemático  Pois a máquina que controla o jogo é um computador, uma máquina matemática  Jogos de ação-reação  Reação rápida  De longe os mais jogados  Em geral violentos  Também chamados “ego-shooter”, “mata-mata”

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos30 3. Jogo eletrônico (cont.)  Outros impactos  Jogador é reduzido a um autômato (máquina)  especializado em transformar impulsos visuais em pequenos movimentos de dedos e mãos  Reações inconscientes como nos animais  Jogos violentos dessensibilizam socialmente  Pesquisa de Bushman e Anderson já citada  Diminuem a empatia e a compaixão  Justamente o que deveríamos começar a desenvolver  Ver meu artigo Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente e futuro

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos31 3. Jogo eletrônico (cont.)  Origem dos jogos violentos  Dessensibilização de soldados do exército americano  Ver Dave Grossman  Seu livro “Stop teaching our kids to kill”  Seu movimento “Killology”  Um soldado ou policial não dessensibilizado acerta 20% dos tiros  Um dessensibilizado acerta 90%  Exército americano verificou que a maior dessensibilização ocorria com simuladores de tiros, batalhas etc. no computador

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos32 3. Jogo eletrônico (cont.)  Outros impactos (cont.)  TV condiciona pela imagem, jogo eletrônico pela imagem e pela ação  Portanto, ele é muitíssimo pior!  Lembrar que o ser humano incorpora todas as suas vivências  Pela atração que exercem, prejudicam o autocontrole  Não se consegue parar de jogar

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos33 3. Jogo eletrônico (cont.)  O que fazer?  Não ter  Se tiver,  Jogar no lixo!  Especialmente os de crianças e adolescentes  Não são necessários  Há outras formas de lazer muito mais sadias e úteis

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos34 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos35 4. Computador  Características do aparelho  Máquina matemática de manipular símbolos (todas as suas funções podem ser expressas matematicamente)  Máquina puramente sintática, de seguir regras matemáticas  Causa-e-efeito matemáticos (determinismo)  Exige linguagem formal (mesmo a icônica)  Processa dados matematicamente, e não informação!  Informação exige compreensão, que não é formalizável

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos36 4. Computador (cont.)  Impactos  Pior: força pensamento “maquinal”  Prejudica a criatividade – mas o que ela é? Criatividade = fantasia + concretividade (D. di Masi)  Fragmentação mental  Fazer várias coisas ao mesmo tempo (multitarefa)  Fazer tudo rápido  Prejudica a capacidade de concentração  Alienação da realidade (espaço virtual)  Induz indisciplina  do pior tipo: mental  Ex.: digitar um texto  Substitui esforço mental

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos37 4. Computador (cont.)  Impactos (cont.)  Produz isolamento social  Prejudica a sociabilidade real  Programas atraentes sempre com características de jogo eletrônico  Vicia  Exige enorme conhecimento, discernimento, auto-consciência e auto-domínio  “Estou sendo agarrado pela máquina?”  “Devo fazer um intervalo ou parar totalmente?”  “Devo fazer coisas mais importantes?”

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos38 4. Computador (cont.)  O que fazer?  Usar apenas para coisas realmente essenciais  Não deixar crianças usarem  É só não dar a senha!!!  Dar um celular apenas como telefone  Adolescentes: evitar ao máximo  Não incentivar o uso  Especialmente professores  Idade mínima ideal: 17 anos (utopia...)  Maturidade suficiente  Autocontrole suficiente  Interesse por coisas sérias

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos39 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos40 5. Internet  Herda todas as características do computador, mais  Acesso imediato a um número enorme de dados  O imediatismo é atraente  Especialmente em redes sociais  Contato virtual com pessoas ( , chat, blog, redes de relacionamento)  Prejudica a sociabilidade real  Ânsia de se mostrar  “Será que estou sendo notado?”  “O que os outros estão pensando de mim?”

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos41

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos42 5. Internet (cont.)  Impactos  Induz ânsia por distração  Ver Nicholas Carr: A Geração Superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, Ed. Agir  Ver minha resenha, “O que a Internet está fazendo com nossas mentes”  Caso dos vínculos (links)  Prejudica a “leitura profunda”  Prejudica a capacidade de se concentrar  Mentalmente  Necessária para produzir intelectualmente  Na observação  Contemplação  “Ouvir em silêncio” (Rudolf Steiner)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos43 5. Internet (cont.)  Impactos (cont.)  Vicia (produz dependência)  Por causa de smartphones e tablets, pode ser usada  em qualquer lugar  a qualquer momento  Ver K.S. Young e Cristiano Nabuco de Abreu (eds.) Dependência de Internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento, ARTMED 2011  Adolescentes: 4,6 a 4,7% de dependentes  População de internautas: 6 a 15%  Universitários: 13 a 18,4%  Vídeos: “Pass the salt” e do HTS Life:  

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos44 5. Internet (cont.)  Exige muito conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole  Que crianças e adolescentes não têm!!!  Na educação: “educação libertária”  Sem limites!  Falácia: “crianças devem aprender a ser críticas”  Aí não serão mais infantis!  Falácia: preparar-se para a vida futura

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos45 5. Internet (cont.)  Impactos (cont.)  O que uma criança ou adolescente vão fazer com um computador conectado à Internet?  Vão brincar e se divertir, obviamente!  O contrário seria anormal  Não vão usar para nada útil por conta própria  Adultos não estão se controlando, imaginem-se crianças e adolescentes

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos46 5. Internet (cont.)  Não há NENHUMA necessidade de uso de Internet (e do computador) por crianças e adolescentes  Em educação, há um tempo certo para cada coisa  Base da Pedagogia Waldorf (buscar)  Queima de etapas é altamente prejudicial  “Inclusão digital”: para adultos!

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos47 5. Internet (cont.)  É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes  Ver livro de Gregory Smith  Como proteger seus filhos na internet (Ed. N. Conceito) e minha resenha “Como proteger seus filhos da Internet”  Crianças e adolescentes são ingênuos  Revelam dados pessoais e da família  Marcam encontros com desconhecidos  Lêem e vêem coisas impróprias para a idade  Recomendação de G. Smith:  Instalação de software de controle de acesso e de monitoramento  Fazer um “contrato”, assiná-lo e cumpri-lo rigorosamente

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos48 5. Internet (cont.)  É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes (cont.)  Minha recomendação com crianças  Não deixar usar a Internet (é só não dar a senha do micro!)  Se deixar usar (desnecessáro), ficar SEMPRE ao lado!  Não dar celular com pacote de dados  Com adolescentes  Grande problema  Estão se relacionando pela Internet  “Juventude está perdida”  Recomendação: deixar algo ruim acontecer (ex: notas baixas) e aí acabar com os aparelhos

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos49 5. Internet (cont.)  O que fazer com crianças e adolescentes  Se a Internet apresenta  Altíssimo risco de provocar dependência  É perigosa para crianças e adolescentes  E esses dois argumentos são irrefutáveis  Então, A INTERNET NÃO DEVE SER USADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES!  Se for usada, no lar e na escola, um adulto deve ficar permanentemente ao lado  Difícil com adolescentes...

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos50 5. Internet (cont.)  Por que o computador e a Internet estão sendo usados por crianças e adolescentes no lar e nas escolas?  Mercenarismo (venda de software, equipamentos, matrículas)  Falta de conhecimento, por pais e educadores, do que vêm a ser  O computador e a Internet e seus impactos  Educação e desenvolvimento das crianças e jovens  O ser humano (se é “máquina”, deixemos as máquinas educá-lo)  Os prejuízos que o computador e a Internet causam e os seus perigos

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos51 5. Internet (cont.)  O que fazer, pelos adultos?  Usar apenas para o que é essencial e útil e não como divertimento  Usar apenas em casa ou no trabalho  No trabalho, apenas para o que diz respeito a ele  NÃO usar a qualquer hora e local, com celulares, smartphones, tablets  Se necessário muito uso, controlar o uso e compensar com atividades como as descritas em meu artigo  “O que a Internet está fazendo com nossas mentes?”  Fazer interrupções a cada hora  Pesquisas da Univ. of Utah em 2015: andar pelo menos 2 min a cada hora diminui o risco de morte prematura em cerca de 33%, comparado com os que ficam sentados  2 min a mais melhora ainda mais

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos52 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos53 6. Conclusões ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade induzida força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Resumo

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos54 6. Conclusões (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza, condiciona elimina, condiciona Querer (ações) abafa, desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza ativa, irreal, banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, mecaniza elimina abafa, condiciona Pensar Computador Jogo eletrônico TV Resumo

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos55 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente: 1. Excesso de peso e obesidade 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros, aumento da mortalidade 3. Problemas de atenção e hiperatividade 4. Agressividade e comportamento antisocial 5. Produção de depressão e medo 6. Intimidação (bullying)

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos56 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 7. Indução de atitude machista e comportamento antisocial 8. Dessensibilização dos sentimentos 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo 10. Prejuízo para a leitura 11. Diminuição do rendimento escola 12. Confusão de fantasia com realidade

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos57 6. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 13. Produção de isolamento social 14. Aceleração do desenvolvimento 15. Diminuição da criatividade 16. Aumento de chance de autismo 17. O problema do vício 18. Indução ao consumismo 19. Problemas causados pela Internet

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos58 6. Conclusões (cont.) O BENEFÍCIO DOS MEIOS ELETRÔNICOS ESTÁ SENDO SUPLANTADO INFINITAMENE PELOS MALEFÍCIOS Válido para todas as pessoas, especialmente crianças e adolescentes

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos59 6. Conclusões (cont.) Quem não reconhece os males dos meios eletrônicos e não procura evitá-los, especialmente com crianças e adolescentes  Não sabe o que deve ser um desenvolvimento e educação sadios, ou  não tem capacidade de observar os efeitos negativos, ou  não conhece a literatura científica  ou decidiu ignorá-la

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos60 6. Conclusões (cont.) “O problema não é o mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas que filhos vamos deixar para o mundo” Federico Mayor Zaragoza Ex-diretor geral da UNESCO, presidente da Fundación para una Cultura de Paz “Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, jogo eletrônico e computador”

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos61 1. Introdução 2. TV 3. Jogo eletrônico 4. Computador 5. Internet 6. Conclusões TÓPICOS

1/6/16 Valdemar W. Setzer Impacto dos meios eletrônicos62 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, NO LAR, NA ESCOLA E NO TRABALHO. O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer home