Os Maias - Crónica de Costumes A Crónica de Costumes em Os Maias A crónica de costumes é constituída por vários episódios, que colocam Carlos da Maia no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eça de Queirós ...O Realismo é uma reacção contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do carácter. É a crítica.
Advertisements

BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os Maias, de Eça de Queirós
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Desenho teórico da pesquisa
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Sociedade dos indivíduos
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra.
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
O Romantismo no Brasil.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Esta foi a frase lendária de certo Luís na França de 1715, que se busca reviver noutro certo Luís no Brasil de Luís XIV, o Grande Monarca da França.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
TESTES DIAGNÓSTICOS 1 Epidemiologia Analítica. CASO CLÍNICO (1) Passo 1: Queixa principal e HPP Homem de 61 anos, comerciário, atendido na UPA QP: tosse.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Psicologia aplicada ao trabalho
Prológo ( vv. 01 – 150) Párodo ( vv ) Primeiro episódio (vv. 216 – 461) Primeiro estásimo (vv. 462 – 511) Segundo episódio (vv. 512 – 862) Segundo.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
CONSELHO PERMANENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
Temas dos «Episódios da vida romântica»
Transcrição da apresentação:

Os Maias - Crónica de Costumes A Crónica de Costumes em Os Maias A crónica de costumes é constituída por vários episódios, que colocam Carlos da Maia no centro da sociedade lisboeta e ao longo dos quais o narrador faz o retrato da alta sociedade portuguesa do segundo quartel do século XIX:. Jantar do Hotel Central; (Cap. VI). Corridas no hipódromo; (Cap.X). Jantar dos Gouvarinhos; (Cap.XII). Jornais “A Corneta do Diabo” e “A Tarde”;(XV). Sarau no Teatro da Trindade; (XVI) Episódio final: o passeio de Carlos e Ega. (XVIII)

EPISÓDIO II- As corridas no hipódromo. Os Maias - Crónica de Costumes

Episódio II – As corridas no hipódromo. Os Maias - Crónica de Costumes 1- Objectivos Novo contacto de Carlos com a alta sociedade lisboeta, incluindo o próprio rei; Visão panorâmica dessa sociedade (masculina e feminina) sob o olhar crítico de Carlos; Tentativa frustrada de igualar Lisboa às capitais europeias, sobretudo Paris; Cosmopolitismo (postiço) da sociedade; Possibilidade de Carlos encontrar aquela figura feminina que viu à entrada do Hotel Central

Episódio II – As corridas no hipódromo. Os Maias - Crónica de Costumes 2- As Corridas: 1ªCorrida : a do 1º Prémio dos “Produtos”; 2ª Corrida: a do grande Prémio Nacional; 3ª Corrida: a do Prémio de El-Rei; 4ª Corrida: a do Prémio de Consolação; 3- Visão Caricatural :  O hipódromo parecia um palanque de arraial;  As pessoas não sabiam ocupar os seus lugares;  As senhoras traziam “vestidos sérios de missa”;  O bufete tinha um aspecto repugnante;  A 1ª corrida terminou numa cena de pancadaria;  As 3ª e 4ª corridas terminaram grotescamente.

Episódio II – As corridas no hipódromo. Os Maias - Crónica de Costumes Conclusão. O episódio das "Corridas no Hipódromo", em Os Maias, de Eça de Queirós, é uma verdadeira sátira ao desejo de imitar o que se faz no estrangeiro, por um esforço de cosmopolitismo, e ao provincianismo do acontecimento. As corridas permitem, igualmente, apreciar de forma irónica e caricatural uma sociedade burguesa que vive de aparências. Não faziam parte das tradições portuguesas como, por exemplo, as touradas, mas surgiram por imitação do que sucedia noutros países. Eça de Queirós constrói este episódio para satirizar a mentalidade e o comportamento da alta burguesia lisboeta, no seio da qual se denota um verdadeiro contraste entre o ser e o parecer. Toda a situação parece ridícula, pois o que se pretendia requintado não o era: falta entusiasmo pelo acontecimento, as pessoas apenas comparecem por ser mais um local social; falta gosto à assistência feminina, que "nada fazia de útil", e os homens surgem "numa pasmaceira tristonha", sem motivações visíveis. O objectivo das corridas é totalmente fracassado; A sorte de Carlos, ganhando todas as apostas, é indício de futura desgraça.

EPISÓDIO III- O JANTAR DOS GOUVARINHOS Os Maias - Crónica de Costumes

Episódio III- O jantar dos Gouvarinhos 1- Objectivos:  Reunir a alta burguesia e a aristocracia lisboeta;  Reunir a camada dirigente do país;  Radiografar a ignorância das classes dirigentes; 2- Grandes temas de conversa : A educação das mulheres - Ega afirma que ‘’A mulher só devia ter duas prendas: cozinhar bem e amar bem.’’ (desprezando as capacidades das mulheres);. O atraso intelectual e a falta de cultura dos indivíduos que são detentores de cargos que os inserem na esfera social do poder, e consequentemente do país;. O deslumbramento pelo estrangeiro.

Alvos visados:  Homem voltado para o passado;  tem lapsos de memória;  comenta desfavoravelmente as mulheres;  revela uma visível falta de cultura;  não conclui nenhum assunto; não compreende a ironia sarcástica de Ega;  vai ser ministro.  Acompanha as conversas sem intervir;  Desconhece o sociólogo Proudhon;  Defende a imitação do estrangeiro;  Não entra nas discussões;  Acata todas as opiniões alheias, mesmo absurdas;  Defende a literatura de folhetins, de cordel;  É deputado; Conde de Gouvarinho Sousa Neto Episódio III- O jantar dos Gouvarinhos

Episódio III : O jantar dos Gouvarinhos ( cap. XII) Conclusão Os Maias - Crónica de Costumes  Neste episódio, ressalta um ambiente marcado pela futilidade e pela ociosidade da alta burguesia e aristocracia lisboeta;  O narrador apresenta uma visão crítica relativamente à mediocridade, à ignorância e à superficialidade da elite social lisboeta, em geral, e à incapacidade da classe política dirigente, em particular; observando-se também a degradação dos valores sociais;  Trata-se de uma reunião semelhante ao jantar no Hotel Central, onde persiste o aparato exterior a contrastar com a ignorância das classes dirigentes do País.