Interação entre Universidades e Empresas: o ponto de vista das empresas de Minas Gerais que investem em P&D PINTEC 2003 MG Survey
PINTEC 2003
Dados Gerais empresas com 10 empregados ou mais foram entrevistadas empresas implementaram inovações no período empresas informaram gastos com atividades internas de P&D, totalizando R$ 5,01bilhões 312 empresas atribuem importância alta ou média às relações de cooperação com Universidades e Institutos de Pesquisa empresas declararam utilizar como fonte de informação Universidades e Institutos de Pesquisa localizados no Brasil e 58 declararam utilizar Universidades e Institutos de Pesquisa Localizados no Exterior
Empresas Inovadoras por Estado
Importância atribuída às Universidades pelas Empresas com e sem P&D no Brasil
Importância atribuída às Universidades pelas empresas com P&D contínuo e ocasional no Brasil
Importância atribuída às Universidades como Fonte de Informação pelas Empresas no Brasil
Percentual de Firmas que fazem P&D Interno por Setor: Média e Desvio-Padrão
Percentual de Firmas que fazem P&D Externo por Setor: Média e Desvio-Padrão
Percentual de Firmas que fazem P&D Interno e Externo por Setor: Média e Desvio-Padrão
Percentual de Firmas que não fazem P&D por Setor: Média e Desvio- Padrão
Porcentagem de Firmas que Não fazem P&D por setor, Porcentagem de firmas que atribuem importância alta e média às Universidades por setor e Tendência dessa importância
Porcentagem de Firmas que fazem P&D Interno e Externo por Setor, porcentagem de firmas que fazem P&D Interno e Externo e atribuem Importância alta e média às universidades por setor e Tendência dessa importância
Cooperação das Empresas com Universidades e Institutos de Pesquisa Dentro e Fora do Estado
MG Survey
Fontes de Informação Utilizadas pelas Empresas para Sugerir Novos Projetos
Fontes de Informação utilizadas pelas empresas para concluir projetos
Universidades como fonte de informação para sugerir ou concluir projetos
Importância de recursos e produtos de universidades e institutos de pesquisa para atividades de P&D das empresas
Importância dos Resultados de Pesquisas
Importância dos Protótipos
Importância de Novas Técnicas e Instrumentos
Importância de Laboratórios e Metrologia
Importância da pesquisa pública para as empresas por área acadêmica
Universidades e Institutos de Pesquisa como Fonte de Informação para as atividades de P&D das Firmas
Principais Obstáculos Apontados pelas Empresas para a Interação com Universidades
Resultados para a indústria dos Estados Unidos (Cohen et all, 2002): Carnegie Mellon Survey