Interação entre Universidades e Empresas: o ponto de vista das empresas de Minas Gerais que investem em P&D PINTEC 2003 MG Survey.

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Interação entre Universidades e Empresas: o ponto de vista das empresas de Minas Gerais que investem em P&D PINTEC 2003 MG Survey

PINTEC 2003

Dados Gerais empresas com 10 empregados ou mais foram entrevistadas empresas implementaram inovações no período empresas informaram gastos com atividades internas de P&D, totalizando R$ 5,01bilhões 312 empresas atribuem importância alta ou média às relações de cooperação com Universidades e Institutos de Pesquisa empresas declararam utilizar como fonte de informação Universidades e Institutos de Pesquisa localizados no Brasil e 58 declararam utilizar Universidades e Institutos de Pesquisa Localizados no Exterior

Empresas Inovadoras por Estado

Importância atribuída às Universidades pelas Empresas com e sem P&D no Brasil

Importância atribuída às Universidades pelas empresas com P&D contínuo e ocasional no Brasil

Importância atribuída às Universidades como Fonte de Informação pelas Empresas no Brasil

Percentual de Firmas que fazem P&D Interno por Setor: Média e Desvio-Padrão

Percentual de Firmas que fazem P&D Externo por Setor: Média e Desvio-Padrão

Percentual de Firmas que fazem P&D Interno e Externo por Setor: Média e Desvio-Padrão

Percentual de Firmas que não fazem P&D por Setor: Média e Desvio- Padrão

Porcentagem de Firmas que Não fazem P&D por setor, Porcentagem de firmas que atribuem importância alta e média às Universidades por setor e Tendência dessa importância

Porcentagem de Firmas que fazem P&D Interno e Externo por Setor, porcentagem de firmas que fazem P&D Interno e Externo e atribuem Importância alta e média às universidades por setor e Tendência dessa importância

Cooperação das Empresas com Universidades e Institutos de Pesquisa Dentro e Fora do Estado

MG Survey

Fontes de Informação Utilizadas pelas Empresas para Sugerir Novos Projetos

Fontes de Informação utilizadas pelas empresas para concluir projetos

Universidades como fonte de informação para sugerir ou concluir projetos

Importância de recursos e produtos de universidades e institutos de pesquisa para atividades de P&D das empresas

Importância dos Resultados de Pesquisas

Importância dos Protótipos

Importância de Novas Técnicas e Instrumentos

Importância de Laboratórios e Metrologia

Importância da pesquisa pública para as empresas por área acadêmica

Universidades e Institutos de Pesquisa como Fonte de Informação para as atividades de P&D das Firmas

Principais Obstáculos Apontados pelas Empresas para a Interação com Universidades

Resultados para a indústria dos Estados Unidos (Cohen et all, 2002): Carnegie Mellon Survey