POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde e Segurança no Trabalho
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
II Conferência Estadual de Saúde Mental
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Rede de Atenção Oncológica
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
I Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe AFRODESCENDENTES: Direitos e Combate à Discriminação Racial Montevidéu.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
10ª Reunião Plenária da CNPD
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
PNSIPN Grupo 1 Adriele Ueta Helena Oliveira Fernanda Kowalski Jean-Paul Dubois Giovani Luiz.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR

BREVE HISTÓRICO Nov Aprovação no Conselho Nacional de Saúde Maio 2009 – Publicação da Política em Diário Oficial (Portaria 992-MS) Jul Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº , de 20 de julho de 2010) MARCAS DA POLÍTICA: - Reconhecimento da existência do racismo institucional e promoção de mudanças na cultura organizacional, institucional, com vistas à adoção de práticas anti-racistas e não-discriminatórias. - Reconhecimento da desigualdade étnico-racial na saúde da população negra, requerendo ações de promoção da equidade.

DIRETRIZES GERAIS DA POLÍTICA I - Inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde; II - Ampliação e fortalecimento da participação do Movimento Social Negro nas instâncias de controle social das políticas de saúde, em consonância com os princípios da gestão participativa do SUS, adotados no Pacto pela Saúde; III - Incentivo à produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra;

DIRETRIZES GERAIS DA POLÍTICA IV - Promoção do reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aqueles preservados pelas religiões de matrizes africanas; V - Implementação do processo de monitoramento e avaliação das ações pertinentes ao combate ao racismo e à redução das desigualdades étnico-raciais no campo da saúde nas distintas esferas de governo; VI - Desenvolvimento de processos de informação, comunicação e educação, que desconstruam estigmas e preconceitos, fortaleçam uma identidade negra positiva e contribuam para a redução das vulnerabilidades.

PRINCIPAIS QUESTÕES HOJE Locus da política: criação de uma instância? Em que setor do MS? Manutenção na SEGEP? Secretaria Executiva? Foco da política: mudança nas práticas / gestão do trabalho e educação em saúde (SEGTS) Articulação para dentro do Ministério Articulação com os estados e municípios – aproximações com gestoras/es de PIR e gestoras/es da saúde

OPORTUNIDADES Área foco: Atenção à Saúde (GT de Saúde e DH, Humanização + Saúde da Mulher), Parceiros chaves dentro do MS: Atenção Básica, Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde, Gestão Estratégica e Participativa Onde incidir: - Rede Cegonha – atenção e vinculação no pré-natal, parto e pós parto/redução das mortes maternas - Campanha pela Redução da Incidência de CA de colo de útero e mama - GT Direitos Humanos e Saúde - Política de Humanização - GT Comunicação em Saúde

OPORTUNIDADES Área foco: Vigilância em Saúde (áreas Análise de Situação em Saúde e Controle da Violência) Parceiros chaves dentro do MS - Atenção à Saúde (áreas saúde da mulher, saúde do homem), Gestão Estratégica e Participativa Onde incidir: Atlas Saúde Brasil (análise de situação de saúde/Quesito Cor) Vigilância e prevenção de mortes e morbidade severa por causas externas – foco na sobremortalidade de homens jovens negros (anos potenciais de vida perdidos) Vigilância do óbito materno

AÇÕES EM ANDAMENTO Retomada do Comitê Técnico de Saúde da População Negra no MS Diálogo Permanente da Ministra da SEPPIR com o Ministro do MS Incidência no processo PPA Pesquisa no CONASEMS Incidência na Conferência Mundial de Determinantes Sociais em Saúde Incidência na XIV Conferência Nacional de Saúde Caso Alyne Pimentel 27 de Outubro – Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra: –Adesão do MS à Campanha Igualdade Racial é pra Valer –Participação em atividades e articulações por todo o país.