Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Apresentação do Projeto
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - IPDI
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Plano de Negócio Elber Sales.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Rio de Janeiro – outubro/2005
PI como ferramenta de competitividade para a empresa brasileira
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Talentos para Inovação
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Título da Apresentação 28 de Junho de A FINEP, criada em 1967, é a Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI. A FINEP Promover o desenvolvimento.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Sumário Projeto ptrs.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Ciência, tecnologia e sociedade
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Plano Inova Empresa Inova Empresa Resultados Atualizados - 20/08/2013 Finep 30 dias: lançamento no Congresso de Inovação – CNI
Missão Governamental à República Tcheca
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR

Maringá – UEM População: habitantes População: entre alunos, docentes e agentes universitários Dados de maio/ anos 46 anos

Dados de maio/2016.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Propriedade Intelectual Patentes concedidas: 7 1 em domínio público Pedidos em análise no INPI: de invenção 10 modelo de utilidade TOTAL : 102 Softwares 11 registro concedido 1 em análise no INPI Marcas 7 registradas Maio/2015

Patentes Depositadas Maio/2015

COMCAP Objetivos: Racionalização da aquisição/utilização de equipamentos grande porte; Incentivo e promoção do desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares.

Laboratórios organizados em Centrais temáticas:  Central de Análises Avançadas de Materiais – CAM  Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional – CBM  Central de Produtos Naturais – CPN  Central de Documentação – CDO  Central de Microscopia – CMI  Central de Agropecuária e Agronegócio – CAA  Central de Estudos sobre Mudanças Globais – CMG  Central de Tecnologia em Saúde – CTS Valor Financiado R$ ,76 Apoio: MCTI, FINEP, SETI

Sequenciador de DNA Difratômetro de Raios-X FTIR com Microscópio de Infravermelho Espectrômetro Raman Confocal a Laser

Agência de Inovação Tecnológica e Difusão de Conhecimento da UEM INOVUEM

Gestão da Política de Inovação da UEM: proteção de criações, licenciamento, inovação, transferência de tecnologia e conhecimento Integração de ações originadas de parcerias, convênios e contratos com instituições públicas e privadas Relações com empreendimentos de parques tecnológicos, incubadoras e empresas juniores Articulação da UEM com empresas, órgãos do governo e demais organizações da sociedade

Incubadora Tecnológica de Maringá Desde a fundação: 60 empresas já foram incubadas; Atualmente: 23 empresas incubadas (100% de ocupação); Após reforma: 22 novos espaços para incubação; Casos de sucesso:

MAQUETE INTERNA

Centro de Inovação de Maringá - CIM

QUEM SOMOS Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada por entidades da sociedade de Maringá e Região Metropolitana

Armazém Digital

Laboratório Aberto Metalmecânica Maringá

LABORATÓRIO ABERTO SENAI – METALMECÂNICO Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica – Maringá - PR

imagem

Parque Tecnológico de Maringá Tecnoparque

Parque Tecnológico e Setor Industrial de Maringá

Oportunidades para o Tecnoparque Agronegócio TI (Software e Hardware) Química Biotecnologia Aeroespacial Ciências Farmacêuticas

“A inovação advém do momento em que pessoas talentosas e motivadas decidem levar à frente suas ideias e sonhos.” (W Arthur Porter) OBRIGADO !!