Valéria Lima Capitães de Areia - Jorge Amado -.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
Advertisements

Capitães da Areia LITERATURA Autor: Jorge Amado Publicação: 1937
Jorge Amado Apresentação I
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
Jorge Amado Itabuna / Salvador 2001.
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO
Capitães da Areia Jorge Amado
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
JORGE AMADO Salvador.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Capitães da Areia Jorge Amado.  A linguagem coloquial.  A mudança de dicção entre narrador e personagem.  O tom lírico.  O contraste entre a miséria.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
O Romantismo no Brasil.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
Click here to download this powerpoint template : Green Serpentine Background Free Powerpoint TemplateGreen Serpentine Background Free Powerpoint Template.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
Pentateuco I Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Revisão – Parnasianismo e A Hora da Estrela Questões.
ÉTICA E MORAL
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Reunião com Orientadores Pedagógicos
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ARTE GÓTICA.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
ESAÚ E JACÓ MACHADO DE ASSIS.  PENÚLTIMO ROMANCE DE MACHADO DE ASSIS  NARRADOR DA HISTÓRIA: ESTRATÉGIA LITERÁRIA – MANUSCRITO DO CONSELHEIRO AIRES 
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
 A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
Conceito e representação gráfica
Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.

Elaboração de Projeto de Pesquisa
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
O que é uma BIBLIOTECA?. Como descobrir um livro na Biblioteca Escolar?
O visconde partido ao meio Apresentação das personagens Afastamento de casa e/ ou perda de um parente Encontro com os ajudantes DesafiosRecompensa 1. Estrutura.
Comunhã o e Liderança. “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mc. 8,29) Uma pessoa que se define tem força para interrogar, para arrastar, para mobilizar pessoas...
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

Valéria Lima Capitães de Areia - Jorge Amado -

Valéria Lima Pertence à 1ª Fase de Jorge Amado 1937 Cenário: urbano Temas: diferenças de classes sociais; má distribuição de renda; efeitos de marginalidade .

Valéria Lima Narrativa : realista. Romance: supervaloriza a humanidade das crianças ironiza a ganância e o egoísmo das classes dominantes.

Valéria Lima De um lado: a marginalização definitiva (Sem Pernas e Volta Seca) De outro: a tomada de consciência dos mais lúcidos ( Pedro Bala)

Valéria Lima Romance sem enredo. O autor rompe com o romance convencional dando espaço para a modernidade. A obra é composta por meio de quadros independentes, registrando as andanças dos personagens pela cidade de Salvador.

Valéria Lima Divisão da Narrativa: Prólogo: ''Cartas à Redação'' 1ª parte: ''Sob a lua, num velho trapiche abandonado'' – 11 capítulos. Apresentação do romance e a biografia dos personagens principais.

Valéria Lima 3. 2ª parte: ''Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos'' – 8 capítulos A descoberta do amor por parte de Pedro Bala. 4. 3ª parte: ''Canção da Bahia, canção da liberdade'' – 8 capítulos Mostra o destino dos personagens.

Valéria Lima Início da obra. O Trapiche Abandonado construção abandonada; infestada de ratos; frequentada por malandros e mendigos.

Valéria Lima Personagens. Pedro Bala – chefe do bando. (morte do pai à bala, desconhecimento da mãe) Chega a liderança do grupo Capitães de Areia, após derrotar o mulato Raimundo numa luta. Negro João Grande – forte e de bom coração. João José – alcunha de Professor ( vive lendo). Gato – futuro malandro.

Valéria Lima 5. Pirulito – vocação religiosa. 6. Sem-Pernas – aleijado e revoltado. 7. Querido-de-Deus – lutava capoeira. 8. Boa-Vida- gostava de cantar sambas e 'vagabundar' pelas ruas. 9. João de Adão – antigo grevista 10. Volta-Seca – Mulato sertanejo, caatinga. 11. Dalva – mulher de 35 anos, amante de Gato.

Valéria Lima 12. Dora – única presença feminina no grupo. 13. padre José Pedro – desvia dinheiro das beatas/ sonho: resgatar os meninos da miséria. Contrastes. A precocidade de João Grande, Pedro Bala e Gato de roubarem um pacote de cartas comprometedoras a mando de Querido-de-Deus.

Valéria Lima 'As luzes do Carrossel' – as duas personagens mais rancorosas do grupo (Sem Pernas e Volta-Seca) Padre José Pedro. 'Docas' – Pedro Bala descobre a vida heroica do pai, estivador do porto e morto pelo Exército numa greve. 'Deus sorri como um negrinho' – ilustração da fé de Pirulito, o devaneio da personagem. 'Família' – o rouba à casa de uma família rica, usando de isca a figura do Sem-Pernas.

Valéria Lima Uma história de Amor. Dora perde os pais com a doença da bexiga. Se integra ao grupo, protegida por: João Grande, Professor e, depois, Pedro Bala. Com sua presença feminina, cumpre o papel de mãe para os meninos. Com o tempo, troca o vestido pela calça, e passa a roubar e brigar junto à eles. E acaba apaixonando-se por Pedro Bala.

Valéria Lima 'Reformatório'/'Orfanato' Terríveis condições dessas instituições. Pedro Bala e Dora sacrificam-se pelo grupo para que posam fugir. Dora adoece Pedro Bala e Dora fogem. Se rendem ao amor. 'Dora, esposa.'

Valéria Lima A função de Dora – o amadurecimento de Pedro Bala que passa a descobrir o amor. Começa a participar de movimentos grevistas. Destino de cada personagem. Professor – vai estudar pintura no Rio. Pirulito – se torna frade capuchinho. Boa Vida – escolhe a vida de malandros das ruas. Gato – parte para Ilhéus e se torna vigarista. Volta-Seca – junta-se à Lampião

Valéria Lima Sem-Pernas – morre em luta com a polícia. João Grande – torna-se marinheiro e embarca em um navio. Pedro Bala – toma consciência das injustiças sociais, luta ao lado dos grevistas, transforma-se num 'militante proletário'.

Valéria Lima Gênero da Obra Classificação: romance. Relata uma estória em uma narrativa de acontecimentos dispostos em sequência no tempo. Relação entre personagem e o social? Antagônicas. Inconformados com as leis sociais, os heróis desafiam-nas e saem à procura de valores que possam lhes satisfazer as ânsias.

Valéria Lima Personagens. Uma principal(Pedro Bala) e outras secundárias. Características das personagens. João Grande assemelha-se à Pedro Bala, valente e generoso, mas não tem espírito de liderança. João José – professor, imaginação mais ativa, intelectual. Pirulito – magro, muito alto, uma cara seca, meio amarelada, os olhos encovados e fundos, a boca rasgada e pouco risonha, religioso.

Valéria Lima Sem-Pernas – alimenta o desejo de vingança por não conseguir realizar seus sonhos, defeito físico cria revolta. Gato – o elegante do grupo, alvo e rosado, ágil e aventureiro, termina como malandro. Boa Vida – mulato, troncudo, feio e acomodado, também termina como malandro. Volta-Seca – caboclo forte(mistura de índio com branco), tem ânsia de vingança(uma infância sem amor), desejo de vingança, adesão ao cangaço.

Valéria Lima Padre José Pedro – autêntico sentimento cristão, representa uma religião mais primitiva, longe dos cultos e das devoções beatas. Interpretação aos nomes. Extraídos de uma qualidade ou defeito físico. Indicam o modo de ser de cada personagem. Uma espécie de aceitação ao grupo.

Valéria Lima Espaço Na cidade da Bahia, onde moram as crianças, mais específico, o trapiche. Pano de fundo: cenário urbano. Tempo Extenso, mas impreciso. Cronológico: da infância até a maturidade (adolescência é o mais intenso).

Valéria Lima Foco Narrativo Terceira pessoa, onisciente, narra os fatos e fora, ao mesmo tempo, de dentro, quando penetra na interioridade das diferentes personagens. Elementos Temáticos Romances urbanos, Bahia, heróis extraídos de classes menos favorecidas, meninos abandonados Classes sociais antagônicas. Marginalização, Igreja, Ordem...

Valéria Lima Elementos Linguísticos Estilo: regionalista. Linguagem mais espontânea, coloquial, popular, contrapondo à linguagem rara, escolhida, herdeira dos parnasianos.