AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Escola Básica Integrada /JI Vasco da Gama - Lisboa
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Trabalho Realizado por:
Fóruns de debates 2011 Processo e resultados do grupo de discussão
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Sugestões de ações para implantações
Agrupamento de Escolas de Alijó
ECO-CONSELHOS 1ª Reunião
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
No ano lectivo de 2007/2008 a Agência Cascais Energia desenvolveu acções esporádicas de sensibilização em várias escolas do Concelho, estabeleceu parcerias.
Projeto “Intelligencia”
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
A Terra: o Planeta Azul.
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
O problema do lixo termina
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Como ajudar o ambiente a partir das nossas casas
Casa de sonho Margarida Matos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Urbanismo e Mobilidade
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
1.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Dia do Design Sustentável
Escola Estadual Maria José
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Abril 2015 Reunião Geral de Professores 3.º Período.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
EB1/JI de Lameiras 7 de novembro de 2013
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Escola Básica Padre José Rota Trabalho no âmbito do projecto IBM Trabalho realizado por: Cláudia Palhinhas nº6 Jéssica Antunes nº14.
 “Água com energia Bom Jesus”  “Pegada Hídrica”  “Instalação de um recife em croché, “Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço– “STOL”  “Conectando.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Escola Básica Integrada Gualdim Pais Programa Eco-escolas
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
PROGRAMA ECO-ESCOLAS Agrupamento Damião de Goes.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
PROJETO ECO-ESCOLAS ESCOLA BÁSICA DE LEÇA DO BALIO.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
Barcos Reciclados.
Monitorização do equipamento relacionado com a água
Transcrição da apresentação:

AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir uma medida/atitude, que melhore ambientalmente o espaço escolar Escrever essa medida na Eco-Borboleta da turma O delegado de turma afixa, num dos intervalos da manhã, a Eco-Borboleta da turma no painel “ Dia Internacional Eco-Escolas”, junto ao bar dos alunos

Recebemos 28 Eco-Borboletas -Colocar lâmpadas economizadoras em toda a escola. - Quando se substituem, é possível fazer esta opção? - Colocar mais recipientes do lixo no exterior. (mais apelativos, mais bonitos; vários mini-ecopontos) – Várias borboletas -É possível adquirir alguns? - Limitar o tempo dos banhos. - É possível colocar temporizadores nas torneiras dos chuveiros? - Papel reciclado na reprografia. - É possível ter algum? - Aproveitar melhor a luz solar nas salas de aula - Que se pode fazer? - Colocar papelões nas sala de aula - É possível adquiri pelo menos 6 de longa duração?

- Colocar o lixo nos recipientes - Colocar frases pela escola para sensibilizar os alunos - Uma manhã sem aulas, só para o Eco-Escolas - Colocar o pó de café usado no jardim - Reabilitar os espaços verdes e horta pedagógica, “criação de um clube de jardinagem/terapia de combate à indisciplina” - Quem for apanhado a colocar lixo no chão deve apanhar o lixo de toda a escola - Nos intervalos apanhar sempre o lixo do chão - Mais folhas recicladas para usar nas requisições da biblioteca -Sugestões Eco-Código: “Lixo no recipiente, é bom para toda a gente” (5º E) “Mundo poluído, caso perdido” (6ºB) - Investir em tomadas (Interruptores???) temporizadas

RESULTADOS DA AUDITORIA AMBIENTAL 2012/ / /2011 RESÍDUOS54%64,8 %59,3% ÁGUA 61% 60, 5%71,1% ENERGIA63%70,7%56,1% TRANSPORTES40%46,5%51,2% RUÍDO36%45,5% ESPAÇOS EXTERIORES 60%66,7%68,8% BIODIVERSIDADE40%50,0%18,2% POLÍTICA AMBIENTAL 80%60,0%54,5% TOTAL54%58,1%53,1%

CANDIDATURA 2012/ ENERGIA - ÁGUA Obrigatórios - RESÍDUOS -FLORESTA - Tema do ano -RUÍDO continuação do ano anterior -BIODIVERSIDADE Temas: Proposto na inscrição

Outros que entretanto surgiram: - Mar -Agricultura Biológica?/Espaços exteriores Temas do ano - Consumismo - Geodiversidade - Turismo da natureza Outros

ATIVIDADES - ÁGUA - Monitorização equipamento (Sr. Joaquim / PIEF e prof. Elsa Duarte) - Monitorização do consumo (PIEF e prof. Elsa Duarte) - Controlo banhos (?) Para o próximo ano renovar as etiquetas de sensibilização para redução do consumo

Ano Internacional para a Cooperação pela Água Atividades: 16ª Edição do Concurso Águas Livres (para o Ensino Básico) e a 6ª Edição do Concurso Águas Livres (para o Ensino Secundário) ??? “Professor H 2 O”, solicitamos à vossa escola que designe quem será esse interlocutor – Geografia ??? 2º ou 3º ciclo?

ATIVIDADES - ENERGIA - Dia da Energia – 29 Maio - Exposição temática”Energia sem fim” (Ana Carecho e Conceição António) - Expor o forno solar - Expor carrinhos solares ???? - Vídeo/documentário no plasma (Energias em Portugal) -Divulgação de material informativo: Painéis Eco- Escolas - Monitorização do consumo (PIEF e prof. Elsa Duarte) -Equipa da Energia ( não há proposta para este ano mas está a ser feito) - prof. Elsa Duarte -Formação pessoal não docente (AREAC?)

ATIVIDADES - RESÍDUOS - Colocação de papelões duráveis em salas de aulas - Manter em bom estado: 1 pilhão por bloco 1 tinteirão (Bloco A, outro biblioteca) - Compostagem (resíduos de jardim, refeitório e bar) ???? - Geração depositrão 5ª edição: - Dinamização do depositrão - REEE Upcycling (Reutilização criativa de partes de REEE para construção de novos objetos (Sérgio Pais,…) - Spot “REEE no Depositrão” – Turmas do secundário -Feira de trocas (Dia Eco-Escolas) -Produção de peças/materiais para exposições e atividades optando pela reutilização (AO / ET / EVT) - Atividades curriculares diversificadas (8ºs anos) - Trabalhos a expor e monitorização de caixotes de lixo e ecopontos – divulgação de resultados

ATIVIDADES - FLORESTA - Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta Autóctone, iniciativa "FLORESTAR NA ESCOLA", (23 novembro) – plantação simbólica no recinto escolar.

ATIVIDADES - BIODIVERSIDADE -Placas identificativas espécies arbóreas e arbustivas (prof. Sérgio Pais) – É possível comprar o acrílico necessário? ATIVIDADES - RUÍDO - Medição e afixação de resultados (continuação) CEF (Ana Carecho)

Outras atividades: - Comemoração Dia Mundial da Terra – videos no plasma - Reformular Eco-código ??? - Concorrer ao Eco-poster - Atualização do Blog Atividades de parceria com a Biblioteca Escolar: - Divulgação do calendário Ecológico (painel Eco-Escolas) - Comemoração do Dia Nacional do Mar - Concurso DECOJovem - Outras a realizar

Como tornar efetivamente a escola mais sustentável? Associação de estudantes? Delegado de turma? …

FIM