Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo legislativo Guilherme Brügger D’Amato Centro de Informática – Câmara dos Deputados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

Processo Legislativo Aula 5 – Instrumentos: Portal da ALESP ILP - Instituto do Legislativo Paulista Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Edna.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
O Software Livre na Educação:
Programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados
Pense bem, pense grande. Pense BIG.
Tecnologias da informação e comunicação
Governante On-line: os benefícios da utilização do GRP
Fabiano André Vergani
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
HTPC com Monitores de Informática
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Encontro Legislativo INTERLEGIS Toledo - PR
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Governo do.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos Introdutórios.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Conceitos Introdutórios.
Rio de Janeiro 25 FEV Fonte: Cadastro FGTS 12/2013 (*) Todas carteiras, inclusive mercado R$ 64,1 bilhões Patrimônio Líquido R$ 18,9 bilhões Arrecadação.
Ferramentas de comunicação
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE.
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Evento realizado em São Paulo/SP; Período de 04 a 07/11/2013.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
A Tecnologia da Informação ti_01-intro.ppt: fonte prof: PauloPereira_conceitosDeTI
O Rh da Fiocruz na Web. Antes... A internet hoje:
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
ApoioRealização SOUL Service Oriented Usage-based Licensing.
MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA
ALUNOS IGOR CAMILO ANDSON SILVA LEVI PEDRO LUCAS VIEIRA.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
P ORTAL DA ALESP E O P ROCESSO L EGISLATIVO ALESP/DIDO/DDO Divisão de Desenvolvimento Organizacional Frederico Bortolato – Equipe Técnica do Portal.
1° Encontro.
Ministério das Comunicações. Audiência Pública, 19/09/2015 Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
COMPUTADOR DE PRIMEIRA GERAÇÃO – VÁLVULA
Trabalho de tic.
Tecnologia e a Terceira Idade.
USO DAS TECNOLOGIAS E. E. Austrílio Capilé Castro.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Joaninha Rodrigo Abrantes Darwinismo digital É a evolução do comportamento quando a sociedade e a tecnologia se desenvolvem mais depressa do.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
1 KICK OFF DIVISÃO APLICATIVOS R&D Janeiro, 2016.
Componentes do Jornalismo Online
1 Título da Apresentação 1 Junho 2002 Objetivos da Rede Compartilhada e o SPB II Luiz Fernando Figueiredo 1 Abracheque – Novembro de 2002.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan.
1- Como a tecnologia ajuda a descentralizar as ações A crescente popularização de PCs e impressoras, com ingresso nas classes C e D, influenciou na alta.
Transcrição da apresentação:

Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo legislativo Guilherme Brügger D’Amato Centro de Informática – Câmara dos Deputados

Centro de Informática da Câmara dos Deputados – criado em 1997 Final dos anos 1990: surge o Sileg – Sistema de Informações Legislativas Primeiros computadores e rede de dados Demais sistemas Folha de pagamento, patrimônio, financeiro, Bancos de dados de deputados e legislação Processo administrativo eletrônico – 2014 Aplicativos para dispositivos móveis Câmara Notícias Infoleg

Portal Internet: Transparência ao processo legislativo Ficha de tramitação Disponibilização dos discursos Resultados de votação Dados Abertos

Internet das coisas Nuvem Dispositivos móveis Redes Sociais Mensagens Big Data

Quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pessoas

“Todos neste país deveriam aprender como programar um computador, porque isso ensina como pensar.” - Steve Jobs

Caso Câmara dos Deputados: Parceria SGM e Centro de Informática Mais de proposições em tramitação Mais de proposições prontas para pauta Proposta: Descentralização de recursos de TI para evolução do Sistema de Informações Legislativas