Revisão II - MAK0142. 1- Expressionismos Sentido mais alargado de “expressionismo” – além dos grupos vanguardistas alemães de Dresden e Munique, e do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos artísticos
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
The Persistence of Memory
Carlos Carrà ( ).
Piet Mondrian.
.: Concretismo MODERNISMO
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
História da Cultura e das Artes
Modernismo Brasileiro
AUTORRETRATO um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato.
Movimentos modernos.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Os estilos artísticos do início do século XX
Centro Cultural de Bélem- Lisboa
1.
CUBISMO Profª Patricia.
Dá Dá O sentido do absurdo. 1916: Cabaré Voltaire – Zurique Grupo de artistas internacionais que tentava rebelar-se contra os valores artísticos e culturais.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Apodi Disciplina: Arte Professor: Nilton Xavier Obra de Vik Muniz para.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
CUBISMO.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
OP ART. A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do.
ESPAÇO E FORMA.
Surrealismo.
Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132.
Ambiente do Retorno à Ordem, Classicismo, Realismo Aula VI – MAK 0142.
O discurso dissertativo de caráter científico
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Matisse – A Dança FOVISMO. Retrato de Madame Matisse Nu Azul.
Projeto: Vanguardas Europeias
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Modelagem educativa: o ensino da física utilizando o LibreOffice Calc Argemiro M. Bastos Tales B. Marcello.
Criado por Ana Magalhães Abstração 1907: tese de doutorado do historiador da arte Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung [Abstração e Empatia] –
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
CUBISMO.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Reler uma obra é totalmente diferente.
Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
Gestualidades Art brut, art informel, expressionismo abstrato, CoBrA Aula XII – MAK0142.
Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo
Arte Moderna Período em questão: 1863 a 1962, aproximadamente
Revisão - MAK
Vanguardas Europeias.
Transcrição da apresentação:

Revisão II - MAK0142

1- Expressionismos Sentido mais alargado de “expressionismo” – além dos grupos vanguardistas alemães de Dresden e Munique, e do grupo dos fauves franceses, o termo atravessa a crítica de arte do século XX para tratar de proposições artísticas mais ligadas às associações entre cor/mancha e subjetividade/individualidade Expressionismo ↔ Primitivismo OBRAS VISTAS: Anita Malfatti, “A boba” ( ) e Marc Chagall, “Autorretrato” (1914)

2- Primitivismos - Alargamento da noção de arte – arte do artista autodidata (não formado pelas academias), arte infantil, arte do inconsciente Primitivismo e exotismo – leitura pós-colonial do fenômeno, como colonialista por excelência OBRAS VISTAS: visita à exposição “José Antônio da Silva em Dois Tempos”

3- Surrealismo, pintura metafísica e apropriações Sobre a pintura metafísica de De Chirico, a chamada Scuola Metafisica O Surrealismo na França e suas relações com a pintura de De Chirico (André Breton) O Dadaísmo e introdução de novas práticas artísticas Surrealismo e Dadaísmo – disseminação internacional Sobre a recepção do Surrealismo no Brasil OBRAS VISTAS: Giorgio de Chirico, “O enigma de um dia” (1914), André Masson, “Germinação” (1942) e Ismael Nery, “Figura” ( )

4- Colagem e Assemblage Das práticas de Picasso e Braque (Cubismo), de Arp, Ernst, Duchamp e Schwitters (Dadá), de Naum Gabo, Laszlo Moholy-Nagy (Construtivismo) entre outros: Papiers collés ou a incorporação de recortes de jornal e outros papéis usados/comerciais para elaboração de composições; outro procedimento – ideia do arranjo de elementos existentes O assemblage também usa do mesmo tipo de procedimento – o arranjo de elementos existentes – OU uso de processos industriais (solda, materiais industriais) na composição de obras Questionamento da instituição artística e do objeto artístico – ready-made → Duchamp OBRAS VISTAS: Kurt Schwitters, “Duke Size” (1946) e Eduardo Paolozzi, “Ídolo hermafrodita no. 1”, (1962)

5- Informalismos Experiências de abstração não-geométrica do pós-II Guerra Mundial Afirmação do gesto e da individualidade do artista OBRAS VISTAS: Karel Appel, “Cabeça trágica” (1957) e Pierre Soulages, “Composição” (1959)

6- Arte Concreta e Abstração geométrica Construtivismo e reestruturação do ensino da arte – interação arte e vida - Bauhaus Theo van Doesburg e sua noção de “arte concreta” – universalidade da arte, expressão de racionalidade Piet Mondrian e sua noção de “neoplasticismo” – universalidade da arte Grupos Cercle et Carré e Abstraction Création como disseminadores das ideias construtivistas, da arte concreta de van Doesburg e da pintura de Mondrian e Kandinsky No Brasil: Concretismo e Neoconcretismo (anos 1950) OBRAS VISTAS: Joaquín Torres-Garcia, “Figuras numa estrutura” (1929) e Max Bill, “Unidade tripartida” (1949)