Métodos de cocção e tipo de emissão de calor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
Processamento de Alimentos de Origem Vegetal Profa. Sandra R. B. Silva
Aula de Física Fevereiro de 2013
Métodos de Separação de Misturas.
Transferências de energia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Transmissão de Calor.
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Óleos e Gorduras.
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
Mudanças de Estado Físico da Matéria
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
ENERGIA TÉRMICA E CALOR
EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)
Propagação de Calor.
Termologia – Temperatura e Calor.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Alunos: Bruno Kurtz Julyana Schneider Rafael Motta EM-123
Fabricio Romão Galdino AGENCIARURAL
CALORIMETRIA.
Mecanismos de transferência de calor
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
CONTROLE DE RISCOS E SINISTROS
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
QUALIDADE DO ÓLEO E GORDURA VEGETAL EM PASTELARIAS DE CURITIBA-PR
Propagação(transmissão) do calor
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Diagrama de Fases.
TERMOLOGIA.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
FÍSICA TÉRMICA.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Materiais x Equipamentos
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
Água A base química da vida
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
CALOR Transferência de energia
O estudo da Energia Térmica Prof.: Bruno Felix
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Conservação por redução de atividade de água
Prof. Silvio Professor Silvio.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Transcrição da apresentação:

Métodos de cocção e tipo de emissão de calor Profa. Sandra

Cocção Cocção do alimento, é a aplicação do calor que emana de uma fonte de produção de calor e se transmite ao alimento. Podendo ser: Condução: Transmissão do calor de uma molécula para outra, ou seja, o calor é transportado de camada a camada, há a necessidade do aquecimento de um utensilio e dele o calor é transferido para o alimento. Ex: Panela de alumínio conduz mais rapidamente o calor e transfere a energia ao alimento e resfria igualmente mais rápido após interromper o processo, já a panela de aço inox o processo é mais lento. Cozinhando o alimento mesmo quando a interrupção do calor.

Convecção: Se dá pela, transmissão pelo deslocamento de moléculas aquecidas que tornam menos densas e sobem a superfície do líquido, substituído pelas mais frias e as mais densas desce e se aquecem. Irradiação: Em um equipamento de aquecimento por micro ondas, a cocção se dá por meio de ondas eletromagnéticas, onde há o choque de ondas + e - liberando energia.

USO DA AGUA NA COCÇÃO Os métodos de cocção se diferem também pelo uso da água, Podendo ser: Cocção Seca: É caracterizada pela desidratação do alimento por excesso de calor; grelhar, assar, fritar são procedimentos típicos de cocção seca.

Grelhar: quando uma fonte de calor(brasa, gás ou eletricidade) está próxima do alimento, colocado em uma grelha ou grade Assar: a transferência do calor por meio do aquecimento do ar quente, retira umidade do alimento e promove o assamento. (desidratação) Fritar por imersão: a fritura é a técnica de processamento em que a água da superfície dos alimentos é substituída por óleo, dando origem a uma crosta ou textura crocante. O apelo sensorial decorre em grande parte do efeito lubrificante das gorduras.

Fase 01.: Aquecimento e vaporização da água Estágio da fritura: Fase 01.: Aquecimento e vaporização da água Fase 02.: Troca de agua do alimento, por óleo do meio da cocção; desidratação superficial do alimento que atinge a temperatura de 180 *C; no interior do alimento a umidade remanesce e promove o cozimento do alimento a 100*C. Fase 03.: Formação de crosta externa, em que a umidade foi substituída por óleo e as características da fritura são definidas.

Óleo de fritura O óleo vegetal refinado é o meio de cocção mais adequado para a fritura de alimentos, especialmente para a fritura de imersão, por apresentar elevado ponto de fusão (fumaça). Ponto de fusão de um óleo é definido como a faixa de T* em que se inicia a decomposição pelo calor , com a desidratação do glicerol e produção de acroleína, que é responsável pela fumaça branca e pelo forte odor que o óleo exala quando este é exposto a T* elevadas e frituras repetitivas.

Calor Seco: Cuja a ação é a desidratação do alimento. O método de cocção a seco, concentram se as substancias extrativas do alimento, favorecendo seu sabor. Os métodos mais usados: Meio indireto: aquecimento ao ar livre (Grelha e espeto), ar confinado (Forno) e gordura (imersão em fritura). Meio direto: Chapa, raios infravermelhos, aquecimento eletrônico.

Cocção ao Forno: Usa se muitas vezes a cocção mista, adicionando se pequenas quantidades de liquido à que se está assando.

COCÇÃO UMIDA Ocorre quando há o emprego da água ou de vapor como meio de transferência de calor, fonte de umidade pode ser um ingrediente adicionado ao preparo ou aquela naturalmente presente no alimento. A ação do calor úmido é hidratar o alimento. São técnicas típicas para este tipo de procedimento: Ensopar: Os alimentos são imersos em água e haverá tanto desprendimento de nutrientes e compostos nutricionais, A este fenômeno dá se o nome de lixiviação, que deve ser evitado, quando não se faz o uso deste liquido.

Cozinhar em vapor: o vapor é o mais eficiente modo de transmissão de calor para o preparo de alimentos e emprega menos energia do que o gás ou a eletricidade, uma vez que a água é um condutor melhor que o ar. A cocção pelo vapor, protege o alimento do excesso de calor e preserva suas características de sabor, cor e textura. Não ocorre a lixivitação. - Podendo ser : A água não tem contato com o alimento e é feito em cestos gradeados ou furados em banho Maria. - Envolver o alimento em papel alumínio, onde este é cozido pelo vapor interno.

Cocção sob pressão: Consiste no preparo do alimento em que a ebulição da água em um utensilio vedado onde gera pressão formada pelo vapor d´agua, em relação á T* de 100*C.

Os métodos de cocção pelo calor úmido são dissolventes, sendo a dissolução maior quando a quantidade de água for maior e mais prolongada o tempo para o aquecimento. Ou seja, Na cocção a vapor e na cocção a vapor á pressão, a dissolução é nula e o tempo se reduz ao mínimo, na cocção de alimentos endurecidos a fogo lento, prolonga se o tempo e aumenta se a quantidade de água a usar, determinando perdas ao máximo por dissolução. Portanto o método de cocção a fogo lento é indicado para alimentos tenros, tais como vegetais novos, que devem ser colocados o mínimo de água. Pela coagulação da superfície diminuem as perdas por dissolução de : vitaminas hidrossolúveis, nutrientes, como minerais em geral, proteínas e amidos. Pela cocção úmida os alimentos que contém amido como os cereais e leguminosas aumentam de 2 a 3 vezes seu volume inicial porque absorvem água. Os alimentos ricos em proteína animal, reduzem seu volume pela retração das fibras musculares e coagulação das proteínas.

Cocção Especial: Cocção á Vácuo: sous vide, Cozimento á vapor a uma T* de 50*C, permitindo que o alimento fique tenro e saudável, cocção em banho maria ou termocirculador, embaladas em bolsas plásticas termoresistente.