Scientific Collaboration Map Artigos published article 2008-2012 (Scopus DB) by Olivier H. BeauchesneOlivier H. Beauchesne.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Hospital das Clínicas da UFMG:
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
Programa Nacional de Telessaúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
A TELECONSULTORIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Maria Teresa A. M. Rabelo Médica de Família e Comunidade C.S.Tia Amância - D.S. Centro-Sul Prefeitura Municipal de.
Programa Telessaúde Brasil
Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE Compromissos de Governo.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Programa Nacional de Telessaúde Inovação Academia Empresa Conceitos
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
TELESSAÚDE & TELEMEDICINA
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA & CLÍNICA MÉDICA POPULAR MULTIDISCIPLINAR.
EDUMEDNet Projeto EDUMEDNet Telemedicina e Educação a Distância para a área Médica.
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Conselho Universitário
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2010 HISTÓRICO Professora: Márcia Cristiane da Silva Galindo.
Os Programas de Provimento:
Telemedicina Profa. Magdala de Araújo Novaes, PhD
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
Ambulatório Médico Especializado
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
UFMG – Hospital Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
GRUPO DE TRABALHO AUGUSTO CLEOMENES REGINA.
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
Enfermagem em Trauma e Emergência
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Associação Brasileira
A crise da saúde no Brasil
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROJETO MAIS MÉDICOS Renato Tasca, OPAS/OMS Brasil.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Comunidade Científica de Saúde Uso da Rede Acadêmica de Ensino e Pesquisa para conectar, integrar, colaborar, expandir, disseminar, organizar, gerenciar.
Capa. Telemedicina Telessaúde Telediagnóstico por imagem Segunda Opinião Formativa Teleconsulta Padrões Repositórios Telecirurgia Teleassistência Videoconferência.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
R1T1: a experiência no Hospital Universitário Regional de Maringá.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Uma organização social do MCTI, criada pela comunidade científica como um projeto do CNPq em campi de universidades,
Rede Universitária de Telemedicina RUTE: atualmente conecta em alta velocidade 122 hospitais universitários e 60 grupos de interesse especial em todos.
Transcrição da apresentação:

Scientific Collaboration Map Artigos published article (Scopus DB) by Olivier H. BeauchesneOlivier H. Beauchesne

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Uma organização social do MCTI, criada pela comunidade científica como um projeto do CNPq em campi de universidades, institutos federais, unidades de pesquisa, museus e hospitais universitários conectados em rede de alta velocidade; –4 milhões de alunos e professores; – pesquisadores; –3.881 programas de pós-graduação; –grandes projetos, redes temáticas, universidade aberta; –5 ministérios: MCTI, MEC, MINC, MS, MD

Ciberinfraestrutura – RNP

OMS/2013 "e-Saúde e inovação em saúde de crianças e adolescentes" estudo em 64 países indica: 78% falta de pessoal qualificado 77% infraestrutura inadequada Redes Nacionais de Ensino e Pesquisa suprem parte desta demanda com a integração e a colaboração das instituições de referência !

Resolução CFM nº 1.643/2002 Art. 1º - Definir a Telemedicina como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde. Acrescento: Gestão, acompanhamento e avaliação

Rede Universitária de Telemedicina RUTE: atualmente conecta em alta velocidade 122 hospitais universitários e 57 grupos de interesse especial em todos os estados Iniciativa Nacional de Telessaúde Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes: atualmente integra 14 estados, / pontos / municipalidades Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde UNASUS: capacitação em Serviço para mais de 200 mil profissionais da saúde Assistência Remota Educação Permanente Pesquisa Colaaborativa

Dados coletados O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes atende em 14 estados brasileiros, 30 mil profissionais do Programa Saúde da Família, telediagnósticos em cardiologia, espirometria, dermatologia, oftalmologia, neurologia e radiologia, pontos de assistência em 4222 municípios, telediagnóstico, teleconsultorias e em tele-educação, redução de 80% na intenção de encaminhar e 90% de satisfação. O Amazonas tem visto a iniciativa crescer para fornecer ECGs remoto 24x7 para 61 municípios do estado. O Rio Grande do Sul atende todos os 497 municípios do estado. A linha telefônica gratuita, fornece suporte remoto para unidades de cuidados em todo o país. A iniciativa forneceu mais de teleconsultorias, e exames de espirometria. O Rio de Janeiro tem proporcionado treinamento para profissionais de saúde, incluindo profissionais de nível superior e médio. Santa Catarina atende 290 municípios, a maior concentração de unidades de terapia por município, Mais de teleconsultorias e 4,5 milhões de telediagnósticos reduzindo filas em até 69%. Minas Gerais atende 780 municípios, pontos de atendimento, mais de 2,5 milhões de tele-ECG e cerca de teleconsultorias. Avaliação em 80 municípios: 80% dos pacientes não necessitam de transferência para centros de referência; 10% de economia de orçamento municipal de saúde. Tele-educação e Tele-assistência OCULTO

»Atendimento na maioria dos municípios do estado »Redução de 80% na intenção de encaminhar »90% de satisfação »10% menos despesa no município »130 milhões de economia de encaminhamento em 9 anos, taxa de investimento 5,5 »Redução de filas em até 69% »Assistência em 4222 municípios, mais de 2,5 milhões de telediagnósticos, 3,3 milhões de teleconsultorias e 2 milhões em tele-educação »Mais de 4,5 milhões de telediagnósticos em imagens »mais de 2,5 milhões de tele-ECG Telediagnóstico Teleconsultoria Tele-educação

SIG - TeleRedeBLH Banco de Leite Humano Convênio através da ABC entre Ministérios da Saúde 22 países ALC e Palops ePortuguese OMS RUTE - Grupos de Interesse Especial SIG's RUTE Cardiologia Pediátrica10 26 Gestão de Hospitais Universitários e Escola TeleRedeBLH Bucomaxilofacial Técnico Operacional SIG Fonoaudiologia Colaborativo em Educação Médica Ressuscitação Cardiopulmonar ( RCP) Animais Peçonhentos Telenfermagem – Saúde Mental Patologia Cervical Uterina Gestão de Programa de Atenção Básica e Saúde da Família Endometriose Saúde Indígena Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico Audiologia Endocrinologia Pediátrica Enfermagem em Oncologia Mastologia Perinatologia Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) Saúde Bucal Coletiva (SBC) Saúde do Trabalhador Telefígado Total SIGs criados em 2013: Cirurgia Pediátrica, Gestão Hemoredes (RHEMO), Técnico/Científico(RHEMO), Hanseníase, Medicina Esportiva, Terapia Ocupacional, Reumatologia Pediátrica em 2014: Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto Infecções Congênitas Materno-Infantis em 2015: Acidente Vascular Cerebral (AVC) REBRATS Medicina Tropical Alguns coordenados em parceria com MS, MEC e MPOG

Programa Nacional de Residência em Saúde em videoconferência: média de 45 salas de VC e 617 preceptores toda semana Programa de Atualização de Preceptores iniciado em Set semanas 2hs cada Custo evitado 2,5 – 14 milhões de reais

Telehealth in the State of Minas Gerais 12hours/day 2000 ecg/day 1300 Teleconsult/month (UFMG, UFU, UFTM, UFJF, Montes Claros, UFSJ) 80% of the telepatients need no transfer to Reference Centers 10% municipal health budget savings 780 Municipalities 900 Points Clinical Hospital - Federal University of Minas Gerais - UFMG Minas Gerais Health State Department More than 2,5 million TeleECG

Captação, transmissão e visualização em 4k (2160x4096)

Reportagem Jornal da Band 26/02/2013

Cirurgia na Faculdade de Odontologia da USP Transmitida em 4K para o Cinegrid em San Diego, California, USA em 10/12/2013

Cirurgia na Faculdade de Odontologia da USP Transmitida em 4K para o Cinegrid em San Diego, California, USA em 10/12/2013

Cinegrid São Paulo Brasil 29/08/2014

2008 SIGs Special Interest Groups

SIGs Special Interest Groups

Imagem referente à pesquisa: BRITO, T. D. L. V.; BAPTISTA. R. S.; LOPES, P. R. L.; HADDAD, A. E.; MESSINA, L. A.; PISA, I. T.. The Collaborative Coordination of Special Interest Groups on The Telemedicine University Network (RUTE) in Brazil. In: MEDINFO 2015: 15th World Congress on Health and Biomedical Informatics. S.P SIGs Special Interest Groups

Theme: BRICS Science, Technology and Innovation Partnership – a Driver of Global Development III BRICS Science, Technology and Innovation Ministerial Meeting MOSCOW DECLARATION Moscow, the Russian Federation, 28 October 2015 Junho 2016 Work Plan Item 8. The BRICS national research institutions are encouraged to consider collaboration under BRICS thematic leadership in Biomedicine and life sciences such as integrated Telemedicine systems.

PROPOSAL FOR A GLOBAL NETWORK OF INSTITUTIONS OF LEARNING, RESEARCH AND EXTENSION ON NUTRITION, FOOD AND NUTRITIONAL SOVEREINGTY AND SECURITY - NutriSSAN Along with other 192 countries, Brazil is committed to the new UN sustainable agenda. There are 17 objectives and 169 goals. One is to end hunger in the world by 2030 with sustainability and resilience. The world has the necessary tools now to meet these new challenges.

Plano Estratégico de Cooperação em Saúde na CPLP Resolução assinada pelos 9 Ministros da Saúde em Junho de 2016 (Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, São Tomé and Príncipe)

29 Prêmio de Crescimento, Inovação e Liderança em Saúde Digital

Muito obrigado também pela excelente hospitalidade ! Luiz Ary Messina