INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR 2016. 2.3.2.2 FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Advertisements

Direito Internacional Econômico
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Organizações Internacionais Mundiais
Organismos Financeiros Internacionais
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Organizações Internacionais
AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
FMI Fundo Monetário Internacional
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
COMÉRCIO INTERNACIONAL Economia Política I Prof. Wesley Vieira Borges.
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
Globalização Blocos Regionais MERCOSUL Renata Vargas Amaral Mestranda/UFSC.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal O caso brasileiro CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - BRASIL Lisboa, 25 de maio de 2006.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Criado em Dirigido para profissionais da indústria de feiras e eventos Certificação profissional de excelência reconhecido internacionalmente Atualmente.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
Fatores que impulsionam as migrações internacionais
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Amaury Gremaud HEG II O funcionamento do Sistema de Bretton Woods.
 Refere-se, basicamente a dois aspectos: - O padrão da conversão das moedas; - O padrão monetário para as reservas;  A conversão de uma moeda para outra.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
A controvérsia do planejamento: Eugênio Gudin x Roberto Simonsen  Agosto 1944 – Roberto Simonsen elabora Planificação da economia brasileira quadruplicação.
OMC e Avaliação da Conformidade Paulo Ferracioli.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Amaury Gremaud HEG II A montagem do Sistema de Bretton Woods.
DIRETORIA TÉCNICA Assessoria de Informações Gerenciais.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
CH. 60h Prof. ORIGENES A. MARTINS JUNIOR. O aluno irá participar de debates sobre a ciência econômica, desde a sua definição como ciência social, passando.
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTERNACIONAIS
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
O setor externo Aula 11.
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
FMI e Banco Mundial (BIRD)
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
Aula 2. Operação Pan-Americana e os fatores sistêmicos FLP Política Externa Brasileira Instituto de Relações Internacionais – USP Prof. Pedro Feliú.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Organização das Nações Unidas - ONU
Transcrição da apresentação:

INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR 2016

FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos. Sua sede é em Washington, DC, EUA. Com poucas exceções, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

FMI O FMI é uma organização de 184 países, criado em 1945 O FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós Guerra. A francesa Christine Lagarde, é a Diretora Geral

FMI O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. O FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

OMC Organização Internacional para o comércio internacional. Genebra – Suiça 167 membros (2015) Fim da Segunda Guerra Mundial. Organização Internacional do Comércio - OIC, GATT em A OMC 01/01/1995. O Diretor geral é o brasileiro Roberto Azevêdo.

OMC Funções da OMC gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio servir de fórum para comércio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização.

OMC Princípio da nação mais favorecida. Se um país conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilégio.

ATIVIDADES Como funciona e para que serve o FMI? Quais as funções da OMC Quais os princípios eu regem a OMC Explique o Princípio da Nação Mais Favorecida Na sua opinião a OMC é atuante no Comércio Internacional?