PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
Anatomo-Fisiologia Humana I
OSSOS DO CRÂNIO.
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
Osso lacrimal ou únguis
OSSO HIÓIDE 1 Classificação 2 Elementos descritivos - corpo
SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.
Morfologia da Coluna Vertebral
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Músculos subocciptais
Principais patologias identificados pelo raio x
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Prof ª Mônica Mamedes Universidade Gama e Souza
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
Anatomia dos ossos da cabeça e do pescoço
Larissa Orlandi Marques
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Esqueleto Axial - Crânio
Anatomia: Dorso e Tórax
AULA PRÁTICA SISTEMA ESQUELÉTICO COLUNA VERTEBRAL.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
Coluna Vertebral Luciana Cooper.
Coluna Vertebral.
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Disciplina de anatomia
ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VETERINÁRIA APLICADA À RADIOLOGIA
Anatomia Humana.
ARTICULAÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL.
Profa Diana Babini Recife –
LIGAMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL
Coluna vertebral.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
COLUNA VERTEBRAL.
Karina Bonizi R1 Medicina Esportiva
Esqueleto da Porção Livre do Membro Inferior
PROF. ESP. CÉSAR A. D. VECINA
SNC – morfologia interna e externa
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Músculos que agem na coluna cervical, torácica e lombar
Coluna Vertebral – CERVICAL II
APARELHO LOCOMOTOR Sistema Articular Prof. Aloísio Cardoso Jr.
Cinesiologia da articulação do quadril
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO RADIOLOGIA
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
Articulações da coluna Vertebral
ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM
Anatomia e Cinesiologia da Coluna Vertebral
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
Características Anatômicas de Superfície dos Ossos
COLUNA TORACICA PERFIL
Sistema Ósseo.
ANATOMIA RADIOLOGICA COLUNA VERTEBRAL
ARTICULAÇÕES: -ATM -GONFOSES
Coluna vertebral.
Divisão do esqueleto.
Membro Inferior Sistema Esquelético.
Anatomia do Membro Superior
Anatomia e Fisiologia I
ARTICULAÇÕES DO CRÂNIO
Transcrição da apresentação:

PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA CINÉSIOLOGIA – MÓDULO II – MOVIMENTOS ARTICULARES E ESTRUTURAS DA CABEÇA, PESCOÇO E COLUNA VERTEBRAL PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA

MOVIMENTOS ARTICULARES A COLUNA VERTEBRAL COMO UM TODO É CONSIDERADA TRIAXIAL. POSSUINDO MOVIMENTO EM TODOS OS TRÊS PLANOS E TRÊS EIXOS. FLEXÃO, EXTENSÃO, HIPEREXTENSÃO, INCLINAÇÃO LATERAL E ROTAÇÃO.

MOVIMENTOS ARTICULARES FLEXÃO, EXTENSÃO E HIPEREXTENSÃO OCORREM NO PLANO DE CORTE SAGITAL EM TORNO DE UM EIXO LÁTERO – LATERAL (TRANSVERSO). INCLINAÇÃO LATERAL (FLEXÃO LATERAL) – OCORRE NO PLANO DE CORTE FRONTAL, NO EIXO DE MOVIMENTO ÂNTERO – POSTERIOR. A ROTAÇÃO OCORRE NO PLANO DE CORTE TRANSVERSAL EM TORNO DO EIXO CRÂNIO – CAUDAL (LONGITUDINAL)

MOVIMENTOS ARTICULARES A ARTICULAÇÃO ENTRE A CABEÇA E C1 (ATLAS) É CHAMADA DE ARTICULAÇÃO ATLANTOCCIPITAL. OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SÃO: FLEXÃO E EXTENSÃO. HÁ UM POUCO DE INCLINAÇÃO LATERAL, EMBORA A MAIOR PARTE DESTE MOVIMENTO OCORRA ENTRE C1 E C2, NA ARTICULAÇÃO ATLANTOAXIAL. EM C1 E C2 PREVALECE O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO.

CONTROLE MUSCULAR DA CABEÇA E DO PESCOÇO. OS MÚSCULOS QUE TÊM A MAIOR PARTE DO CONTROLE SOBRE O MOVIMENTO DA CABEÇA SOBRE O PESCOÇO SÃO OS MÚSCULOS PRÉ – VERTEBRAIS, ANTERIORMENTE, E OS MÚSCULOS SUBOCCIPITAIS POSTERIORMNTE. OBVIAMENTE, PARA TER CAPACIDADE DE MOVER A CABEÇA SOBRE O PESCOÇO, UM MÚSCULO PRECISA TER FIXAÇÃO NA CABEÇA E REGIÃO CERVICAL. ENCOSTAR O MENTO NO PEITO ENVOLVE A A FLEXÃO DA CABEÇA EM C1, ASSIM COMO EXTENSÃO DO PESCOÇO (C2 -> C7). ESSE MOVIMENTO COMBINADO É CHAMADO DE EXTENSÃO AXIAL OU RETRAÇÃO CERVICAL. A EXTENSÃO DA CABEÇA EM C1 E A FLEXÃO DO PESCOÇO (C2 -> C7) SERIA PROTRAÇÃO CERVICAL. A POSTURA DA CABEÇA RELAXADA PARA FRENTE OU OLHANDO A TELA DE UM COMPUUTADOR POR MEIO DE LENTES BIFOCAIS, TENDE A ACENTUAR A PROTRAÇÃO CERVICAL. “FICAR ERETO” ENFATIZA A RETRAÇÃO CERVICAL.

OSSOS E PONTOS DE REFERÊNCIA O CRÂNIO É FORMADO POR 21 OSSOS SEPARADOS E É CONSIDERADO O ESQUELETO DA CABEÇA. OCCIPITAL -> FORMA A PARTE PÓSTERO INFERIOR DO CRÂNIO. LINHA NUCAL SUPREMA -> A CRISTA QUE SEGUE HORIZONTALMENTE AO LONGO DO DORSO DA CABEÇA, A PARTIR DA PROTUBERÂNCIA OCCIPITAL EXTERNA, EM DIREÇÃO AOS PROCESSOS MASTÓIDES. PROTUBERÂNCIA OCCIPITAL EXTERNA - > A PEQUENA PROTUBERÂNCIA NO CENTRO DA FACE EXTERNA DO OCCIPITAL. PARTE BASILAR -> REFERE – SE À BASE OU PARTE INFERIOR DO OCCIPITAL. FORAME MAGNO -> ABERTURA NO OCCIPITAL ATRAVÉS DA QUAL A MEDULA ESPINHAL SAI DO CRÂNIO. CÔNDILOS OCCIPITAIS – LOCALIZADOS LATERALMENTE AO FORAME MAGNO NO OCCIPITAL; PROPICIAM ARTICULAÇÃO COM A ATLAS (C1). TEMPORAL -> FORMA PARTE DA BASE E DOS LADOS LATERAIS INFERIORES DO CRÂNIO. PROCESSO MASTÓIDE -> PROEMINÊNCIA ÓSSEA ATRÁS DA ORELHA Á QUAL O MÚSCULO ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO SE FIXA.

OSSOS E PONTOS DE REFERÊNCIA DAS VÉRTEBRAS CORPO -> SENDO PRIMARIAMENTE UMA MASSA CILÍNDRICA DE OSSO ESPONJOSO, É A PARTE ANTERIOR DA VÉRTEBRA E APRINCIPAL ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO DE PESO. NÃO ESTÁ PRESENTE NA ATLAS (C1). ENTRE C3 E S1, OS CORPOS TORNAM – SE PROGRESSIVAMENTE MAIORES, SUPORTANDO PROGRESSIVAMENTE MAIS PESO. ARCO VERTEBRAL -> TAMBÉM CHAMADO ARCO NEURAL, É A CHAMADA PARTE POSTERIOR DA VÉRTEBRA COM MUITAS ESTRUTURAS DIFERENTES. FORAME VERTEBRAL -> ABERTURA FORMADA PELA UNIÃO DO CORPO E DO ARCO VERTEBRAL, ATRAVÉS DA QUAL A MEDULA PASSA. PEDÍCULO DO ARCO VERTEBRAL -> PARTE DO ARCO VERTEBRAL IMEDIATAMENTE POSTERIOR AO CORPO E ANTERIOR À LÂMINA DO ARCO VERTEBRAL.

OSSOS E PONTOS DE REFERÊNCIA DAS VÉRTEBRAS LÂMINA DO ARCO VERTEBRAL -> PARTE POSTERIOR DO ARCO VERTEBRAL QUE SE UNE DE CADA LADO NA LINHA MEDIANA. PROCESSO TRANSVERSO -> FORMADO NA UNIÃO DA LÂMINA E PEDÍCULO DO ARCO VERTEBRAL, SÃO AS PROJEÇÕES LATERAIS DO ARCO ÀS QUAIS OS MÚSCULOS E LIGAMENTOS SE FIXAM. INCISURAS VERTEBRAIS -> DEPRESSÕES LOCALIZADAS NAS FACES SUPERIOR E INFERIOR. FORAME INTERVERTEBRAL -> ABERTURAS FORMADAS PELA INCISURA VERTEBRAL SUPERIOR DA VÉRTEBRA ABAIXO E A INCISURA VERTEBRAL INFERIOR DA VÉRTEBRA ACIMA. PROCESSOS ARTICULARES -> PROJETANDO – SE PARA CIMA E PARA BAIXO DA FACE POSTERIOR DE CADA LÂMINA . PROCESSO ESPINHOSO -> A PROJEÇÃO MAIS POSTERIOR NO ARCO VERTEBRAL; LOCALIZADO NA JUNÇÃO DAS DUAS LÂMINAS. SERVE COMO PONTO DE FIXAÇÃO PARA MUITOS MÚSCULOS E LIGAMENTOS E PODE SER PALPADO EM TODO O COMPRIMENTO DA COLUNA VERTEBRAL.

ARTICULAÇÕES E LIGAMENTOS ARTICULAÇÃO ATLANTOCCIPITAL -> É FORMADA PELOS CÔNDILOS DO OCCIPITAL QUE SE ARTICULAM COM O PROCESSOS ARTICULARES SUPERIORES DO ATLAS. ESTA UNIÃO É FORTE E SUPORTA O PESO DA CABEÇA. A MEMBRANA ATLATOCCIPITAL ANTERIOR É UMA EXTENSÃO DO LIGAMENTO LONGITUDINAL ANTERIOR, QUE É FINO SUPERIORMENTE. POSTERIORMENTE EXISTE A MEMBRANA TECTÓRIA QUE CONTINUAÇÃO DO LIGAMENTO LONGITUDINAL POSTERIOR. A MEMBRANA ATALNTOCCIPITAL POSTERIOR SERVE PARA MANTER O PESO DA CABEÇA SOBRE O PESCOÇO. CADA UMA DAS ARTICULAÇÕES BICONDILARES FORMADAS NA UNIÃO DOS CÔNDILOS OCCIPITAIS COM OS PROCESSOS ARTICULARES DO ATLAS É SINOVIAL ENVOLVIDA POR UMA CÁPSULA ARTICULAR.

ARTICULAÇÕES E LIGAMENTOS HÁ TRÊS ARTICULAÇÕES ENTRE O ATLAS E O ÁXIS CONHECIDAS COMO ARTICULAÇÕES ATLANTOAXIAIS. ARTICULAÇÃO ATLANTOAXIAL MEDIANA -> CONSISTE EM UMA ARTICULAÇÃO SINOVIAL ENTRE O DENTE DO ÀXIS E O ARCO ANTERIOR DO ATLAS, ANTERIORMENTE, E O LIGAMENTO DO ATLAS POSTERIORMENTE. HÁ DUAS CAVIDADES SINOVIAIS PRESENTES, UMA DE CADA LADO DO DENTE. CADA UMA ESTÁ ENVOLVIDA POR UMA CÁPSULA ARTICULAR. A MEMBRANA ATLANTOCCIPITAL ANTERIOR E A MEMBRANA ATLANTOCCIPITAL POSTERIOR SÃO CONTINUAÇÕES DOS LIGAMENTOS LONGITUDINAIS ANTERIOR E POSTERIOR, QUE ATRAVESSAM TODA A EXTENSÃO DA COLUNA VERTEBRAL. ARTICULAÇÕES ATLANTOAXIAIS LATERAIS -> ESTÃO ENTRE OS PROCESSOS ARTICULARES DE DUAS VÉRTEBRAS.

LIGAMENTOS DAS VÉRTEBRAS LIGAMENTO LONGITUDINAL ANTERIOR -> OCORRE PARA BAIXO DA COLUNA VERTEBRAL NA FACE ANTERIOR DOS CORPOS E TENDE A IMPEDIR A HIPEREXTENSÃO EXCESSIVA. LIGAMENTO LONGITUDINAL POSTERIOR -> OCORRE AO LONGO DOS CORPOS VERTEBRAIS POSTERIORMENTE. SEU PROPÓSITO É PRINCIPALMENTE IMPEDIR A FLEXÃO EXCESSIVA. LIGAMENTO SUPRA – ESPINAL -> ESTENDE – SE DA SÉTIMA VÉRTEBRA CERVICAL, DISTALMENTE ATÉ O SACRO, POSTERIORMENTE, AO LONGO DAS PONTAS DOS PROCESSOS ESPINHOSOS. OS LIGAMENTOS INTERESPINAIS CORREM ENTRE PROCESSOS ESPINHOSOS SUCESSIVOS. O LIGAMENTO NUCAL, MUITO ESPESSO, TOMA O LUGAR DOS LIGAMENTOS INTERESPINAL (C1 -> C7) E SUPRA – ESPINAL NA REGIÃO CERVICAL LIGAMENTO AMARELO -> CONECTA ANTERIORMENTE AS LÂMINAS ADJACENTES.

LIGAMENTOS A PARTE LOMBAR DA COLUNA VERTEBRAL É A REGIÃO DO CORPO MAIS FREQUENTEMENTE LESADA. ELA ABSORVE A MAIOR PARTE DO PESO DO CORPO E QUALQUER PESO QUE CARREGAMOS. O CENTRO DE GRAVIDADE ESTÁ LOCALIZADO NA FRENTE DA SEGUNDA VÉRTEBRA SACRAL. A MAIORIA DO MOVIMENTO DA PARTE LOMBAR DA MEDULA ESPINAL OCORRE ENTRE L4 E L5, L5 E S1, E A MAIORIA DAS HERNIAÇÕES DE DISCO OCORRE NESSES DOIS NÍVEIS.