Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL. FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Gerenciador de bases de dados
Propriedades de Documentos
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Sistemas de Informação Valor da informação e suas características
CINAHL Tutorial de Pesquisa Básica
Administração e Projeto de Redes
Escola de Ciência da Informação (ECI)
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Introdução a Teoria da Classificação
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
GERENCIAMENTO DE REDES
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Inovação em saúde e promoção da saúde
Como iniciar uma pesquisa
Sistemas Distribuídos
Modelagem de dados e representação da informação
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Usando Microsoft Access 2010
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
ACESSO A BASE DE DADOS.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Projecto APEL Digital Com o apoio de:Parceiro:. Projecto APEL Digital •Este projecto visa a substituição de processos manuais no tratamento e disponibilização.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Engenharia de Software
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
EBSCOhost Pesquisa avançada.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Documentação de Software
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Inteligência Artificial Web Semântica
Forma Canônica e Definições
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Integração de Ferramentas CASE
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
5º Encontro SophiA 29 e 30 de março de 2007 São Paulo-SP
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Simone Angélica Del-Ducca Barbedo Marciana Leite Ribeiro
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
CBD-0279 Introdução ao Uso dos Metadados no Ambiente das Unidades de Informação Prof. Dr. Ivan Siqueira USP – ECA – CBD 2015.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Interações entre objetos
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
O que é PROJETO EXECUTIVO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
MÓDULO DE PERIÓDICOS Capacitação no Uso do SABi
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Indexação e Resumos: teoria e prática
Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Organização de informação e fronteiras tecnológicas Nair Y. Kobashi ECA-USP.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais

Comentários iniciais A grande quantidade de informações disponíveis na internet acarreta mudanças qualitativas em relação à organização e acesso à informação.

Comentários iniciais Muita informação implica em alguns questionamentos/afirmações...!!! Dificuldades em achar a informação! Qualidade da informação! É verídica? Posso confiar? Como saber? Informação relevante? Como organizar a informação confiável? Preciso de banco de dados? Tratar a informação para recuperar! Metadados? Biblioteca Digital?

Comentários iniciais Para recuperação eficiente da informação na internet é preciso aperfeiçoar continuamente as técnicas de organização da informação e dispor de tecnologias. A gestão eficaz da informação na www depende da gestão normalizada de estruturas de organização da informação - os metadados Estrutura de metadados: o que cada campo deve conter em uma base de dados.

Metadados: estruturas dependentes do tipo e finalidade das fontes GPS Google Maps Meteorologia Informações governamentais Poupatempo Informações úteis: serviços médicos, previdenciários, etc.

Metadados e catalogação Diferenças entre a atividade catalográfica tradicional e metadados (atrelados à informação informatizada, bancos de dados). Problemas tradicionais de recuperação da informação ampliados pelo universo de informação heterogêneo, multidisciplinar e multilíngue da rede.

Capítulo 1: Metadados: conceito, fundamento, aplicação e tipologia Tópicos 1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo 1.2 Conceito e fundamento de metainformação 1.3 Aplicação dos metadados 1.4 Tipos de metadados

METADADO ESSENCIAL para otimizar busca e representação da informação na internet e, mais concretamente, no contexto das bibliotecas digitais #page/24/mode/1up

1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo Etimologia da palavra metadados Prefixo grego meta: “junto a, depois de, entre, com”.+ Termo latino dado: “representação de uma informação de maneira adequada para seu tratamento por computador”.

1.1 Precisões terminológicas e uso histórico do termo Etimologia da palavra metadados Dados (junto a / depois de / entre / com) dados. Dados sobre dados! Meta – algo sobre esse mesmo algo (Metainformação/ Metalinguagem, etc.). Exemplo: uma metarreunião é uma reunião sobre reuniões.

Metadados: definição Metadados são dados representacionais que adicionados à própria informação adquirem um valor semântico para substituí-la ou representá-la. Exemplo: no campo X coloque tudo o que for referente ao título da obra. Exemplo: no google maps, coloque no local indicado em rotas: local de partida e local de destino , ,15z

METAETIQUETA Metaetiquetas – são a materialização em HTML do conceito de metadado e sua explicação e uso em www. Ex.: o campo 245 do formato MARC para título. %20Raras_Completo_Versao%20Publicada.pdf

HISTÓRICO DO USO DO TERMO METADADO Termo metadado é anterior à WEB. Criação: atribuída a Jack E. Myers. Década de 1980: começa a ser empregado de forma mais frequente. Anos 1980, a área da Biblioteconomia utilizava expressões como Descrição bibliográfica, dados catalográficos, ou simplesmente catalogação para se referir aos metadados. Anos 1990, o termo metadado encontra-se bastante vinculado à gestão e interoperabilidade de dados. Hoje, um uso mais convencional do termo está vinculado à descrição de recursos da Internet.

1.2 Conceito e fundamento Não há consenso sobre o termo, ou seja, uma definição inequívoca do termo. Há diferentes definições em domínios específicos: engenharia de sistemas, gestão de bases de dados, bibliotecas, etc. (Por isso, os pesquisadores que incluem o conceito de metadado em seus trabalhos devem defini-lo).

1.2 Conceito e fundamento Na Biblioteconomia: metadados são tipos de dados usados para descrever conteúdo, estrutura, representação e contexto de conjuntos de dados específicos. Para os provedores de recursos da Internet: metadado refere-se à informação codificada.

1.2 Conceito e fundamento Exemplos: Informação governamental, museológica, de material bibliográfico, etc. cervo_do_masp.php

ESTRUTURA E PADRONIZAÇÃO DE METADADOS Criar metadados significa criar estruturas para organizar informação. Exemplo clássico de estrutura: (contém metainformação simples do tipo atributo – valor).

1.2 Conceito e fundamento Na área da Organização da informação, a representação sempre requer estrutura e padrões para descrever dados (standards). NÃO EXISTE METADADO QUE NÃO ESTEJA VINCULADO A UM OBJETO INFORMACIONAL Buckland: Information as thing (materialidade da informação/documento/deve estar registrado em algum suporte).

1.2 Conceito e fundamento Três aspectos fundamentais:  Funcionalidade  Contexto  Interlocutores (produtor e receptor) Metadado: recurso para representar / recuperar informação.

Conceito e fundamento Estruturalismo: teoria importante que sustenta a reflexão sobre metadados: estrutura de dados relacionados. Ex.: Uma obra relacionada a um autor e a um período. Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões) [1556].

1.3 Aplicação de metadados Dupla perspectiva do papel dos metadados: Papéis tradicionaisPapéis emergentes 1. Identificação e descrição da informação4. Autoria e propriedade intelectual 2. Busca e recuperação5. Formas de acesso 3. Localização dos documentos6. Atualização da informação 7. Preservação e conservação 8. Limitação de uso 9. Valor de conteúdo 10. Visibilidade da informação 11. Acessibilidade aos conteúdos

Aplicação de metadados Os metadados podem enfocar tanto o ponto de vista do sistema quanto o ponto de vista do usuário. Sistema = facilita interoperabilidade. Usuário = facilita obter detalhes sobre a informação: - acessibilidade, onde, como e em que condições se pode chegar a ela.

Aplicação dos metadados Usuários necessitam: Reconhecer fontes de informação; Relacionar com outros recursos/sistemas; Saber dos direitos de propriedade intelectual; Conhecer as condições para acessar um documento (R$); Conhecer valores sobre conteúdos (Ex.: Cenas inadequadas para menores de 16 anos).

TIPOS DE METADADOS Elementos de registros catalográficos em bibliotecas Exemplo: Formato MARC Exemplo: Biblioteca Nacional

Considerações Finais Metadado e documento: objetos solidários. Documento antecede o metadado (representação). Metadado é instrumento de MEDIAÇÃO. - Meio entre usuário e documento - Representação para recuperação: - - está no lugar do documento, é substituto do documento.