Fundamentos de Programação1 Aula N. 01 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Introdução e elementos principais” 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um programa em C Bibliotecas Variáveis globais
Advertisements

LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
Vetores, Matrizes e Funções
Estruturas de Dados Homogêneas Unidimensionais – Vetores e Strings
Linguagem C.
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Estruturas de Dados Homogêneas Multidimensionais – Matrizes
Matrizes e Funções - Continuação
Slides: Prof. SIMÃO Revisão: Prof. João Fabro
Slides: Prof. João Fabro UTFPR - Curitiba
Fundamentos de Programação 1
Estruturas de Decisão Permitir testes para decidir acções alternativas: if if - else switch (?:) Operador Condicional MF.
Vetor de Ponteiros Exemplo de Alocação. Escrever Vetor de Vetores de floats int main() { int i, k, n; float **vetor; // vetor de vetores int *tamanho;
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
Aula 10 - Armazenamento de Dados em Registros
Aula 6 - Estruturas de Controle
Introdução à Linguagem C
Wellington Felix.  Criada por Brian Kernighan e Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador DEC PDP-11 em Unix  C++ é uma extensão da.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
Aula 5 - Exercícios Prof. Leandro M. Almeida.
Revisão Luis Antonio Tavares
Comando de Seleção switch
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo III Comandos de Controle.
Introdução a Programação
Professora: Flávia Balbino da Costa. RRevisão (estruturas de decisão e repetição, procedimentos e funções ) TTrabalhando com a Linguagem C EEstrutura.
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Introdução à Programação Engenharia da Computação Aula Prática 3 Funções Monitoria
Linguagem de Programação 11 Estruturas de Decisão e Repetição. Prof. Luiz José Hoffmann Filho
Algoritmos Aula 5 Estrutura de Decisão e Repetição. Prof. Luiz
Estrutura de Repetição
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C”
Fundamentos de Programação 1 Slides 11 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “ Struct, Union, Enum, Typedef ”
Fundamentos de Programação1 Aula N. 01 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Introdução e elementos principais”
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C”
Fundamentos de Programação 1 Slides 20 Prof a. Fabiany e Prof. Simão Linguagem C “Operadores Bit à Bit e Outros”.
Fundamentos de Programação 1 Slides C – Número 4 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Estrutura de Dados Homogêneas “vetores de números e de caracteres”
Fundamentos de Programação 1 Slides 7 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Funções”
1 CCO 016 FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Edison Oliveira de Jesus.
Funções Prof. Márcio.
Linguagem C Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles Linguagem de Programação I1 de 36.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Aula 4 Comandos de Repeti çã o Prof. Filipe Mutz..
Fundamentos de Programação 1 Slides 21 Prof.ª Fabiany e Prof. SIMÃO Linguagem C “Lista Encadeada”.
C suporta algumas Constantes de caráteres especiais de barra invertida (backslash) que são usados em funções de saída. Constantes de caráteres especiais.
1 Orientação a Objetos - Programação em C++ 1 o Conjunto de Slides – A : o Conteúdo da Disciplina, Importância Sistêmica desta, e a Introdução à OO/C++.
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
Orientação a Objetos - Programação em C++ Slides 11: Herança et al. (Funções Virtuais, Polimorfismo, Herança Múltipla, Funções Virtuais Puras e Classes.
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
Clique para editar o título Linguagem C Para programadores Python PMR
Prof. Tertuliano Estrutura Condicional em C++
Fundamentos de Programação 1 Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Laços de Repetição em C” 1.
Adriano A. Ribeiro. Escolha...Caso Em algumas situações é necessário termos várias soluções ligadas a respostas diferentes. Temos então o comando de alternativa.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Algoritmos Grupos de Slides No 2. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão simples “Se” if end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Estruturas Homogêneas - Vetores
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Fundamentos de Programação 1 Slides 7 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Funções” 1.
Grupos de Slides No 5. Prof. SIMÃO
Algoritmos Grupos de Slides No 4. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão de múltipla escolha “escolha-caso” switch case Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e.
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Fundamentos de Programação 1 Linguagem C Slides 03 – ‘Vetores’ Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Estrutura de Dados Homogêneas “Vetores” 1.
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C” 1.
Estruturas Homogêneas - Matrizes
Algoritmos Grupos de Slides No 7. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “para - passo”” for Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Fundamentos de Programação 1 Slides 18 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Arquivos Seqüências ou de Texto ”. 1.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Fundamentos de Programação 1
Estruturas de Repetição
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Programação1 Aula N. 01 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Introdução e elementos principais” 1

Exemplo // Código em linguagem C #include void main() { clrscr(); int A = 5 ; int B = 4 ; if ( A > B ) { printf ( “ A é maior que B! \n ” ); } else { if ( A < B ) { printf ( “ B é maior que A! \n” ); } else { printf ( “ B é igual a A! \n” ); } Cálculo do maior número % código em Octave/Matlab clc; A = 5; A = 4 ; if ( A > B ) printf ( ‘A é maior que B! \n' ); else if ( A < B) printf ( ‘B é maior que A! \n' ); else printf ( ‘B é igual a A! \n' ); end 2

Exemplo Algoritmo Inicio Limpe a Tela; inteiro A = 5; inteiro B = 4; Se ( A > B ) então “ A é maior que B ” Senão Se ( A < B ) então “ B é maior que A ” Senão “ B é igual a A ” FimSe Fim Cálculo do maior número // Código em linguagem C #include void main() { clrscr(); int A = 5 ; int B = 4 ; if ( A > B ) { printf ( “ A é maior que B! ” ); } else { if ( A < B ) { printf ( “ B é maior que A! ” ); } else { printf ( “ B é igual a A! ” ); } 3

Exemplo Cálculo do maior número // Código em linguagem C #include void main() { clrscr(); int A = 5 ; int B = 4 ; if ( A > B ) { printf ( “ A é maior que B! ” ); } else { if ( A < B ) { printf ( “ B é maior que A! ” ); } else { printf ( “ B é igual a A! ” ); } 4

Por que C ? Linguagens de Programação Uma grande diversidade de linguagens de programação... C++ Smalltalk Object Pascal C Pascal Clipper Cobol Lisp Prolog... 5

Linguagem C Uma linguagem difundida: –Amplamente utilizada... –Uma linguagem veterana... –Sintaxe difundida, servindo como inspirações tecnológicas. Linguagem clássica Características Uma linguagem multi-nível: –Permite compor programas com abordagens variando entre ‘baixo e alto nível’ Organização: –Funções e estruturas de informação. Ponteiros: –Permite a independência de memória pré- alocada. Dennis RitchieDennis Ritchie e Ken Thompson, anos 70Ken Thompson 6

Linguagem C Características Devido a sua flexibilidade de utilização, ela pode ser considerada como complicada: –Uma alternativa é o uso de outras linguagens “menos flexíveis”, i.e. especializada para a aplicação em questão. –Entretanto, o fato é que compreender C, com suas flexibilidades, permite compreender outras linguagens. Paradigma procedural: –O paradigma procedural é menos rico que o paradigma orientado a objetos (OO). –Uma alternativa a linguagem C, seria uma linguagem OO, em particular a linguagem C++. –Pode-se dizer que a linguagem C++ é uma evolução da linguagem C... C C++ Bjarne StroustrupBjarne Stroustrup, nos anos 80 Dennis RitchieDennis Ritchie e Ken Thompson, anos 70Ken Thompson 7

Comandos em linguagem C 8

Leia e Imprima – Scanf e Printf. // Código em Linguagem C #include // Programa ‘Lê e imprime um valor’ void main() { system ( “cls” ); int A = 0; printf ( “ Informe um valor A inteiro: \n ” ); scanf ( “ %i ”, &A ); printf ( “ O valor de A eh: %i \n”, A); system ( “pause” ); } % Código em Octave/Matlab % Programa ‘Lê e imprime um valor’ % Parte principal % Início clc; A = 0; printf ( ' Informe um valor a inteiro \n ' ); A = input ( ' Digite um número: ' ); printf ( ' O valor de A é: %i \n ', A ); % Fim 9

Leia e Imprima – Scanf e Printf. Algoritmo ‘Lê e imprime um valor’ // Parte Principal Inicio Sistema “Limpe Tela” Inteiro A = 0; Imprima (“Informe um valor A inteiro:”); Leia ( A ); Imprima (“O valor de A é:”, A); Sistema “Pause” Fim #include // Programa ‘Lê e imprime um valor’ void main() { system ( “cls” ); int A = 0; printf ( “ Informe um valor A inteiro: \n ” ); scanf ( “ %i ”, &A ); printf ( “ O valor de A eh: %i \n”, A); system ( “pause” ); } 10

Leia e Imprima – scanf e printf. #include // Programa ‘Lê e imprime valores’ void main() { int A = 0; float B = 0.0; char C = ‘\0’; printf(“Informe um valor A inteiro: \n”); scanf(“%i”, &A); printf(“O valor de A eh %i : \n ”, A); printf(“Informe um valor B real: \n”); scanf(“%f”, &B); printf(“O valor de B eh %f : \n”, B); printf(“Informe um valor C caracter: \n”); fflush ( stdin ); scanf(“%c”, &C); printf(“O valor de C eh %c : \n”, C); getchar(); } Algoritmo ‘Lê e imprime valores’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; Real B; Caracter C; Imprima (“Informe um valor A inteiro:”); Leia ( A ); Imprima (“O valor de A é:”, A); Imprima (“Informe um valor B real:”); Leia ( B ); Imprima (“O valor de B é:”, B); Imprima (“Informe um valor C caracter:”); Limpar Buffer de Teclado-Entrada Leia ( C ); Imprima (“O valore de C é:”, C); Esperar Caracter para fins de pausa; Fim 11

#include // Programa ‘Maior de dois números’ void main() { int A; int B; A = 5; B = 4; if ( A > B ) { printf ( “A é maior que B!” ); } if ( A < B ) { printf ( “B é maior que A!” ); } if ( A == B ) { printf ( “B é igual a A!” ); } Algoritmo ‘Maior de dois Números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; Inteiro B; A ← 5; B ← 4; se (A > B) então Imprima ( “A é maior que B” ); fim-se se (A < B) então Imprima ( “B é maior que A” ); fim-se se (A = B) então Imprima ( “B é igual a A” ); fim-se Fim se então fim-se – if { }. 12

#include /* Programa ‘Maior de dois números’ Mais comentários.... */ void main() { int A; int B; A = 5; B = 4; if ( A > B ) { printf ( “A é maior que B!” ); } if ( A < B ) { printf ( “B é maior que A!” ); } if ( A == B ) { printf ( “B é igual a A!” ); } Algoritmo ‘Maior de dois Números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; Inteiro B; A ← 5; B ← 4; se (A > B) então Imprima ( “A é maior que B” ); fim-se se (A < B) então Imprima ( “B é maior que A” ); fim-se se (A = B) então Imprima ( “B é igual a A” ); fim-se Fim se então fim-se – if { }. 13

#include // Programa ‘Maior de dois números’ void main() { int A; int B; A = 5; B = 4; if ( A > B ) { printf(“A é maior que B! \n”); } else { if ( A < B ) { printf (“B é maior que A! \n”); } else { printf (“B é igual a A! \n”); } Algoritmo ‘Maior de dois Números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; Inteiro B; A ← 5; B ← 4; se (A > B) então Imprima ( “A é maior que B” ); senão se (A < B) então Imprima ( “B é maior que A” ); senão Imprima ( “B é igual a A” ); fim-se fIm-se Fim se senão fim-se – if { } else { }. 14

#include // Programa ‘Gênero da Pessoa’ void main() { int A; printf ( “Informe seu sexo : \n” ); printf ( “1p/ Mas., 2 p/ Fem. \n” ); scanf ( “%i”, &A ); switch ( A ) { case 1: { printf ( “Masculino! \n” ); } break; case 2: { printf ( “Feminino! \n” ); } break; default: { printf ( “Não declarado. \n” ); } Algoritmo ‘Gênero da Pessoa’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; Imprima (“Informe seu sexo:”); Imprima (“1 p/ Mas., 2 p/ Fem.”); Leia ( A ); escolha ( A ) caso 1 : Imprima ( “Masculino!” ); caso 2 : Imprima ( “Feminino!” ); caso contrário: Imprima ( “Não declarado.” ); fim-escolha; Fim Escolha caso – switch case 15

#include // Programa ‘Gênero da Pessoa’ void main() { char A; printf ( “Informe seu sexo : \n” ); printf ( “1p/ Mas., 2 p/ Fem. \n” ); scanf ( “%c”, &A ); switch ( A ) { case '1': { printf ( “Masculino! \n” ); } break; case '2': { printf ( “Feminino! \n” ); } break; default: { printf ( “Não declarado. \n” ); } Escolha caso – switch case 16

#include // Programa ‘Gênero da Pessoa’ void main() { char A; printf ( “Informe seu sexo : \n” ); printf ( “M p/ Mas., F/ Fem. \n” ); scanf ( “%c”, &A ); switch ( A ) { case ‘M': { printf ( “Masculino! \n” ); } break; case ‘F': { printf ( “Feminino! \n” ); } break; default: { printf ( “Não declarado. \n” ); } Escolha caso – switch case 17

#include // Programa ‘Imprime 100 números’ void main() { int A; A = 1; while ( A <= 100 ) { printf ( “Número %i : \n ”, A ); A = A + 1; } } Algoritmo ‘Imprime 100 números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; A ← 1; enquanto ( A <= 100 ) faça Imprima ( “ Número ”, A ); A ← A + 1; fim-enquanto; Fim enquanto faça – while { } 18

#include // Programa ‘Imprime 100 números’ void main() { int A; A = 1; do { printf ( “ Número %i : \n ”, A ); A = A + 1; } while ( A <= 100 ); } Algoritmo ‘Imprime 100 números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; A ← 1; faça Imprima ( “ Número ”, A ); A ← A + 1; enquanto ( A <= 100 ) Fim Faça enquanto – do { } while 19

#include // Programa ‘Imprime 100 números’ void main() { int A; for ( A = 1; A <= 100; A = A + 1 ) { printf ( “ Número %i : \n ”, A ); } Algoritmo ‘Imprime 100 números’ // Parte Principal Inicio Inteiro A; para A de 1 até 100 passo 1 faça Imprima ( “ Número ”, A ); fim-para; Fim Para passo – for { } 20

#include //Programa ‘Imprime 100 números’ void main ( ) { int A; for ( A = 1; A <= 100; A++ ) { printf ( “ Número %i : \n ”, A ); } Operador ++ #include //Programa ‘Imprime 100 números’ void main ( ) { int A; A = 1; do { printf ( “ Número %i : \n ”, A ); A++; } while ( A <= 100 ); } Só funciona em C

Outros exemplos - detalhes #include //Programa ‘Soma dois reais’ void main() { float A, B, C; A = 2.0; B = A; C = B; // não esquecer dos pontos no caso de floats } #include //Programa ‘Divisão de dois ints em um float’ void main() { int X, Y; float A; X = 5; Y = 2; A = (float) X / Y; /* é necessário explitar que a divisão dos dois ints pode resultar em float.*/ } 22

Exercícios 1 - Fazer um programa que permita somar números não negativos informados pelo usuário até que ele digite um número negativo (critério de parada). 23

Exercício 2. Elabore um programa que, dada a idade de um nadador (entrada do programa), classifique-o de acordo com as seguintes categorias: - infantil A = 5 – 7 anos; - infantil B = 8 – 10 anos; - juvenil A = 11 – 13 anos; -juvenil B = 14 – 17 anos; - adulto = maiores ou igual a 18 anos. Obs.: - O “e” das expressões lógicas em linguagem C é &&. - O “ou” das expressões lógicas em linguagem C é ||. 24

void main ( ) { float idade; printf ( “Digite a idade do nadador: \n ” ); scanf ( “%f”, &idade ); if ( ( idade 99 ) ) { printf ( “ Idade inválida \n.” ); } else { if ( ( idade >= 5 ) && ( idade < 8 ) ) { printf ( “ Idade na categoria infantil A. \n” ); } else { if ( ( idade >= 8 ) && ( idade < 11 ) ) { printf (“ Idade na categoria infantil B. \n”); } else { if ( ( idade >= 11 ) && ( idade < 14 ) ) { printf (“ Idade na categoria juvenil A. \n”); } else { if ( ( idade >= 14 ) && ( idade < 18 ) ) { printf (“ Idade na categoria juvenil B. \n”); } else { printf (“ Idade na categoria adulto. \n”); } 25

Exercício 3. Elabore um programa que receba a idade de cem nadadores. Para cada nadador, dada a sua idade, classifique-o de acordo com as seguintes categorias: - infantil A = 5 – 7 anos; - infantil B = 8 – 10 anos; - juvenil A = 11 – 13 anos; -juvenil B = 14 – 17 anos; - adulto = maiores ou igual a 18 anos. 26

Exercícios Complementares: os da apostila, por exemplo, e também os que seguem. 27

Exercícios Complementares: Declaração de variáveis e cálculos (inclusive). 28

Exercícios. -Elaborar um programa para o cálculo da soma, subtração, multiplicação e divisão de dois números reais fornecidos pelo usuário. -Elaborar um programa para o cálculo da soma de 6 números inteiros fornecidos pelo usuário. -Elaborar um programa para o cálculo do quadrado e da raiz quadrada de um número dado pelo usuário. 29

Exercícios Elaborar um programa para cálculo do perímetro de uma circunferência cujo valor de raio é fornecido pelo usuário. Elaborar um programa para o cálculo da área de um retângulo cujos valores dos lados são fornecidos pelo usuário. Elaborar um programa para o cálculo da área de um triângulo retângulo cujos valores dos lados são fornecidos pelo usuário. Elaborar um programa para o cálculo do volume de um cubo cujo valor do lado… Elaborar um programa para o cálculo da área e do volume de uma esfera cujo valor do raio… Obs.: Atenção com a prioridade de operadores… 30

Exercícios Elaborar um programa que receba cinco notas de cinco alunos e calcule a média aritmética das notas. Elaborar um programa para o cálculo do total de latas de tinta necessárias para pintar um muro, considerando as seguintes situações: –O muro tem 15 m de largura e 3 m de altura e 1 lata de tinta é suficiente para pintar 4 m 2 do muro. –O tamanho do muro (largura e altura) é fornecido pelo usuário. Nesta segunda situação 1 lata de tinta é suficiente para pintar X m 2 do muro, onde o valor de X (rendimento) também é fornecido pelo usuário. Obs.: Considere que o total de latas pode ser um valor quebrado. 31

Exercícios Complementares: Estruturas de Decisão (inclusive). 32

Exercício Elaborar um programa que analisa se um número inteiro é 1, 2 ou diferente de 1 e 2 33

Exercício Elaborar um programa que permita ao usuário somar dois ou três números inteiros, segundo seu desejo. 34

Exercício Elaborar um programa que recebe uma nota. - Caso a nota seja ‘zero’, o algoritmo informará que é a pior nota possível. - Caso a nota seja ‘dez’, o algoritmo informará que é melhor nota possível. - Caso contrário, informará que é uma nota entre 0 e 10. Obs: Usar estrutura Escolha-Caso 35

Exercício Elaborar um programa que analisa se um número inteiro é maior que 100 e, se for maior, quantas vezes ele é maior que 100. Por exemplo, o número 249 é 2,49 vezes maior que 100. Obs: Usar estrutura Se-Senão 36

Exercício Elabore um programa que receba quatro notas de um aluno e calcule a média aritmética delas, dizendo se o aluno é aprovado, reprovado ou em exame: –Aprovação com média maior ou igual a sete. –Reprovação com média menor ou igual a cinco. –Exame nota entre cinco e sete (exclusive). 37

Exercício - Elaborar um programa que leia os salários de três funcionários de uma firma. Isto feito, o programa deve calcular e imprimir: - O maior salário da firma. - O menor salário da firma. - A média dos salários. 38

Exercício Elaborar um algoritmo onde o usuário possa escolher entre: –o cálculo do perímetro de uma circunferência cujo valor de raio é fornecido pelo usuário. –o cálculo da área de um retângulo cujos valores dos lados são fornecidos pelo usuário. –o cálculo da área de um triângulo retângulo cujos valores dos lados são fornecidos pelo usuário. –o cálculo do volume de um cubo cujo valor do lado… –o cálculo da área e do volume de uma esfera cujo valor do raio… Obs.: Atenção com a prioridade de operadores…. 39

Exercícios. Elaborar um programa para o cálculo da soma, subtração, multiplicação ou divisão de dois números reais fornecidos pelo usuário, segundo sua opção. 40

Exercícios Complementares: Estruturas de Repetição e Decisão (inclusive). 41

Exercício 1 Elaborar um programa para somar todos os números de uma sequência que começa por um e finaliza em um número dado pelo usuário. 42

Exercício Elaborar um programa para decidir se um número é par ou impar. Elaborar um programa para decidir se cada número entre 1 e 500 é par ou impar. Elaborar um programa para somar os números pares entre 5 e 500 (inclusive). 43

Exercício Elaborar um programa para o cálculo da soma, subtração, multiplicação ou divisão de dois números reais fornecidos pelo usuário, segundo sua opção. O usuário poderá realizar quantas operações desejar enquanto não optar por sair do programa. 44

Exercício Elaborar um programa para receber as notas de 150 alunos e calcular/apresentar a média das notas. Elaborar um programa para receber as 4 notas de cada um dos 150 alunos, calculando/apresentando a média de cada um, bem como a média geral da turma. 45

Exercícios Elaborar um programa para o cálculo do fatorial de um número dado pelo usuário. 46

Bibliografias da Disciplina André Luiz Villar Forbellone & Henri Frederico Eberspächer. Lógica de Programação : A construção de Algoritmos e Estruturas de Dados. Makron Books C Completo e Total – Terceira Edição.C Completo e Total – Terceira Edição. –Herbert Schildt. 3a. Ed. Makron Books DEITEL, H.M.; DEITEL, P.J. C++ Como Programar. 3ª Edição. Bookman