Sintomas, Contágio e Prevenção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ISOLAMENTO DO PACIENTE
Advertisements

Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Hospital de Clínicas – UFPR
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
E.E Camilo Bonfim Rubéola
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi.
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
Professora: Ludmila Olandim de Souza
VÍRUS e VIROSES David Zanetti.
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DDS sobre Leptospirose
Cuidado com a GRIPE!.
Vacinação contra gripe
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
GRIPE H1N1: Manifestações clínicas e tratamento
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
De julho de 2009 Gripe Suína o que é?????? É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa freqüente em porcos. Esses animais podem ser infectados,
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
Grandes epidemias: um passado presente
Flávia Maria Borges Vigil
INFECÇÃO HUMANA PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Transcrição da apresentação:

Sintomas, Contágio e Prevenção Influenza (A) H1N1 Gripe Suína: Sintomas, Contágio e Prevenção

Influenza (A): Subtipo H1N1 É um subtipo, ou seja “mutação” do Vírus Influenza A que causa a gripe humana. Ex. de mutação: Gripe espanhola (já extinta), gripe do frango (Asia) e gripe suína (PANdemia: nos Continentes) A letra H refere-se a proteína Hema glutinina “ que tem como função ligar o vírus à célula hospedeira.” A letra N refere-se a proteína Neura minidase “ que tem como função a proliferação das células contaminadas.”

A transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína podem ocorrer através do contato com pessoas infectadas e com objetos contaminados. A (OMS) Organização Mundial de Saúde, declarou que a doença já é uma emergência pública internacional

A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, está descartada, desde que se cozinhe a mesma à 71 graus Celsius.

Sintomas da Gripe Suína São muito parecidos com a gripe comum: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, coriza e surgiram pessoas com vômitos e diarréias.

O diagnóstico Só se consegue a certeza isolando-se o vírus influenza tipo A, analisando amostras respiratórias dos pacientes, nos primeiros 4 a 5 dias ou até 10 dias em crianças. Lembre-se: A informação e os cuidados nesses momentos é um fator determinante para conter a gripe.

Tratamento da Gripe Suína Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção e tratamento da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção com a terapia. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dias de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.

Importante: Consulte sempre um médico. Evite a auto medicação Indicações de Tamiflu Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em adultos e crianças a partir de 8 anos de idade, ou com 40 kg ou mais de peso corporal, que sejam capazes de ingerir cápsulas. Tamiflu Pó para suspensão oral Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em crianças entre 1 e 12 anos de idade. Contra-indicações Hipersensibilidade ao fosfato de oseltamivir ou a qualquer componente do produto. Este medicamento é contra-indicado em crianças abaixo de 1 ano de idade. Advertências Não há evidência da eficácia de Tamiflu em qualquer tipo de doença causada por outros agentes que não os vírus causadores da gripe, Influenza A e B. Instruções especiais de dosagem para pacientes de grupos de risco Importante: Consulte sempre um médico.

Medidas adotadas pela Empresa Serão instalados pontos para higienização das mãos com álcool gel na Matriz, Filiais e Pontos de Apoio; Distribuição de panfletos informativos; Disseminação das informações através de Treinamentos.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Previna-se Para conter essa  contaminação,  evite  lugares com muitas pessoas e fechados, higienize sempre as mãos, caso esteja gripado evite ficar saindo de casa, use máscara para ir ao médico ou posto de saúde para saber se é uma gripe comum ou a do vírus da gripe suína. A prevenção é sempre o melhor remédio.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS