CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Célula Tronco Vera Vargas.
Advertisements

CLONAGEM ...Células -tronco!!!! O QUE É ISSO??? MATAR?
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
Células - tronco Profº: Cláudio Giovannini.
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Colégio e Curso Qualidade Máxima
Células Tronco O que são?
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
Biologia – Anderson Célula Tronco
Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Stem Cells – Células Tronco
Manipulação Genética.
Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
Colégio Antonio Gonçalves
Alunas: Amanda M. G. Ihasmin C. Júlia V. M. Tabea Epp
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Um presente de Deus para os homens
Vicente Salles dos Santos
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso.
Como funcionam os bancos de armazenamento de células-tronco?
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenias Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
Distúrbios do Sistema Nervoso
Locomoção: ossos e músculos
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
USO DE MEDICAMENTOS NA GRAVIDEZ
Diferenciação Celular
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
Aulas 4 a 6 Bio B Pag 212.  É o ser que precede a fase adulta de um animal.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Desenvolvimento Humano
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Introdução à Parasitologia
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
Organização dos organismos
Desenvolvimento do sistema reprodutor (gônadas e gametogênese)
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
CURSO DE PERÍCIAS FORENSES EPM maio/09
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Noções básicas de embriologia animal
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
CÉLULAS TRONCO.
CÉLULAS-TRONCO JOÃO MARCOS BRANDET.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Acidente vascular cerebral (AVC)
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Curiosidade: ovo de galinha
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
Vera Andrade
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ CAMPUS DRA. JOSEFINA DEMES DOCENTE: AMARA CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM – BLOCO I DISCIPLINA: CITOLOGIA CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015

ALEX ARTURGESINA BRUNA CONCEIÇÃO MARAÍSA SUELI SUZANA

CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO: Totipotentes Pluripotentes ou multipotentes Oligopotentes  Unipotentes 

FUNÇÃO: Capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular (corpo, ossos, nervos, músculos e sangue). Produzir células e tecidos para terapias medicinais. Usados para repor o que estão doentes ou destruídos.  

PRINCIPAL OBJETIVO: Recuperar tecidos danificados por doenças e traumas (Doenças do coração, osteoporose, doenças de Parkinson, diabetes, cegueira , doenças renais, doença de Alzheimer, entre outras).

ONDE SÃO ENCONTRADAS AS CÉLULAS-TRONCO: São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CÉLULA-TRONCO EMBRIONÁRIA E CÉLULA-TRONCO ADULTA? Célula-tronco embrionária são células primitivas de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo. Já a célula-tronco adulta é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.

IMPORTÂNCIA DO CORDÃO UMBILICAL: Capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células (III) Estas células são muito novas, com muita vitalidade, sem a ação dos fatores do ambiente e também muito fáceis de obter. Podem ser congeladas para uma posterior utilização no tratamento de doenças nos doadores e para outros doentes. Apresentam uma série de vantagens em relação as células tronco da medula óssea, da gordura, entre outras: têm maior vitalidade; são mais fáceis de coletar; a coleta não está sujeita a objeções de ordem ética; não causam a rejeição.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS: Neoangiogênese A formação de novos vasos sanguíneos a partir do uso de células-tronco está sendo cada vez mais evidenciada. Cardiologia Foram realizados os transplantes de células-tronco adultas e, assim, demonstrando que a terapia celular trouxe consideráveis melhoras clínicas . Neurologia Em 2002, foram apresentados resultados de experimentos em ratos adultos, com células-tronco isoladas do sistema nervoso central transplantadas, que apontaram a possibilidade de tratamentos futuros para doenças neurodegenerativas. As células-tronco também apresentam resultados promissores, entre elas a do tratamento de lesões traumáticas.

Ortopedia As aplicações das células-tronco estendem-se, também, à engenharia biotecidual, que utiliza o rápido potencial de crescimento apresentado pelas células-tronco para a obtenção de tecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que são cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de lesões. Endocrinologia A partir de células pancreáticas de órgãos doados, os pesquisadores conseguiram a maturação in vitro de células-tronco de ilhotas.

BENEFICIOS PARA A HUMANIDADE: Grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Utilizadas para substituir células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, ou em tecidos lesionados ou doentes.

ALGUMAS DOENÇAS QUE SERIAM BENEFICIADAS COM A UTILIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS: Câncer Doenças do coração Osteoporose Doenças de Parkinson Diabetes Cegueira Doenças renais Doença de Alzheimer

CURIOSIDADES: Permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional. Existe uma regulamentação para pesquisas com células no Brasil? Quais são as limitações? Salvando ou destruindo vidas?

REFERÊNCIAS: http://meninascelulastronco.blogspot.com.br/p/introducao_22.html – acesso no dia 03 de junho de 2015. http://pt.slideshare.net/sandymirella3/clulas-tronco-para- apresentar?related=3 – acesso no dia 05 de junho de 2015.

OBRIGADO!