GEO-HUMANA – PAN ORAMA MUNDIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Países Europeus e as suas Capitais
O Mundo em Desenvolvimento
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
UNIÃO EUROPÉIA.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Europa – Aspectos Gerais
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CE_16_União_Europeia DISCIPLINA: Comércio Exterior
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
UNIÃO EUROPEIA.
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Este trabalho foi realizado por:
Tratados da União Europeia
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Cozinheiros Da Economia
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
União Européia.
União Europeia.
União Europeia: A Europa dos 28.
Desafios da União Europeia na Atualidade
FASE DO CAPITALISMO FINANCEIRO DOUTRINA: NEOLIBERALISMO
UNIÃO EUROPÉIA.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Trabalho de Geografia Professor: Wilson Alunos: Carolina L. Beraldo nº 1 Hypséa Suassuna nº 6.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Blocos Econômicos Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Transcrição da apresentação:

GEO-HUMANA – PAN ORAMA MUNDIAL

IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 194 países, inclusos Hong Kong (Região Administrativa Especial da China) e Autoridade Palestina. IDH : educação – escolaridade - analfabetismo, saúde – longevidade - expectativa de vida e renda ou PIB per capita. Classificação: Alto – entre 0,800 a 1,000 Médio – 0,500 a 0,799 Baixo – inferior 0,499 ou Muito elevado – 0,900 a 1,000 Elevado – 0,800 a 0,899 Baixo –inferior a 0,499

PAÍSES DE ALTO IDH 1º MUNDO – industrializados – tecnopolos - capitalizados LESTE EUROPEU – economia planificada – educação e expectativa de vida (Polônia, Estônia, Rep Tcheca, Eslováquia e Eslovênia) PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA – * latino-americanos – modelo industrial substituidor * Tigres Asiáticos – modelo industrial exportador – copiar para melhorar (Cingapura e Coreia do Sul). PARAÍSOS FISCAIS – facilidades para instalação de indústrias e trânsito de divisas PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO – renda elevada PAÍSES AGREGADOS A MEGABLOCOS – União Europeia e Chipre e Malta. CUBA - socialismo

PAÍSES DE MÉDIO IDH República Popular da China

PAÍSES DE IDH BAIXO Subdesenvolvidos estacionários

PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS Má distribuição de renda Indicadores sociais ruins Favelamento – inchaço urbano Desemprego e subemprego Péssimo serviços públicos Violência urbana e rural Economia rural Dependência de países industrializados

Níveis diferentes de subdesenvolvimento Industrializados Agroexportadores Exportadores de matéria-prima Estacionários

GLOBALIZAÇÃO REVOLUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL DO CAPITALISMO

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial.  Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo? HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006 O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para A -  a estagnação dos Estados com forte identidade cultural. B -  o alcance da racionalidade anticapitalista. C -  a influência das grandes potências econômicas. D -  a dissolução de blocos políticos regionais. E -  o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

Sozinho vai descobrindo o caminho O rádio fez assim com seu avô Rodovia, hidrovia, ferrovia E agora chegando a infovia Para alegria de todo o interior GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br. Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento). O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de: a) evolução da tecnologia da informação. b) expansão das empresas transnacionais. c) ampliação dos protecionismos alfandegários. d) expansão das áreas urbanas do interior e) evolução dos fluxos populacionais.

O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN. R. Crise global. Dísponivel em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br.  Acesso em: 31 jul. 2010. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que A -  apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. B -  possuem base tecnológica mais elevada. C -  apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. D -  apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. E -  possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

LOCALIZAÇÃO DA EUROPA Mapa político da Europa

REGIONALIZAÇÃO DA EUROPA

UNIÃO EUROPEIA

1944 - BENELUX Reduz as tarifas alfandegárias.

1952 – Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) Mercado Comum: isenção alfandegária para carvão, aço, ferro e coque.

1952 – Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço)

1957: MCE (Mercado Comum Europeu) CEE (Comunidade Econômica Europeia) Tratado de Roma – Quatro liberdades: serviços, pessoas, mercadorias e capitais. Mercado comum; Política Agrícola Comum; Comunidade Europeia de Energia Atômica.

Década de 80 – CEE Europa dos Doze 1968 - MCE União Aduaneira: implantação da TEC – tarifa externa comum. 1970 – CEE – Europa dos Nove Reino Unido, Irlanda e Dinamarca Década de 80 – CEE Europa dos Doze Grécia (1981); Portugal e Espanha (1986).

1991 – União Europeia Tratado de Maastricht : * Alteração do nome para EU; * Instituiu a moeda única; * ingresso de novos membros T Turquia – islamismo e os curdos “Qualquer país europeu pode aderir, desde que tenha uma democracia estável, que garanta o Estado de Direito, os direitos humanos e a proteção as minorias. Deve ser também uma economia de mercado que funcione e uma função pública com capacidade para aplicar a legislação da EU (POSITIVO, 2013).”

União Europeia Bruxelas (BEL)- capital Estrasburgo (FRA)–Conselho da União Europeia

Luxemburgo (LUX) – Parlamento Europeu

1993- União Europeia Composta por 27 países. Progresso econômico e social, o desenvolvimento sustentável Política Externa e Segurança Comum – PESC Direitos a cidadania única Criar um espaço de liberdade, de segurança e justiça Regras comuns PILARES: 1º Comunidade Europeia 2º Política Externa e de Segurança Comum – PESC; Política Europeia de Segurança e de Defesa – PESD 3º Cooperação judicial e policial em matéria penal

Suíça – não integra a EU, mas adotou o Euro Cidadão europeu (efetivamente em 1995 – Acordo de Schengen); 1995: Áustria, Suécia e Finlândia Suíça – não integra a EU, mas adotou o Euro Reino Unido, Dinamarca e Suécia – não adota o Euro, mas integra a EU

1997 - Tratado de Amsterdã Fim do controle de fronteiras entre os membros; Busca de soluções para o desemprego; Pacto de Estabilidade Econômica. 2004 e 2007 Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Malta, Chipre, Romênia e Bulgária.

1999 – União Europeia – União Econômica e Monetária Dezembro de 1995: o nome é escolhido; 1º a 3 de maio de 1998: definição dos Países que adotariam o Euro; 1º/07/1998: Banco Central Europeu; 1º/07/1999: União Monetária – só em bancos; 1º/01/2002: o euro começa a circular; 1º/07/2002: fim das moedas nacionais.

ASPECTOS HUMANOS - UE Brancos Elevada expectativa de vida Crescimento Horizontal – migrações: * 1950/1960 – entrada/mão de obra * atualmente – políticas restritivas XENOFOBIA: *Medo da contaminação da cultura Europeia *Desemprego *Previdência

ESPANHA E MARROCOS - Os territórios espanhóis de Ceuta e Melilla estão localizados no continente africano e fazem fronteira com o Marrocos. Desde que a Espanha foi integrada a UE (União Europeia), em 1986, o governo espanhol passou a exigir visto dos cidadãos marroquinos.

ECONOMIA - UE Neoliberalismo X Protencionismo Extrativismo animal – Noruega – cota pesqueira Extrativismo vegetal – Países nórdicos e Alemanha – madeira Extrativismo mineral – *Ferro (França, Suécia, Alemanha e Espanha) *Carvão (Reino Unido e Alemanha) *Petróleo (Mar do Norte – Reino Unido, Países Baixos e Noruega; Áustria) Agropecuária – França, Alemanha, Espanha e Itália (subsídios agrícolas) Indústria e comércio – *Vale do Ruhr/Reno – Alemanha *Vale do Pó – Itália *Vale do Sena – Bacia de Paris *Vale do Ródano - Lyon