Política social en el Brasil contemporáneo Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do IPEA Brasília, 10 de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
Advertisements

CONJUNTURA MACROECONÔMICA E REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO.
Políticas Sociais brasileiras no século XXI
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
A contribuição dos benefícios sociais para a queda recente da desigualdade e pobreza Ricardo Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IPEA) Samuel Franco (IPEA)
Democracia e Política Social
Política Social e desenvolvimento no Brasil
Situação social da população de 15 a 17 anos Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do IPEA www. Ipea.gov.br.
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social O Artesão e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
Ministério da Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza 1992 a 2008.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2009 BRASÍLIA, SETEMBRO DE 2010.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social PANORAMA DA PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA E OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA COBERTURA.
Políticas Públicas: políticas sociais brasileiras no século XXI
Uma Ideologia Progressista
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Estrutura e Dinâmica Social
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Políticas Sociais no Brasil
Regime de Crescimento e Geração de Emprego como Determinantes Macroeconômicos da Desigualdade de Renda: uma análise para o caso do Brasil Miguel Bruno.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
Paulo Bernardo Dezembro
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Tributação e equidade Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA Brasília, 23 de maio de 2011.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Pesquisa de Orçamentos Familiares
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Ministério da Previdência Social A Previdência Social vive um Novo Tempo Brasília, 20 de fevereiro de 2009 Ações e prioridades em execução.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Políticas de Combate à Pobreza e à Desigualdade e a Saúde Rômulo Paes Secretário de Avaliação e Gestão da informação Ministério do Desenvolvimento Social.
Desenvolvimento Sustentável
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Palestra de Requisitos DadosGov Luiz Felipe Silva Oliveira.
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Destaques PNAD 2014 MDS 13 de novembro de 2015.
Brasília, 26 de novembro de 2015
Alguns desafios para a construção de um sistema de saúde universal e equitativo no Brasil José C. de Noronha Seminário Internacional de Política, Planejamento.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) O Panorama da Economia Brasileira Denísio Liberato Secretaria.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
1ª Família do Real.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
" Perspectivas 2005: Oportunidades de Desenvolvimento" CDES – Clemente Ganz Lúcio.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
CONJUNTURA MACROECONÔMICA E REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO
Transcrição da apresentação:

Política social en el Brasil contemporáneo Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do IPEA Brasília, 10 de maio de 2012

Social Promoção social Igualdades Oportunidades/resultados (Geração, utilização e fruição das capacidades de indivíduos e grupos sociais) Diminui/aumenta custos produção Demanda Proteção social (seguridade social) Solidariedade ( indivíduos e grupos em resposta a direitos, risco, contingências e necessidades sociais) Econômico Oferta Político Ampliação da participação política e social política e social POLÍTICASOCIAL Política Social e Desenvolvimento Aumento da Inovação e Produtividade Novo padrão de consumo das famílias, grupos e indivíduos famílias, grupos e indivíduos Ampliação da infraestrutura social Justiça Social Crescimento Democracia

Gasto Público na Política Social Fontes: Para 1980,1985 e 1990: Médici e Maciel (1996); Para 1995: Fernandes et alli (1998); 2005: elaboração própria

Evolução da pobreza no Brasil

Renda domiciliar per capita (R$ setembro/2009) : -1% a.a : +4.8% a.a Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Exclusive área rural da Região Norte (exceto Tocantins). Crescimento real da renda : +22.4%