67 operações (HP, Dell, Tlantic, Microsoft, Stefanini,...); 08 instituições (Assespro/RS, Softsul, ABINEE/RS,...); 05 operações PUCRS; 3400 pessoas envolvidas;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
APRESENTAÇÃO apresentação.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A NOSSA VISÃO primeiro parque especializado em Biotecnologia em Portugal cluster de empresas e instituições de investigação e de excelência ajudar jovens.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Financiadora de Estudos e Projetos
Fabbryccio Cardoso R&D Manager A Experiência da TCP Telecom na Incamp.
Tecnologia aliada ao Empreendedorismo
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Laboratório de Hidráulica II Relatório de Acompanhamento do Projeto Seghidro Dayhanne K. Diniz Dennyele A. Gama.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
O SIES e a a construção de
Profª Marli de Cássia Rodrigues
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
Fabiano André Vergani
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono
Talentos para Inovação
dos Objectivos à Concretização
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 São Sebastião do Paraiso- MG 14 de junho de 2006 WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Premissas Dados das Microrregiões.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Sumário Projeto ptrs.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
Interação Universidade, Empresa e Governo O caso PUCRS
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Neste trabalho descreve-se a importância e a necessidade do desenvolvimento de equipamentos que facilitem e viabilizem a utilização da energia solar, ajudando.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Sistema Financeiro Nacional
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Abril  Fortalecimento do mercado de TI do Estado do RS  Geração de emprego e receita  Consolidação do uso de metodologia no projeto de sistemas.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Integração Universidade, Empresa e Governo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

67 operações (HP, Dell, Tlantic, Microsoft, Stefanini,...); 08 instituições (Assespro/RS, Softsul, ABINEE/RS,...); 05 operações PUCRS; 3400 pessoas envolvidas; 5 Centros de pesquisa da PUCRS Centro de Pesquisa em Física, Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional, Centro de Pesquisa em Energia Solar Fotovoltaica, Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono, Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos Na Raiar são 13 Incubadas em Porto Alegre, 9 Incubadas em Viamão, 2 Associadas, 2 Pré-incubadas e 58 apoiadas Prime; TECNOPUC em números

Expansão Fase I: Adaptação do terreno pertencente a um antigo quartel junto ao Campus Central m² Fase II: Construção do Portal TECNOPUC m² Inauguração dia 10/12 às 11h Fase III: Campus Viamão – terreno de 15 hectares e área construída de m²

Pesquisar Agência de Gestão Tecnológica – AGT atua como facilitadora do processo de interação Universidade – Empresa, estimulando e viabilizando o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação cooperados que aliem as necessidades de mercado com o saber e conhecimento existente na Universidade.

Proteger O Escritório de Transferência de Tecnologia – ETT realiza a gestão do patrimônio intelectual da Universidade e promove a transferência dos resultados de pesquisa visando fortalecer e ampliar a inserção da PUCRS na sociedade.