DHT –Distorção Harmônica Total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
Advertisements

3.1.1.Calor Específico molar do gás
Curso de Manutenção de ferrovias – Eletrotécnica II Sistemas de força e energia Aula 03.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA. ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Especialização Electrónica & Sistemas Electrónica e Sistemas Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores Major em Automação.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
Revisão e Aplicação de Trabalho, Potência e Energia Mecânica (ENEM/UERJ/PUC-RJ) Sérgio Ferreira de Lima
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aula 5: O Potencial Elétrico
Por que estudamos o sistema nervoso (SN)?
Representação de Sistemas Elétricos de Potência
1 ESQUEMA ELÉTRICO. 2 ESQUEMA ELETRÔNICO 3 QUALIDADE 1 – Cr í tica do item 3. Descri ç ão do Manual T é cnico: 1.1 – No item 3.1.1, esta descri ç ão.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
(Aspectos técnicos e econômicos)
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Disciplina: Circuitos Digitais
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
1 Factores de Produção
FUNÇÕES. Matemáticos importantes no desenvolvimento do estudo das Funções  Galileu ( )  Kepler ( )  Euler ( )  Leibniz ( )
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
O setor externo Aula 11.
Prof. Dr. Andre LF Rodacki Mateus Corrêa Silveira FORÇA E TORQUE – CONCEITOS DE DEFINIÇÕES.
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
ELETRORRESISTIVIDADE CARGAS ELÉTRICAS MODELAGEM TRIDIMENSIONAL Autor Sergio Cavalcante Guerreiro.
5. Princípios da Corrente Alternada INTRODUÇÃO DEE/FE/UNESP – Bauru 2007.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 3 05/11/2010.
APLICAÇÃO DE MODELOS CINÉTICO E ENERGÉTICO PARA ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS DE QUARTZO EM MOINHO PLANETÁRIO SANTOS, J.B.1,2, SOARES,
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 6: Fundamentos de comunicação óptica. (continuação) Prof. Diovani Milhorim.
CIRCUITOS COM FORMAS DE ONDA PERIÓDICAS NÃO SENOIDAIS
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa Electrónica Geral Par Diferencial.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
Compatibilidade Eletromagnética
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Transcrição da apresentação:

DHT –Distorção Harmônica Total Caio Emanuel Alencar Santos Alysson Milton Evangelista

Qualidade na Energia Elétrica PARA REFLETIR: Qual a relação entra a energia elétrica e o desenvolvimento socioeconômico? Qual a importância de uma energia elétrica de qualidade?

Qualidade na Energia Elétrica Distúrbios na energia elétrica: O que é? Quais as principais causas? Podem ser medidos?

Qualidade na Energia Elétrica Exemplos de fenômenos causadores de distúrbios eletromagnéticos: Harmônicas, inter-harmônicas; Ruídos de sistemas elétricos; Flutuações de tensões; Desbalanceamento de tensão; Variações na frequência, etc.

Harmônicas Definição: termo que vem da física, mais especificamente dos estudos dos movimentos ondulatórios. Quando uma onda se propaga oscilando periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, sendo este movimento traduzido matematicamente por funções senoidais ou co- senoidais, denominando “movimentos harmônicos”.

Harmônicas Definição técnica: Teorema de Fourier

Harmônicas

Harmônicas Carga linear :

Harmônicas Carga não-linear:

Harmônicas Cargas não-lineares, são tipicamente cargas utilizando a eletrônica de potência e são responsáveis pela produção das distorções harmônicas: Inversores de frequência; Sistemas de retificação e acionamento CC; Conversores trifásicos e acionamentos CA.

Harmônicas Por que detectar as harmônicas e as combater? Perturbações causadas pelas harmônicas; Impacto econômico; Consequências cada vez mais consideráveis; Quais harmônicas medir e combater?

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Fator de potência(FP): Diferença entre FP e cosΦ;

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Fator de Crista(FC): Relação entre o valor de crista (máximo) da corrente ou da tensão e o valor eficaz; Caso seja perfeitamente senoidal:

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Exemplo (fator de crista):

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Potência e harmônicas: Potência Ativa; Potência Reativa; Potência Aparente; Potência de Distorção;

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Taxa individual de harmônica (ordem h): Valor eficaz:

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica Taxa de Distorção Harmônica(THD): Corresponde à Total Harmonic Distortion; Define a importância do conteúdo harmônico de um sinal alternado; Baseado no IEC 61000-2-2:

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica THD em corrente ou tensão:

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica O indicador essencial é o THD que traduz de uma vez só grandeza e deformação da onda de tensão ou corrente. Onde o espectro mostra a característica do sinal deformado.

Indicadores Essenciais da Distorção Harmônica THD em tensão: Normal : THD< 5% Poluição significativa: 5%<THD<8% Poluição considerável: THD>8% THD em corrente: Normal : THD<10% Poluição significativa: 10%<THD<50% Poluição considerável: THD>50%

Medição do Indicadores Exemplos de aparelhos para medir estes indicadores: Observação por meio de um osciloscópio; Microprocessadores. Antecipar a luta contra as harmônicas: Aparelhos instalados permanentemente sobre a rede; Por um perito para uma visão pontual.