A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Factores de Produção. 2 3 4 5 6 7 8 9 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Factores de Produção. 2 3 4 5 6 7 8 9 10."— Transcrição da apresentação:

1 1 Factores de Produção

2 2

3 3

4 4

5 5

6 6

7 7

8 8

9 9

10 10

11 11

12 12

13 13

14 14

15 15

16 16

17 17 Sustentabilidade vem do latim sustentare que significa suster, suportar, conservar em bom estado, manter, resistir. Nos dicionários em português, sustentar significa impedir a ruína, resistir, manter, conservar a mesma posição, suster-se, manter o nível apropriado. Sustentável é tudo que é capaz de ser suportado, mantido.

18 18 1) adaptabilidade – está relacionada com a flexibilidade do sistema, é a capacidade do sistema de encontrar novos níveis de equilíbrio, caracterizada pelas flutuações de suas variáveis.

19 19 2) diversidade – a diversidade permite a complexidade. É do grau de complexidade de sua rede de relações que depende a estabilidade de um sistema (Nolasco, 1999). A diversidade possibilita a manutenção, em níveis favoráveis, dos benefícios proporcionados pelo sistema, ao longo do tempo.

20 20 3) eqüidade – é entendida como a capacidade do sistema de distribuir de forma justa os benefícios, produtos e serviços gerados, garantindo padrões mínimos de qualidade de vida (Nolasco, 1999). A eqüidade apresenta dupla dimensão: intrageracional e intergeracional. A primeira está relacionada com a disponibilidade de um sistema mais seguro para a sociedade e a segunda pode ser definida como a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de garantirem suas próprias necessidades.

21 21 4) resiliência – é a capacidade do sistema de retornar ao estado de equilíbrio ou manter o potencial produtivo depois de sofrer perturbações graves. Essa resiliência opera dentro de certos limites. Se a magnitude de uma perturbação excede a esses limites, o sistema não é capaz de retornar à condição inicial. Os limites da resiliência são diferentes para os distintos sistemas (Kageyama, 1989 apud Carvalho, 1993).

22 22 5) Manutenção ou durabilidade – é a capacidade de conservação do sistema ao longo do tempo.

23

24 Onde está a sustentabilidade?

25 Tendencias atuais dissolução das fronteiras políticas e econômicas ao desenvolvimento do capitalismo globalizado e desregulamentado (Hirst; Thompson, 1998) emergência de “novas” fronteiras ambientais que não podem ser desconsideradas em longo prazo por este modo de produção (Altvater, 1999).

26 Desterritorialização de empresas e conglomerados industriais Para países com oferta de condições operacionais favoráveis: - melhores preços da força de trabalho, - economia de transportes e recursos de infra-estrutura, - baixa preocupação pelas legislações trabalhista e ambiental. Novas formas de organização da produção: - mais flexíveis, - baseadas no modelo fordista, - adaptada às flutuações das demandas de produtos e serviços, - vantagens comparativas dos locais do mundo (Chesnais, 1996).

27 Desigualdade social- degradação ambiental Modo de produção hegemônico (residir próximo às indústrias poluidoras, lixões, margens dos cursos de água e áreas com elevada declividade). Grupos de piores condições socioeconômicas ficam mais expostos aos riscos ambientais (Maccariello, 2002).

28 Atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” (LEROY, 1999). Caberia ao desenvolvimento econômico apropriar-se dos excedentes da natureza sem, no entanto, comprometer o “capital natural” (LOVINS 1999). Desenvolvimento sustentável

29 Está fundamentado em valores éticos e sociais, marcando uma filosofia de desenvolvimento que conjuga eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica (UN, 1992). Respeita os limites de capacidade de carga dos ecossistemas (IUCN, 1991). Significa “desenvolvimento social e econômico estável, equilibrado, com mecanismos de distribuição das riquezas geradas, envolve a dimensão econômica, social, ambiental, e política, cuja promoção requer a estabilidade dos processos decisórios e das políticas públicas de desenvolvimento (Magalhães, 2003). Desenvolvimento sustentável

30 Seria uma construção social ainda em definição A sustentabilidade é uma noção a que se pode recorrer para tornar objetivas diferentes representações e idéias. (ACSELRAD, 2001)

31 Desenvolvimento sustentável Condição ambiental que implica empreendimento humano que é: – socialmente justo, – economicamente viável e – ecologicamente correto.

32


Carregar ppt "1 Factores de Produção. 2 3 4 5 6 7 8 9 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google