A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GEOGRAFIA DO PODER.
Advertisements

ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
NgB2LrEqKXc NgB2LrEqKXc vídeos socialismo e capitalismo.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
NOVA ORDEM MUNDIAL.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CHINA – atual superpotência???.  Desde 2014, os governos de China e Brasil vem conversando e tentando entrar em acordo em relação aos investimentos.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
As Transformações do Mundo Contemporâneo Do pós 2ª Guerra Mundial aos desafios do nosso tempo.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
A Rússia na nova ordem Geopolítica
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Segunda Guerra Mundial
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Diversidades regionais da Europa
Alemanha – a grande potência econômica da Europa
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
A ú ltima foto: curvado e abatido, Hitler, à beira da morte, inspeciona danos na chancelaria VEJA, Maio de 1945.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Geografia – Professor Fernando
O Outro lado da globalização
Transcrição da apresentação:

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.

 Com a desagregação do mundo socialista e fim da guerra fria houve a necessidade de se enquadrar os novos países de economia de mercado. Surge então a divisão norte-sul, onde o norte representa basicamente os países desenvolvidos, incluindo as economias mais industrializadas do ex-mundo socialista, e o sul se refere aos países subdesenvolvidos. Os Estados Unidos agora dividem o poder com as economias em ascensão do Japão e da União Européia num novo equilíbrio mundial: a nova multipolaridade, com três polos de poder.

GEOPOLITICA: Fim da Guerra Fria e da Bipolarização, ou seja, fim do antagonismo existente entre socialismo e capitalismo. Desaparecimento do PACTO DE VARSÓVIA, a partir de então some a aliança militar do bloco socialista, até porque estamos vivendo a derrocada do socialismo. Mudanças de perfil da OTAN, esse organismo passa a desenvolver novas funções, devido o fim da guerra fria e da bipolaridade.

ECONÔMICA Aprofundamento do desenvolvimento do capitalismo, pois estamos diante de uma nova fase do capitalismo, que apresenta novas característica produtiva. Globalização que é a fase atual o capitalismo onde se verifica uma interdependência entre os estados nações. Aparecimento de organizações entre países que ficaram conhecidas como blocos de poder, como é o caso a União Europeia (EU) e do NAFTA.

Divisão Norte-Sul Mário Yoshida Fonte: Elaborado pelos autores com base em: Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, p.20. A divisão Norte-Sul é delimitada por uma linha sinuosa. Os países desenvolvidos estão situados de um lado da linha, a maior parte ao norte, e os subdesenvolvidos encontram-se ao sul.

Características da nova ordem mundial Desaparecimento do conflito leste X oeste Surgimento do conflito norte X sul

Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico- comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica. O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.

Características da nova ordem mundial Surgimento de novos organismos internacionais como o G7, que engloba os setes países mais industrializados do mundo e a Rússia por isso e conhecido também como G8. Proliferação de blocos de poder, na América, Ásia, África, Europa, enfim todos os continentes. Aparecimento de uma ordem monopolar, no que diz respeito a questão militar, pois só existe uma superpotência militar nos dias atuais que é os EUA.

Fonte: FMI (estimativa 2007). O G-8 no mundo Valores em trilhões de US$ PIB convertido pela taxa de média de câmbio do ano

Maiores Economias

Características da nova ordem mundial Aparecimento de novos centros de poder econômico (Japão e Alemanha) um no extremo oriente e outro dentro da Europa. Obs: alguns autores classificam a China como um pólo de poder emergente da nova ordem mundial.

OTAN - NA NOVA ORDEM MUNDIAL Manter a ordem política dentro do continente europeu, Proteger os interesses econômicos das potências ocidentais; Manter vivo os interesses da indústria armamentista norte americana e européia; Reafirmar o poder militar dos estados unidos no mundo multipolar (Pax Americana) – Paz imposta de acordo com os interesses americanos. Conter de forma incisiva os avanços do terrorismo no continente europeu; Resguardar os paises membros das instabilidades políticos existente no leste europeu. Proteger os países do continente europeu de uma possível ameaça russa

Pax Americana Corresponde a forma como o EUA veem os outros países do mundo, pois a partir da utilização da Pax americana verificamos que, o seu governo, deixa de respeitar a soberania dos demais estados nações, por achar que são superiores a qualquer outra civilização, inclusive a europeia. Um exemplo dessa Pax americana foi a Guerra do Iraque no início da década de 2003.

Início do século XXI - Doutrina Bush Linha de ação baseada em um conjunto de princípios, que permitem ao governo dos Estados Unidos: defender-se de modo preventivo e antecipado; estabelecer alianças com outros países para derrotar o terrorismo no mundo; não permitir a ascensão de qualquer país a uma situação de potência militar. Essa linha de ação poderá sofrer alterações com a chegada ao poder do presidente Obama, que, já ordenou, por exemplo, o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba