ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

Estruturas resistentes
MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário Prof. Ms. Eduardo de Oliveira Vianna Setembro de.
Metais Não Estruturais
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
LAJES PRÉ-FABRICADAS EM CONCRETO PROTENDIDO CÁLCULO E PRODUÇÃO
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
NBR – A nova norma brasileira de Fôrmas e Escoramentos
Materiais cerâmicos Blocos
SISTEMA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA MEDIANTE PAINÉIS DE BETÃO.
Materiais absorventes acústicos
Adesivos e Selantes em Poliuretano
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
O QUE É CONCRETO PROTENDIDO, OU MELHOR, O QUE É PROTENSÃO ?
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
DESENHO APLICADO 2 Prof. GRAZIELLI BRUNO BELLORIO
AULA 9: CIMBRAMENTO E FÔRMAS.
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
CRITÉRIOS 2.0 Definindo os critérios para o tipo de obra escolhido
Aços na Construção Civil
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
QUICK HOUSE®.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia da Edificação II O PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTRUTURA Locação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
CRIA OBRA NOVA 3.0 Definindo Dados geométricos da Obra.
ANDAIMES PLATAFORMAS DE TRABALHO
Geometria 4.4 Inclusão das Vigas e Lajes © Célio Silvestre
Materiais de construção I
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESCADAS SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural:
Módulo de Portuária e Construção Civil – AULA 4 Prof. Rivaldo Fonseca
A árvore. Estrutura - Função
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TB 100%.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
MATERIAIS E PRÉ-MOLDADOS
Materiais absorventes acústicos
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Prof. José Antonio De Milito
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
Simples Armado Protentido
Módulo para Habitação de Interesse Social
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
SISTEMAS DE FORRAÇÃO. AZEREDO (1987) define teto como o que define o pé direito de um cômodo, enquanto que forro é o revestimento que cobre o teto ou.
BLOCOS DE APOIO Prof. Msc. Silvio Edmundo Pilz.
PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO
Estrutular Engenharia Construções inteligentes !!
6. Conexões 7. Juntas e curvas de expansão 8. Vedantes
PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET NA FABRICAÇÃO DE LAJE NERVURADA
LAJES FUNÇÃO: Receber cargas de utilização aplicadas nos pisos e transmitir às vigas São elementos bidimensionais cuja espessura “h” é bem inferior às.
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
Equipamentos de transporte - GRUAS
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida é a altura ou a espessura. São os elementos que absorvem diretamente as cargas transferidas aos pisos das unidades construídas. Quanto às cargas absorvidas, resistem bem à flexão e ao esforço cortante. Quanto aos sistemas construtivos podem ser maciças, mistas, nervuradas, pré-moldadas ou préfabricadas. Em vários sistemas é possível protender as armaduras. LAJES MACIÇAS 1.São concretadas “in loco” sobre formas e armaduras previamente construídas e devidamente instaladas. 2.Podem ser usadas formas de madeira ou metálicas. 3.Os escoramentos também podem ser metálicos ou de madeira. 4.É sempre necessário o uso de espaçadores para garantir o cobrimento do conccreto sobre as armaduras, 5.O peso próprio é um dos limitadores deste sistema, grande consumo de concreto. 6.Existe limitação quanto aos vãos a vencer, distribuem cargas nas duas direções. 7.Isolamento térmico e acústico deficientes, muita propagação de som.

LAJE MACIÇA

ESTRUTURAS LAJES LAJES MISTAS 1.São concretadas “in loco” sobre formas e armaduras previamente construídas e devidamente instaladas, tem que ser totalmente assoalhadas como as lajes maciças. 2.Podem ser usadas formas de madeira ou metálicas. 3.Os escoramentos também podem ser metálicos ou de madeira. 4.É sempre necessário o uso de espaçadores para garantir o cobrimento do conccreto sobre as armaduras. 5.Pode ser usado tijolos cerâmicos, eps ou outros materiais de enchimento, o objetivo e aliviar o peso da laje e formar nervuras nas duas direções. 6.O peso próprio já fica reduzido e consumo de concreto diminui. 7.Já é possível vencer vãos maiores. 8.O isolamento térmico e acústico melhora e depende muito do material aplicado.

LAJE MISTA

ESTRUTURAS LAJES LAJES NERVURADAS 1.São concretadas “in loco” sobre formas e armaduras previamente construídas e devidamente instaladas, não precisam ser, necessariamente assoalhadas, como as lajes maciças. 2.Podem ser usadas formas plásticas ou metálicas, as mais usadas são as plásticas e são recuperáveis, atualmente se usa muito este sistema(popularmente conhecidos como “cubetas”). 3.Os escoramentos usualmente são metálicos assim como as guias e travessas. 4.É sempre necessário o uso de espaçadores para garantir o cobrimento do conccreto sobre as armaduras. 5.Normalmente se tem aumantadas as alturas das lajes, é necessário previsão de pé direito maior no projeto arquitetônico. 6.O peso próprio já fica bem reduzido e consumo de concreto diminui. 7.Já é possível vencer grandes vãos e distribuir as cargas nas duas direções. 8.Dificilmente se consegue embutir todas as instalações na laje, a solução é forrar tudo.

LAJE NERVURADA

ESTRUTURAS LAJES LAJES PRÉ-MOLDADAS: Comum, terliçada, painéis treliçados e protendidas. 1.São concretadas parcialmente na indústria e parcialmente “in loco”, não precisam ser assoalhadas como as lajes maciças, as comuns vencem vãos máximos de 6,00m, as treliçadas e as protendidas até 11,00m. 2.Necessitam escoramentos cujo espaçamento depende de cada projeto. 3.Os escoramentos podem ser metálicos ou de madeira. 4.Normalmente distribuem as cargas numa única direção, as treliçadas, com as armaduras expostas, podem ter armaduras adicionais para distribuir as cargas em duas direções. 5.É necessário comprar de fornecedores confiáveis, muitos não seguem as normas, principalmente quanto aos cobrimentos das armaduras. 6.O peso próprio fica bem reduzido e consumo de concreto diminui. 7.Os preenchimentos dos vãos podem ser em tijolos cerâmicos ou EPS. 8.Maior facilidade para se embutir tubulações de instalações.

LAJE PRÉ-MOLDADA comum

LAJE PRÉ-MOLDADA treliçada

LAJE PRÉ-MOLDADA painel treliçado

LAJE PRÉ-MOLDADA protendida

ESTRUTURAS LAJES LAJES PRÉ-FABRICADAS: Lajes PI e Alveolar 1.São concretadas totalmente na indústria, restanto o capeamento na obra, são montadas com guindastes na obra, as alveolares podem vencer vãos de 12,00m e as lajes PI mais de 20,00m. 2.Não necessitam de escoramentos. 3.Podem suportar grandes cargas, acima de 5,0 ton/m². 4.Distribuem as cargas numa única direção. 5.São sempre protendidas e usam concretos de altas resistências. 6.Grande velocidade de montagem nas obras. 7.Para uso de lajes PI deve-se tomar cuidado com as alturas das lajes, normalmente tomam muito mais altura do que os outros sistemas. 8.As instalações não podem ser embutidas. 9.IMG_6240.MOVIMG_6240.MOV

LAJE PRÉ-FABRICADA Alveolar

LAJE PRÉ-FABRICADA pi

ESTRUTURAS ESCADAS Moldadas “in loco” ou Pré-moldadas 1.São os elementos voltados a permitir o deslocamento entre os pavimentos. 2.Composta de espelhos e pisadas. 3.Diversos são os formatos construtivos: retas, curvas, em leque, etc. 4.Cuidados especiais devem ser tomados com a execução, especialmente quanto aos deslocamentos horizontais e verticais, muitos erros são cometidos na execução.

Escadas