A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jesus, o Deus que se fez homem e habitou entre nós
Advertisements

HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
Lição 1 para 2 de abril de Ao escrever seu evangelho, Mateus quer nos mostrar:
A nossa carta sois vós, uma carta escrita nos corações, conhecida e lida por todos os homens. Vós sois a carta de Cristo, confiada ao nosso ministério,
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
1 O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Active Directory IGOR ALVES.
Metafísica Aristotélica
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Gravitação - Aula II Dos Pré-Socráticos a Platão. Prof. Ivã Gurgel 24-26/09/2014.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Há Espíritos? Allan Kardec in O Livro dos Médiuns.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
LIÇÃO 11 – O JUÍZO FINAL Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
O que é uma oferta de comunhão? Levítico 3.1 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/08/2010.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
UMA VESTE ESPECIAL. MEU AMIGO, COMO ENTRASTE AQUI SEM A TÚNICA NUPCIAL? Mateus, XXII, 12.
IGREJA INVISÍVEL, 1 Até ao dia da segunda e definitiva vinda de Cristo no final dos tempos, “os seus discípulos, uns peregrinam na terra; outros, já defuntos,
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Origem Local: Palestina (integrava o império romano) Fundador: Jesus Cristo O cristianismo encontra condições favoráveis na Palestina pois os judeus eram.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
A B C Lucas revela em seu evangelho que a combinação do Espírito Santo com a oração foi o SEGREDO da vida vitoriosa e bem- sucedida de Jesus. Ao longo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
IGREJA BATISTA BASILEIA Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Vamos à biblioteca! 1.1 PARTICIPAR Jogo “Eu e a Bíblia” Neste jogo o objetivo é a escolha da opção mais correta!
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
FUNDAMENTOS PARA AUTO-ACEITAÇÃO
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
LIÇÃO 5 - A MARAVILHOSA GRAÇA Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa

Gnosticismo De origem obscura; Grego “gnosis” = conhecimento – Não no sentido científico (episteme) – No sentido de conhecimento geral – No sentido de relação sexual – No sentido de conhecimento místico Era um conhecimento que buscava participação no divino. Buscava união e salvação;

Gnosticismo Os iniciados seriam salvos deste mundo mau da matéria; Características Básicas: –S–Sincretismo: “mistura” de várias crenças: Elementos da astrologia das antigas concepções religiosas babilônicas; Elementos das antigas concepções religiosas persas e egípcias;

Características Básicas: –D–Dualismo: princípio platônico que polariza espírito e matéria. Espírito – bom, imutável, perfeito, eterno Matéria – má, mutável, imperfeita, perece

Docético (grego “dokeo” = parecer) – negava a encarnação. Jesus era apenas espírito, como um fantasma; O “demiurgo” era o ente responsável pela criação do mundo (o Deus do AT); Na antiguidade os planetas eram considerados poderes astrológicos demoníacos ou divinos;

Gnosticismo O Salvador, Jesus, em sua viagem cósmica revela as armas ocultas desses poderes demônicos, ao atravessar seus domínios, vencendo-os nessa descida à terra; Traz consigo os selos de seu poder, seus nomes e características; Quem tiver o nome de um poder demoníaco já lhe é superior;

Gnosticismo Ao chegar à terra o Salvador transfere para os seus seguidores este conhecimento (gnose); Para se iniciar neste “conhecimento” era necessário uma vida ascética; Outros grupos eram libertinos pois, sendo a carne má, você poderia entregá-la às orgias;

Gnosticismo Há três classes de homens: – os pneumatikoi = espirituais – os psychikoi = seguidores da alma – os sarkikoi = dominados pela carne O Gnosticismo teve seu auge entre 135 e 160 A.D.; Dois dos principais líderes foram Valentino (Roma) e Basílides (Alexandria);

Marcionismo Marcião era líder na Igreja de Roma em torno de 140 d.C.; Em sua obra Antitheses, distinguiu o Deus do AT do Deus do NT, o Deus da Lei do Deus do Evangelho. Rejeitava o primeiro para aceitar o outro;

Marcionismo Formou seu próprio cânon, que incluía o Evangelho de Lucas, os Atos dos Apóstolos e dez cartas de Paulo, não sem antes “purificar” estes escritos de “acréscimos” não espirituais; Em 144 A.D. Marcião foi expulso da igreja por causa de suas idéias fundando, assim, um movimento próprio que perdurou até o século V.