Substâncias Fundamentais

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Transcrição da apresentação:

Substâncias Fundamentais A Medicina Tradicional Chinesa considera a função do Corpo e da Mente como o resultado da interação de determinadas Substâncias Vitais. Essas substâncias manifestam-se em vários níveis de "Substancialidade", sendo em alguns momentos rarefeitas e/ou totalmente imateriais. Todas elas constituem a visão Taoísta do Corpo-Mente; sendo o Corpo e a Mente um círculo de energia e Substâncias Vitais interagindo para a formação do organismo material, e a base para toda esta transformação é o Qi. As Substâncias Fundamentais são em número de cinco (5): Qi: Energia Xue: Sangue Jing: Essência ou Energia Ancestral *Shen ou Chenn: Espírito ou Consciência Jin Ye: Líquidos Orgânicos A base para o entendimento das Substâncias Fundamentais é o entendimento do conceito de Yin/Yang, pois são conceitos relativos; há necessidade de formas comparativas, e os inter-relacionamentos funcionais das substâncias são complexos, significando que é difícil separar um componente do outro de maneira definida.

Formação das Substâncias Qi: é a base de todos os fenômenos no Universo e proporciona uma continuidade entre a forma material e dura e as energias tênues, rarefeitas e imateriais. Possui vários aspectos nas diferentes áreas por onde se distribui: Gu Qi: é a Essência dos Grãos, dos alimentos e das bebidas. É formada pela ação do BP/E na transformação dos alimentos, combinada com o ar do Pulmão. Zhong Qi: é a Energia máxima do Tórax e está intimamente relacionada com as funções do Coração e Pulmão na circulação de Xue e Qi pelo corpo. Derivada da transformação dos alimentos pelo BP/E mais o ar absorvido pelo Pulmão. Zhen Qi: é o Qi Verdadeiro, formado através da ação do BP/E transformando os alimentos juntamente com o ar absorvido pelo Pulmão. Dele derivam-se outras duas energias que possuem aspectos Yin e Yang: Wei Qi => Qi da Defesa, possui aspecto Yang, circula principalmente na pele e nos músculos para defender Zang Fu de Xie interno ou externo. Yong ou Ying Qi => Qi da Nutrição, possui aspecto Yin, circula nos Jing Luo e Xue Mai para nutrir Zang Fu e Tecidos. Xue: a Essência Gu Qi é transformada em Xue no Tórax (TAS) pela ação do Coração e Pulmão, auxiliados pelo aspecto Yang do Jing (Yuan Qi) que ativa esta transformação, ativa também BP /E na produção do Gu Qi no T AM. O aspecto Yin do Jing fica armazenado nos Rins, auxiliando apenas na formação da medula óssea que produzirá o Xue.

Formação de Qi e Xue ar Zhong Qi Wei Qi Alimentos e bebidas Pulmão ar Tórax Coração e Pulmão Baço/Pâncreas Estômago Zhong Qi Wei Qi Alimentos e bebidas Essência dos Alimentos (Gu Qi) Zheng Qi Yuan (Verdadeiro) Yong Qi Ying (Nutrição) Sangue (Xue) Rins (Shen) Medula óssea Medula Jing

Formação das Substâncias Jin Ye: os alimentos e as bebidas são transformados pelo BP /E em frações com características mais densas e outras mais leves, que são denominadas de maneira geral Jin Ye. Possui aspecto Yin e Yang: Jin: A fração mais leve, mais pura, mais Yang e dinâmica, é levada pelo Pulmão para aquecer, umedecer e nutrir a pele e os músculos. Tem função e distribuição semelhante ao Wei Qi. Ye: A fração mais densa, menos pura, mais Yin e mais material, tem a função de umedecer e nutrir Zang Fu, ossos, cérebro e orifícios do corpo. Sua distribuição é semelhante ao Yong Qi. É transportado através do ID para a Bexiga e depois de transformado segue para o IG, onde passa por novo processo de transformação, formando frações mais fluidas que serão excretadas pela Bexiga, enquanto as mais sólidas serão excretadas pelo IG. Nota: o Jin Ye inclui todas as secreções do corpo => lágrimas, suor, leite matemo, secreção nasal, gástricas, intestinais, genitais, bucais, etc; mas a urina é considerada Ye por ser o resultado de transformação em excreção. Jing: Essência ou Qi Ancestral é dividida em duas partes: Jing Pré-Natal: deriva do Jing dos pais no momento da concepção. Jing Pós-Natal: é formada da fração purifica da das transformações sofridas pelos alimentos, bebidas e ar produzidas por BP/E e Pulmão.

Formação de Jin Ye Jin Ye Impuro BP e Estômago Alimentos e bebidas Separação em frações mais Densas e mais leves Ye Impuro

Formação das Substâncias O Jing possui também aspecto Yin e Yang: Aspecto Yang: corresponde ao Yang dos Rins e a Yuan Qi (Fonte), responsável pelo aquecimento, ativação, transformação e movimentação dos Zang Fu. É a força motriz geral. Dela surge a formação de Qi, Xue, Jin Ye, desenvolvimento, crescimento e reprodução. Conhecida como Ming Mem. AspectoYin: corresponde ao Yin dos Rins, Essência Pré-Natal, responsável em fornecer a base material para as atividades dinâmicas do aspecto Yang. Fornece o substrato para a formação dos materiais associados com o Jing: medula, Xue, tecidos. Nota: Tanto o aspecto Yang quanto Yin dos Rins não podem ser avaliados em separado, são complementares. *Shen: Espírito / Consciência => é uma parte integral do corpo, não um aspecto em separado. O * Shen vitaliza o corpo e a Consciência, estabelece a força da Personalidade (qualidades únicas de percepção, consciência e vitalidade). É dividido em dois aspectos: *Shen Pré-Natal: é derivado dos Pais juntamente com o Jing Pré-Natal *Shen Pós-Natal: é derivado e/ou manifestado pela interação do Jing Adquirido e do Qi no Coração, pois tanto Jing Pré/Pós-Natal mais Qi, formam Xue e Yin do Coração que é a residência do *Shen. Em assim sendo, descobrem-se os Três Tesouros da Medicina Tradicional Chinesa ( San Bao), que são Jing, Qi e *Shen.

JING Formação do Jing Jing pré-natal Aspecto Yang (dos pais) De Jing Ativa transformações, crescimento, desenvolvimento e reprodução Jing pré-natal (dos pais) Aspecto Yang De Jing JING Fornece base material para crescimento, Desenvolvimento e Reprodução Aspecto Yin De Jing Jing pós-natal l (de alimentos, etc)

Medula Formação do Jing Xue Cérebro (Mar de Medula) Aspecto Yin Medula Óssea Xue

*SHEN Formação do *Shen *Shen pré-natal (dos pais) Vitaliza o corpo E a consciência *SHEN Sangue e Yin do coração Fornece a moradia para Shen *Shen pós natal (da interação de Jing e Qi)

Funções das Substâncias

Aspectos Yin e Yang das Substâncias

ar Essência dos Alimentos (Gu Qi) Zhong Qi Zheng Qi Wei Qi Yong Qi Xue Alimentos e bebidas Jing Medula óssea Ye Jin Ye Jin Flúidos impuros E sólidos Intes. Delg Intes. grosso Bexiga fezes urina Ativações e transformações Aspecto Yang Cérebro Aspecto Yin pais alimento Coração e Pulmão BP e Estômago Rins ID, IG e

Principais desarmonias das substâncias

Deficiências

Substância Zang prinicpal associado Pirincipais sintomas Exemplo Qi Deficiente Rins, BP e Pulmão Face pálida, brilhante, fraqueza geral; voz e respiração fraca Asma ( Qi Pulmão e dos Rins defic) Yang Deficiente Rins, BPe Coração Sintomas de Qi defic, mas mais intensos, além dos sintomas de Frio, por exemplo, membros frios, temos ao frio Edema tipo Yang dos Rins e Yang do BP def. Xue Deficiente BP, Coração e Fígado Face pálida opaca: adormecimento ou tremores fracos nos membros; magro; tontura, mesnstruação escassa Anemia (tipo Qi do BP Def) Yin Deficiente Rins, Fígado, Coração e Pulmão Sintomas de Calor, exem. Inquietude, malar corado, magro, tontura Insônia Tipo Yin dos Rins e Yin do Coração Def.

Substância Causas Sintomas Jin Ye Deficiente Geralmente associado a quadros de Calor; - Hemorragia, vômito e diarréia Secura, emagrecimento e manifestações de calor Jing Deficiente Def. congênitas, doenças crônicas, idade, fadiga física e sexual e parto, distúrbios emocionais (medo, pavor...) fraqueza óssea, memória e raciocínio fraco, queda de cabelo, atividade sexual fraca, infertilidade Shen deficiente Deficiência geral do Qi e do Jing Apatia, falta de espírito, da vitalidade, da alegria

Estagnações

Fígado, Coração e Pulmão Substância Zang principal associado Principais sintomas Exemplo Qi estagnado Fígado, Coração e Pulmão Distenção e inflamaçõ, geralmene de lugares variados Tensão pré-menstrual (tipo Qi estagnante) Xue estagnado Fígado e Coração Dor intensa, geralmente fixa, pele escura Angina pectoris