REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino Franco e Império Carolíngio.
Advertisements

A divisão histórica ocidental O termo Idade Média foi inventado em um determinado momento e um certo lugar. E com motivo específico. Foi no século XVI.
No século III d.C, o Império romano estava em crise. Não dispunha de meios para continuar sua expansão, tendo definido seus limites entre a bretanha e.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
Idade Média Ocidental Alta Idade Média (Séc. V ao X) - Formação e Desenvolvimento do Feudalismo - Igreja Católica: Concentração de Poderes - Mundo Árabe:
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Períodos Históricos.  Períodos históricos:  1-Períodos Pré-Homérico (Pré-histórico)  2-Período Homérico.  3-Período Arcaico.  4-Período Clássico.
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Escola Estadual Dr.Martinho Marques Arte Cristã Primitiva Professora: Edna Perigo Coordenadora: Eliane Pigari Professo Multiplicadora: Marilza.
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média e Feudalismo
SEQUÊNCIA DE REVISÃO História em Debate 1º ano.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
Hebreus, Fenícios e Persas
Grandes Civilizações do mundo antigo
Bárbaros e Reino Franco
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
O Antigo Regime em Portugal
Formação das Monarquias centralizadas
Roma Antiga Monarquia e República.
ORIENTE MÉDIO.
Revisão TSE 8 ano geografia
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
Capítulo 6.2 – Visões do Paraíso
Civilizações Orientais
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A liberdade guiando o povo
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
Professora Consuelo Holanda
MESOPOTÂMIA.
Preparatório EsPCEx História Geral
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
O Livro no Ocidente Medieval
Idade Média: Império Bizantino
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O mundo árabe A formação do Islã
A BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULO XI AO XV.
A Igreja de Santa Sofia em Istambul.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
Império Romano Prof. Alan
A Formação dos Reinos Bárbaros
EUROPA, SÉC. XIX: A ERA DAS REVOLUÇÕES
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
A Crise do Império Romano do Ocidente
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
Preparatório EsPCEx História Geral
solos férteis, região disputada por diversos povos:
Período de desenvolvimento e dissolução do modo de produção feudal.
OS REINOS AFRICANOS.
Preparatório EsPCEx História Geral
IDADE MÉDIA século V ao XV
História/6ºA Profª Tatiane
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Introdução à História.
O Império Macedônico
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO PG 01 HISTÓRIA Professora Marta Cibele

Roma Pax- Romana A política adotada por César Augusto é a da Pax Romana, cujas características eram: Construção de estradas, pontes, aquedutos (abastecimento de água na cidade), templos, palácios, banhos públicos, etc; Embelezamento e organização das regiões conquistadas; Ampliação e melhora dos serviços de correio e de limpeza pública; Ampliação ao direito de cidadania; Fim das Guerras de Conquistas. Porém, a Pax Romana causaria, a longo prazo, numa série de problemas de ordem econômica devido aos altos gastos desta política, assim como a ausência de trabalhadores devido ao término das conquistas e, com isso, a diminuição do número de escravos.

Questões de PG anteriores 01. Durante a era da Pax Romana (séculos I e II d.C.), pode- -se afirmar que o poder imperial valorizou principalmente a: a) perseguição aos fiéis do cristianismo nascente. b) conservação dos vastos domínios conquistados. c) intensificação da política de conquistas territoriais. d) entrada de bárbaros para o interior do território. e) participação popular nas decisões de governo. 02. A alternativa que apresenta o que foi a pax romana e a mudança na lógica imperial do período é: a) O período da Pax Romana foi a decadência do Império, levando ao fim da paz imperial pelas guerras de conquista. b) A Pax Romana, período de invasões bárbaras, foi marcada pela centralização do poder frente ao colapso do Império. c) A Pax Romana foi o período do apogeu do Império Romano, passando da expansão para a consolidação. d) O surgimento da República, ou Pax Romana, deu fim à Monarquia e instituiu o triunvirato. e) A Pax Romana foi o acordo de paz entre os romanos e os bárbaros, encerrando a expansão romana.

Roma Guerras Púnicas As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África), que ocorreram entre os anos de 264 a.C a 146 a.C. Causas Anexação da Magna Grécia pela República Romana. (Sicília) Conflito de interesses entre os cartagineses e romanos, originado da expansão territorial da República Romana na região do Mar Mediterrâneo. Antes das guerras, Cartago dominava o comércio marítimo no Mediterrâneo. Política expansionista romana que objetivava dominar toda a região do Mediterrâneo e controlar o comércio marítimo. Consequências Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo. Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região. Aumento do poder político e econômico de Roma na Europa e norte da África. Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.

Questões de PG anteriores 01- Assinale a afirmativa que apresenta com quem Roma lutou nas Guerras Púnicas e qual o motivo do Conflito: a) Sardenha enfrentou Roma buscando se defender da conquista romana, que visava suas terras férteis. b) Roma entrou em conflito com a Espanha pelo domínio da Sicília e pela hegemonia político-econômica da região. c) Roma entrou em conflito com Cartago pelo domínio da Sicília e pela hegemonia politico – econômica da região. d) Sicília, importante cidade do Mediterrâneo, entrou em conflito com Roma por sua independência. e) Córsega entrou em conflito com Roma pelo domínio da Sicília e pela hegemonia politica e econômica da região. 02. Ao final das Guerras Púnicas ( a.C.); Roma: a) Conseguiu consolidar a conquista da Gália. b) Sufocou uma rebelião liberada por Spartacus. c) Afirmou sua supremacia no Mediterrâneo. d) Fez uma reforma agraria que aboliu a pobreza. e) Organizou seu Estado sob o modelo Imperial.

Império Bizantino Invasões Bárbaras: Divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental. Queda do Império Romano Ocidental em 476. Inicio da Idade Média (séc. V ao XV). Império Bizantino- Capital Constantinopla (330)– Imperador Constantino. Origem – Bizâncio (Cidade Estado Grega) Principal Imperador foi Justiniano I ( ): Expansão territorial; sucesso nas expedições militares e organização do direito romano. Cisma do Oriente: Rompimento com a Igreja e separação em Católica (Roma) e Ortodoxa (Constantinopla). Queda do Império Bizantino: Constantinopla Tomada pelos Turcos em 1453.

Questões de PG anteriores 02. Inaugurada pelo imperador Constantino no ano de 330, Constantinopla, a nova capital do Império Romano, foi construída sobre a antiga colônia grega de: a) Bizâncio b) Palmira c) Niceia d) Pérgamo e) Antioquia 03. A subdivisão da Idade Média conhecida como “Alta Idade Média” corresponde ao intervalo entre os séculos: a) V e XV. b) XI e XIX. c) V e X. d) VIII e XII. e) XI e XV. 04. Justiniano I ( ) foi o mais importante imperador bizantino. Entre suas realizações, pode-se mencionar a: a) separação da Igreja Católica. b) destruição da cultura clássica. c) diminuição dos limites territoriais. d) organização do Direito romano. e) construção da Basílica de São Pedro.

Árabes Maomé: Profeta do Islã- único deus Alá. Corão- Livro sagrado do Islã. Islamismo: proporcionou a unificação do povo árabe. Questão de PG anterior: 01. A doutrina da religião islâmica é encontrada no livro chamado: a) Califa b) Kaaba c) Jihad d) Xiita e) Corão

Movimento Monástico e Heresias Heresias: A negação direta de uma crença ou a concepção errônea em matéria de fé. Monges copistas- responsáveis por copiar ou traduzir para o latim manuscritos de autores da antiguidade, o que acabou preservando o legado greco-romano. Mosteiros: Unidade econômica autossuficiente, na qual todo deveriam trabalhar e orar de acordo com a regra escrita (Bento de Núrsia). Paulo de Tarso: transformação do cristianismo de seita judaica em Igreja de caráter universal.

Francos Origem - Povo Germânico. Clóvis, O Meroveu: Considerado o primeiro rei da França, herdou um pequeno reino de seu pai e o estendeu, impondo seu poder aos chefes sálios e ripuários pela diplomacia e pela força. Em 493 desposou Clotilde, sobrinha do rei da Burgúndia e católica. Com esse casamento, Clóvis garantiu o apoio dos bispos a seus empreendimentos militares. Em 496, após vencer os alamanos na Batalha de Tolbiac, fez-se batizar no Natal, tornando-se, aos olhos dos católicos, o” legitimo rei dos bárbaros”. Mordomos/ Prefeitos do Palácio: Funcionários administrativos do reino, passaram a ter mais poder do que o rei- Pepino, o Breve foi o primeiro a se tornar rei. Carlos Magno: Maior expansão do território Franco, foi coroado pelo Papa Imperador do Ocidente. Renascimento Carolíngio: renascimento da literatura e das artes que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno. Tratado de Verdun: Divisão do Império Franco entre os três filhos de Luís o Piedoso.

Questões de PG anteriores 01. Ao longo de seu reinado, Clóvis, o Meroveu ( ): a) viu o Reino Franco ser perdido aos poucos. b) foi derrotado em todas as batalhas de que participou. c) conquistou as terras que formam a França atual. d) casou-se com uma católica, mas nunca se converteu. e) afastou-se do trono em favor de seus filhos. 02. Em 751, a deposição de Childerico III por..... pôs um fim à Dinastia Merovíngia. Tinha início a Dinastia Carolíngia. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: a) Carlos Magno b) Dagoberto I c) Pepino de Herstal d) Carlos Martel e) Pepino, o Breve

Feudalismo Regime Social e Econômico que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. Governo descentralizado – Senhores Feudais. Economia de subsistência- agricultura, planta-se o necessário para a sobrevivência. Sociedade Estamental: 1ª Ordem (Clero); 2ª Ordem (Nobreza) e 3ª Ordem (restante da população). Trabalho- Servil – trabalho obrigatório compulsório em que o servo trabalha nas terras do Senhor e paga tributos em troca de proteção. Obrigações feudais: Banalidades: pagamento pelo uso de bens do feudo. Capacitação: tributo pago por pessoa. Censo: tributo pago pelos vilões e camponeses livres. Corveia: trabalho compulsório do servo por alguns dias nas terras do senhor. Dizimo ou tostão – 10% pago a Igreja. Talha: pago para a defesa do feudo.

Questões PG anteriores 01. A obrigação feudal que consistia no trabalho compulsório do servo por alguns dias da semana nas terras do senhor (manso senhoral) era chamada de: a) Talha b) Corveia c) Dizimo d) Capacitação e) Banalidades 02. Assinale a alternativa que corresponde a sociedade de ordens da Idade Média: A Primeira Ordem era o Clero, que deveria rezar; a Segunda Ordem era a Nobreza, que deveria combater; e a Terceira Ordem era formada por todos os outros que deveriam trabalhar para sustentar as demais ordens.