Sistema Multiutilizador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Threads.
Advertisements

Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROF.: MARCO ANTÔNIO Escola Estadual Professor Gonçalves Couto Grupo: Brenda n° 03 Francyane n° 08 Glicéria n° 11 Emanuel n° 07.
Recuperação de Arquitetura de software Servidores de aplicação J2EE Michelet del Carpio 22/9/ DSL.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows Processos Curso Técnico em Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento Roteadores Prof. Sales Filho.
Sistemas Operacionais. 2 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Sistemas Operacionais. O que é Sistema Operacional? O Sistema Operacional é parte mais importante do seu computador, pois é ele que executa as tarefas.
Sistemas Operacionais
Gerência de Arquivos.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
Software (e direitos de autor)
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Introdução à Computação
Estruturas do Sistema Operacional
Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache
Mapeamento de Entrada e Saída em Sistemas Digitais
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MEMÓRIA/FRAGMENTAÇÃO. Por: Ndalovich Aufico
Administração de Gerência de servidores
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Sistemas Operacionais I
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Sistemas operativos
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
O Power Point na Sala de Aula
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
S.O. - Introdução.
NOÇÕES DE HARDWARE.
Níveis de Abstrações TANENBAUM:
Desenvolvimento em Camadas
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
Gerência de Dispositivos e Sistemas de Arquivos
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Sistemas operacionais
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Sistemas Operacionais Aula 3
Curso Técnico em Informática
Estrutura do Sistema Operacional
Arquitetura de Computadores
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Organização de um Computador
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Gerenciamento de backup e dumps do MySQL
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Transcrição da apresentação:

Sistema Multiutilizador Sistema OPERATIVO Inês LEONARDO PATRICIA 11ºITM fac

Índice Introdução Sistema Operativo Sistema Multiutilizador – Definição Características Arquitetura Arquitetura Kernel Conclusão

Introdução Este trabalho tem como objetivo atingir um conhecimento mais profundo em relação aos Sistemas Multiutilizadores, a sua definição, as suas características e a sua arquitetura. Além disso, também os sistemas operativos serão estudados.

Sistema Operativo O sistema operativo é o primeiro programa que o computador irá executar. Sem o sistema operativo, os computadores atuais seriam inutilizáveis. Recentemente os sistemas operativos também são utilizados em telemóveis, contendo a maioria das funcionalidades que são encontradas nos sistemas operativos. Sistema operativo é um programa ou conjunto de programas que tem como função servir de interface entre o computador e o utilizador. O sistema operativo é responsável por todo o funcionamento do computador desde o software a todo o hardware instalado na máquina. Como exemplo de sistema operativo, conhecemos o Linux, Windows, entre outros. Sendo o Linux que vamos abordar nos próximos meses. Tem como funções: - Execução de Programa; - Deteção de erros e resposta; - Aceder a dispositivos de Entrada/Saída; - Tratamento de memória; - Acesso controlado a ficheiros; - Funcionar em modo Kernel ou Supervisor; - Ajuda na criação de programas; - Gerir recursos. - Registo de parâmetros;

Sistema Multiutilizador – Definição Este, define um sistema operativo que permite acesso simultâneo de múltiplos utilizadores ao computador. Num sistema multiutilizador é responsabilidade do sistema operativo coordenar a partilha dos recursos do sistema pelos diversos utilizadores e impedir que os diferentes utilizadores interfiram uns com os outros. Ex: Unix e Linux. O exemplo mais óbvio é um servidor Unix (primeiro sistema operativo moderno) onde múltiplos utilizadores têm acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Ao falarmos de multiutilizador, podemos referir-nos também a multiprogramação. Isto é, vários programas/processos são carregados para a memória central, e o tempo da CPU é repartido por eles, permitindo assim que vários programas estejam ativos ao mesmo tempo.

Características-Multiprocessamento Um multiprocessador ou sistema multiprocessador é um sistema integrado com as seguintes características: Envolve dois ou mais processadores físicos; O sistema de hardware é como um todo gerenciado por um único sistema operativo. O sistema operativo com suporte a multiprocessamento deve ser capaz de: -suportar multitarefa; -manter múltiplas filas de processos, uma para cada processador.

Características- Multitarefa A multitarefa é a característica do sistema operativo que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Tipos (Unix) Os conceitos ligados ao paralelismo de tarefas não são consensuais. A linguagem vulgar no UNIX sugere, no entanto, alguns termos razoavelmente universais. O primeiro passo para a multitarefa no MS-DOS foi a criação dos TSR's, pequenos programas que permaneciam em memória enquanto se executava outro programa, e que podiam instalar rotinas de tratamento de interrupções para serem ativados posteriormente. No UNIX, existem dois níveis de tarefa: o processo e a thread (Linha ou Encadeamento de execução). Os processos têm uma série de threads associadas. Tipicamente, cada processo tem um determinado espaço de endereçamento que as diferentes threads compartilham. Cada thread tem o seu próprio estado de processador e a sua própria pilha. O passo seguinte foi a emulação de multitarefa. Exemplos disto eram as primeiras versões de Windows, que este executava sobre DOS, mas o núcleo do Windows fazia a sua própria gestão dos processos.

Arquitetura As principais funções de um sistema operativo estão estruturadas em camadas. Que são elas: Núcleo (Kernel); E/S Básica; Gestão de memória; Sistema de Ficheiros; Interpretador de comandos.

Arquitetura - Kernel Kernel em português significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o sotware ao hardware (operações com periféricos como mouse, disco, impressora, interface serial/interface paralela), e o gerenciamento de memória, entre outros. Quanto à sua arquitetura, o kernel pode ser monolítico ou modular. -Monolítico: num único bloco, com todas as funcionalidades carregadas na memória. -Modular : com os módulos específicos para cada tarefa carregados opcionalmente, dinamicamente. O Kernel é a parte mais importante do sistema operacional, uma vez que sem ele, a cada programa novo que se criasse seria necessário que o programador se preocupasse em escrever as funções de entrada/saída, de impressão, entre outras, causando uma duplicação de trabalho e uma perda enorme de tempo. Como o Kernel já fornece a interface para que os programas possam aceder aos recursos do sistema de um nível mais alto e de forma transparente, fica resolvido o problema da duplicação do trabalho.

Conclusão Com este trabalho, aprofundamos os nossos conhecimentos sobre Sistemas Multiutilizadores. Agradecemos a vossa atenção, esperamos tenham gostado!