2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança.
Advertisements

COMUNICAR EM SEGURANÇA Pais e Encarregados de Educação.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
2 O que andas a fazer na Internet? 3 Qual o 1.º passo quando ligas o Computador? Escrever a = 4.
Projeto «Formação em Literacia Digital» N AVEGAR NA I NTERNET COM SEGURANÇA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
 2010/11 Internet Segura? Jornadas Culturais [ ] Escola EB2,3 João de Meira Guimarães – Portugal.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Programação WEB - Aprender as noções básicas para o desenvolvimento WEB, mediante a compreensão, domínio e aplicações das técnicas inerentes a Programação.
"Com a amplitude do alcance da Internet vieram desafios, preservar as Tradições de A.A. no universo online é um assunto importante para todos na Irmandade."
Escola EB Elias Garcia - 4ºC Cuidados a ter na Internet.
 Redes de relacionamento que permitem que os usuários: - Forneçam informações sobre si; - Acessem informações sobre outros usuários; - Utilizem mecanismos.
COLETA DO QUADRO RESUMO - VENCE 1º SEMESTRE. INFORMAÇÕES IMPORTANTES A escola deve informar No caso do Programa Vence, a classe é considerada como educação.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Curso: ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA Disciplina: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA.
Ransomware. Agenda Ransomware Como se prevenir Outros cuidados a serem tomados Créditos Mantenha-se informado.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO (PESQUISA)
Os 10 maiores perigos Da internet
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
SeguraNÇA na internet.
Outros sistemas de numeração
FORMALIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO CARTÃO PARA VER CLIQUE AQUI Início SAIR
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Segurança e proteção do computador
A Segurança na Internet
Administração de serviços 7º período
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI.
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
Espaços da Web 2.0.
7 dicas para promover a segurança online
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
Formação em Correio Eletrónico
Tecnologias de Informação e Comunicação
Estratégia de Lisboa.
de boas-vindas. de boas-vindas Como usar o 99Corporativo? Existem duas opções para você usar o 99Corporativo: Aplicativo da 99; Plataforma.
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos por mim, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita.
Gerenciamento das Comunicações em Projetos
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Auto Escola Santa Elisa
CASOS REFERENTES À PRIVACIDADE
Leitor das Bibliotecas da UAb
Prof. Msc. Diovani Milhorim
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Biblioteca Escolar André Soares Formação de Utilizador – 1ª sessão
A decisão de Concessão de Crédito
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
ABORDAGEM METODOLÓGICA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sistema de Abertura de Chamados
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
“Quem é você?” essa pergunta que toda rede social nos força a responder, é simples, mas complicada. As palavras são pouco para resumir sua identidade.
EEEM Profª Salomé Carvalho
Bem-vindos Estudantes!
Segurança da informação e segurança das deslocações
Mensagens com vídeo e relatório de candidatos
Meu Pergamum: Acesso Usuário
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
a rede das redes Uma visão geral
ALGORITMOS.
Ferramentas de comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Formação em Correio Eletrónico
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
INTERNET DAS COISAS Prof. André Aparecido da Silva.
Transcrição da apresentação:

2 ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.CyberbullyingCyberbullying 4.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 5.Segurança no telemóvelSegurança no telemóvel 6.Controlo ParentalControlo Parental 7.Responsabilidade CriminalResponsabilidade Criminal 2

3 Fonte: Observatório Europeu do Jornalismo.Estudo feito em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa e Porto, Junho

Pesquisamos Partilhamos Comunicamos Aprendemos Esquemas de Fraude Cyberbullying Stalking Vírus Privacidade ESTAMOS TODOS LIGADOS PELA INTERNET… 4

NAVEGAR Ensine o seu filho a ser responsável na internet Converse com o seu filho sobre o que ele faz e vê na Internet. Oriente as pesquisas do seu filho na Internet, estimule o sentido crítico. Participe nas atividades online da criança. Defina regras de utilização da Internet. JOGAR REDES SOCIAIS Alerte para ter um PERFIL PRIVADO. Ensine a não partilhar informação pessoal. Informe que os amigos virtuais não são amigos reais. Alerte para criarem Grupos (amigos, família, escola). Limite o tempo que a criança joga diariamente Informe para terem atenção a conversas com pessoas estranhas Informe para o cuidado da partilha de informação 5

PASSWORD 1.Ter mais de 8 carateres. 2.Não utilizar nomes próprios ou de familiares. 3.Não colocar só números. 4.Não utilizar datas de nascimento, nome da escola. 5.Combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais (!"#$%&). 6.Alterar a password com frequência. Não escolher a opção de “guardar password“. 7. Várias passwords para vários acessos. 8. Fazer sempre LOGOUT ou SAIR. Ensine o seu filho a ter uma password segura: Password = É pessoal! Não deve ser partilhada! 6

Porque é que os jovens utilizam as Redes Sociais ? Falar com os colegas da escola Ver fotografias e informações de amigos Afirmar a sua personalidade Descobrir novos interesses Saber coisas de figuras públicas Saber o que se passa no mundo Trabalhos da escola Fazer parte do “grupo”

1.Alerte para não partilharem os dados pessoais(nome da escola, números de telefone, dados de localização, as atividades do dia a dia) 2.Explique que na Internet os amigos virtuais podem não ser aquilo que dizem. 3.Ter atenção às fotografias que colocam nas Redes Sociais porque podem ser utilizadas para outros fins. 4.Alerte para não aceitarem pedidos de amizade de pessoas que não conhecem. 5.Ensine a não partilharem fotografias de outras pessoas sem autorização. 6.Sensibilize para terem um PERFIL PRIVADO nas Redes Sociais. NA INTERNET TER OS MESMOS CUIDADOS DO DIA-A-DIA Preocupa-se mais com a segurança no dia-a-dia ou na Internet? 9

Porque partilham os jovens as suas fotografias? I NTERNET = RÁPIDO ACESSIVEL 1 MOTIVAÇÕES 1ºencontro Relação Sentimental Diversão Experiência Afirmação Confiança 2 CONSEQUÊNCIAS DA PARTILHA DE FOTOS 3 Imediatas Partilha por terceiros Ao longo do tempo 10

11

Hora de entrada Data e hora de entrada Idade Nome completo Partilha de Dados Pessoais através de uma foto “inofensiva”. 12

Pensarem nas consequências antes de postarem fotografias! Atenção aos comentários que fazem no próprio perfil e de outros! As fotografias e comentários podem ser usados para outros fins! ALERTE PARA: PRIVACIDADE NA INTERNET EXPLIQUE ao seu filho que uma vez na Internet, para sempre na Internet Post Facebook:  “A caça não é uma questão de vida ou morte. É muito mais importante do que isso... isto foi aproximadamente há 1 ano atrás... Americanos prontos para caçar hoje. Haha” 13

14

1.Incentive o seu filho a falar consigo se alguma coisa o incomodar. 2.Ensine-o a não responder ao agressor. 3.Relembre a criança que se deve tratar os colegas como gostavam de ser tratados. 4.Não castigue as crianças, deixando-as sem Internet. 5.Acompanhe o uso da Internet, os sites visitados. 6.Reporte a situação às autoridades(situação de crime ou muito grave). Decisão partilhada com a criança Não ignore, nem minimize as situações CYBERBULLYING …. Como ajudar o seu filho? 15

CYBERBULLYINGSTALKING

Forma de fraude online. Por norma, chega por que direciona para páginas WEB falsas. Tentativa de adquirir dados pessoais (password; nrs cartão crédito, etc) através de páginas que imitam sites verdadeiros. PHISHING Envio de s não solicitados que são enviados para um grande nrº de pessoas. ESQUEMAS DE FRAUDE Diga ao seu filho que na Internet também existem burlas e esquemas maliciosos…. SPAM 17

19

20

Computadores que estão comprometidos por códigos maliciosos, como vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos permitem que spammers utilizem o computador para o envio de spam, sem o conhecimento do utilizador. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege. Correntes – Envie para todos os amigos ; Não quebre a corrente…. Publicidade anónima e/ou não solicitada. SPAM ZOMBIES TIPO DE SPAM 21

É um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Tróia, entra no computador e cria uma porta para uma possível invasão Cavalo de Tróia (Trojan Horse)

1.Não carregar em links dos s ou facebook. 2.Escrever os endereços/links enviados por no browser – Não fazer cópia do endereço ou link. 3.Suspeitar de s de origem desconhecida. 4.Suspeitar de s com assuntos sugestivos ou aliciantes. 5.Ter atenção a remetentes omissos. 6.Ter um filtro anti-spam. 7.Ter atenção ao fornecer o endereço de em sites, redes sociais, etc para evitar receber este tipo de mensagens. 8.Ter vários endereços de – Um para registo em redes sociais e outro para sites/serviços. Ensine o seu filho a: 23

1.Colocar sempre um código para desbloquear o telemóvel/dispositivo 2.Ter atenção à informação pessoal que coloca no telemóvel(fotos/agenda) 3.Instalar aplicações(APPS) de fonte segura. Ter a noção que quase todas as APPS ficam com acesso aos contactos de telemóvel e fotografias. 4.Ter atenção a fotografias pessoais tiradas com o telemóvel para não irem parar à Internet. 5.Ligar o GPS apenas quando necessário e sabendo que a sua localização vai ser partilhada, por exemplo nas fotos que tira. Incentive o seu filho a: LEMBRE-SE! TELEMÓVEL = COMPUTADOR 24

APPS …Serão Seguras? De acordo com um estudo realizado em 2012 pela TrustGo, pelo menos 10 das 500 melhores APPS do Google Play são aplicativos de "alto risco". 25

Estudo de 2014 da Global Privacy Enforcement Network 75% das aplicações móveis recolhem dados do utilizador 26

2 APPS …SERÃO IGUAIS? 27

Instalar software que bloqueie e filtre conteúdos impróprios para crianças. Acompanhar o histórico dos sites visualizados. Identificar tempos de utilização – ex: 1 hora por dia. Ter perfil de administrador. Não instalar programas. Proteger a rede sem fios com passwords fortes e seguras. Ter o computador num espaço público (ex: sala de estar). LEMBRE-SE … 28

SABIA QUE: Os menores podem ser responsabilizados pelas atitudes “online”. Crianças até 16 anos – Existem consequências (Ex.: centros educativos). 16 anos - Responsabilidade Criminal. CYBERBULLYING COAÇÃO AMEAÇAS DIFAMAÇÃO VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE Prova é essencial Tem que existir queixa 30

ENSINE O SEU FILHO A TER COMPORTAMENTOS SEGUROS PARA SER UM CIDADÃO CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E AUTÓNOMO A tecnologia pode ser um elo de ligação com o seu filho. Acompanhe o seu filho na utilização da Internet. Participe nas suas atividades. Converse com ele sobre as regras de segurança online. BOAS NAVEGAÇÕES 31

33 OUTRAS INFORMAÇÕES SITE | SAPO | Internet Segura | PSP |

34 Guia de Segurança MEO - Antivírus grátis para clientes SAPO - Antivírus grátis para clientes MEO - Antivírus grátis para clientes TMN - Funcionalidades de Controlo Parental Bitdefender OUTRAS INFORMAÇÕES