CICLOS EXTERNOS DA TERRA E SUA RELAÇÃO COM DETERMINADOS COMPONENTES TERRESTRES Disciplina: Planejamento Ambiental Profª. Drª. Valdenira Ferreira dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Advertisements

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Ciclos biogeoquímicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
AQUECIMENTO GLOBAL.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TRABALHO DE GEOGRAFIA Poluição do Ar Clima Subtropical Erika-nº7
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
ATMOSFERA Prof. Lana Salgado 2017
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
FATORES ECOLÓGICOS Capítulo 4 FATORES ECOLóGICOS? Fatores biológicos e físicos de um determinado ambiente, que atuam sobre o desenvolvimento de uma.
Ciências da Natureza e suas
Fotossíntese.
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
Fatores do ambiente e Ciclo da água
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
RECURSOS NATURAIS.
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
Fernando Dini Andreote
Compostos inorgânicos e orgânicos
Energia e Tipos de energia
Ciências Naturais 7.º Ano
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Escola Estadual Ernesto Solon.
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
Características Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas.
E. E. Ernesto Solon Borges
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
A VIDA NA TERRA Página 99.
O AR Página 120.
Ciências Naturais – 8.º ano
Aluna: Amanda Almeida Bacelar
Introdução ao conceito de reação Química
Hidrocabonetos dia a dia
M. Sc. Amauri Herbert Krahl
Química da atmosfera Prof. Alonso Guimarães.
ESTRUTURA DA VIDA MARINHA
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Impactes ambientais da agricultura
Reino monera Estudo das bactérias.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Mauro Parolin.
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
Ciclos Biogeoquímicos
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Fotossíntese.
Necessidades vitais dos seres vivos
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Características gerais dos seres vivos
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos Ecologia.
Metabolismo Energético
Ciclo da Água.
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
FOTOSSÍNTESE.
Aulão de Revisão Ciências
Ciclo do Carbono e a Intensificação do Efeito Estufa
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Aulão de Revisão Ciências
O que você deve saber sobre
Atividade dos seres vivos
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

CICLOS EXTERNOS DA TERRA E SUA RELAÇÃO COM DETERMINADOS COMPONENTES TERRESTRES Disciplina: Planejamento Ambiental Profª. Drª. Valdenira Ferreira dos Santos Mestranda: Suéllen Conceição

Apresentação A Terra desde o início de sua formação é composta por inúmeros elementos, desde os mais dúcteis aos mais maleáveis, flexíveis, elásticos, enfim, sob as mais diversas propriedades mecânicas como componentes físicos que constituem os elementos terrestres. O conjunto desses elementos na atmosfera terrestre constituem meios essenciais para a vida e para as transformações da paisagem. E para garantir a vida através dessas transformações da paisagem, esses elementos interagem entre si de forma dinâmica e renovável, utilizando- se do tempo necessário para deixar à disposição dos seres vivos elementos essenciais e indispensáveis para manutenção da vida. Este tempo ocorre, ora em períodos curtos, ora em períodos longos.

Apresentação Denomina-se a esses processos de Ciclos biogeoquímicos. Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo o movimento ou um ciclo de um elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Tais elementos são essenciais à vida e são incorporados aos organismos na forma de compostos orgânicos ou através de diversas reações químicas.

Os principais Ciclos Biogeoquímicos Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo inverso. Assim, a água, o carbono, o nitrogênio, o oxigênio, o enxofre, o fósforo, entre outros elementos, entendidos como recursos da Terra, percorrem esses ciclos transformando o planeta Terra em um sistema dinâmico.

1. Ciclo Hídrológico ou da Água A água está em constante mudança de estado físico e há permanente troca dessa substância entre rios, lagos, mares, solos, atmosfera e seres vivos. Os seres vivos absorvem ou ingerem água, pois ela é fundamental para sua sobrevivência. Parte desta água presente no corpo dos seres vivos retorna ao meio ambiente através da respiração, pela excreção e principalmente pela transpiração.

Processos do Ciclo Hidrológico

2. Ciclo do Carbono O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela de inorgânicos também. Tiramos como exemplo as plantas que utilizam o CO2 e o vapor d’água da atmosfera para, na presença de luz solar, para sintetizar compostos orgânicos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Por meio da fotossíntese e da respiração, o carbono, nesse processo passa de sua fase inorgânica à fase orgânica e volta para a fase inorgânica, completando, assim, seu ciclo biogeoquímico. Fotossíntese e respiração são processos de reciclagem do carbono e do oxigênio em várias formas químicas em todos os ecossistemas da Terra.

Ciclo do Carbono

2. Ciclo do Carbono Outra forma do carbono retornar ao meio ambiente é através da combustão de combustíveis fosseis (gasolina, óleo diesel, gás natural). Além disso, a queima de florestas é um outro meio de devolução do carbono ao meio. Porém, vale salientar que estes mecanismos são prejudiciais ao meio ambiente, sendo a queima de combustíveis fósseis um dos principais causadores do efeito estufa e a queima de florestas, além do efeito estufa, trás como consequência o desequilíbrio de ecossistemas regionais e até mesmo globais, uma vez que as florestas são essenciais para a manutenção da temperatura.

3. Ciclo do Nitrogênio O nitrogênio é um elemento químico que entra na constituição de duas importantíssimas classes de moléculas orgânicas: proteínas e ácidos nucléicos. O nitrogênio utilizado pelos seres vivos é o combinado com o hidrogênio na forma de amônia (NH3). A transformação do N2 em NH3 é chamada fixação. Fenômenos físicos, como os relâmpagos e faíscas elétricas, são processos fixadores de nitrogênio. A produção de amônia por esses fenômenos atmosféricos é pequeníssima, sendo praticamente inexistente em face às necessidades dos seres vivos. A fixação do nitrogênio por esses meios é chamada fixação física. Outra forma de fixação de nitrogênio é fixação industrial, realizada por indústrias de fertilizantes, onde se consegue uma elevada taxa de fixação de nitrogênio. A fixação do nitrogênio realizada pelas bactérias, algas azuis e fungos que vivem livres no solo ou associados às raízes das plantas é denominada de fixação biológica ou biofixação.

Ciclo do Nitrogênio

4. Ciclo do Fósforo O fósforo é um elemento químico que participa estruturalmente de moléculas fundamentais do metabolismo celular, como fosfolipídios, coenzimas e ácidos nucléicos. É um nutriente limitante do crescimento das plantas, principalmente no meio aquático. Os grandes reservatórios de fósforo são as rochas e outros depósitos formados durante as eras geológicas. Esses reservatórios, devido ao enfraquecimento das rochas, ao longo do tempo, pouco a pouco fornecem o fósforo para os ecossistemas, onde é absorvido pelos vegetais e posteriormente transferido aos animais superiores, como por exemplo o homem.

4. Ciclo do Fósforo O retorno do fósforo ao meio ocorre pela ação de bactérias fosfolizantes, atuando nas carcaças de animais mortos. O fósforo retorna ao meio na forma de composto solúvel, sendo, portanto facilmente carregado pela chuva para os lagos e rios e destes para os mares, de forma que o fundo do mar passa a ser um grande deposito de fósforo solúvel. As aves marinhas, ao se alimentarem de peixes e excretarem em terra firme, trazem o fósforo de volta ao ambiente terrestre. Ilhas próximas ao Peru, cobertas de guano (excremento das aves), mostram o quanto as aves são importantes para a manutenção do ciclo.

Ciclo do Fósforo

5. Ciclo do Enxofre O enxofre apresenta um ciclo basicamente estável, embora possua uma fase gasosa, porém de pouco importância. A principal forma de absorção do enxofre pelos seres produtores é como sulfato inorgânico. A maior parte do enxofre que é assimilado é mineralizado em processo de decomposição. Entretanto, sob condições anaeróbias, ele é reduzido a sulfetos, entre os quais o sulfeto de hidrogênio (H2S), composto letal à maioria dos seres vivos. Esse gás, tanto no solo como na água, sobe as camadas mais areadas onde então é oxidado. A ação do homem também interfere nesse ciclo por meio de grandes quantidades de dióxido de enxofre liberadas nos processos de queima de carvão e óleo combustível em indústrias e usinas termelétricas. O dióxido de enxofre pode causar a chuva acida.

Ciclo do Enxofre

Conclusão Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção da vida na Terra, seja a vida humana, animal ou vegetal, uma vez que reciclam a matéria. Mas com a forte intervenção do homem nesses ciclos, muitos deles tendem a se tornar acíclicos, ou seja, podem acabar um dia, colocando, desta forma em risco a existência de vida no planeta terra.