Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Navegadores fenícios e conquistadores persas
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Trabalho de História Geral
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
PROFESSOR Emerson Fenícios Egito.
I D A D E A N T I G A ( 4000 a.c – 476 ) PROF° Garrido.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
Prof. Marcelo Freitas História
Fenícios e Persas.
FENÍCIOS.
Antiguidade Oriental.
Os Fenícios.
Fenícios.
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Civilizações do Oriente Próximo
FENÍCIA Localização: Atual Líbano Limites: N – Hititas S – Hebreus
FENÍCIOS: Geografia: litoral com portos naturais, uma vasta floresta de Cedro e áreas montanhosas impróprias para a agricultura em larga escala.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
GEOGRAFIA BÍBLICA Terceira Viagem Missionária Atos 20: 1-41 Atos 21: Cidades: Assôs - Mitilene – Mileto - Rodes - Pátara – Tiro - Ptolemaida.
GRÉCIA.
Pérsia.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
EGITO.
Grandes Civilizações do mundo antigo
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Mesopotâmia Etimologia: Grego: Meso = meio / entre + Pótamos = rio
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
ATENAS Fernando Santos.
As Sociedades Orientais
A Antiguidade Oriental
Povo hebreu = judeu = israelita
PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
Direito e sociedade no oriente antigo: Mesopotâmia e Egito
Ligando comunidades e culturas
Antiguidade Oriental.
ANTIGO EGITO.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Fenícios A antiga Fenícia corresponde ao território do Líbano atual. A comunicação por via terrestre era muito difícil, já que o terreno era montanhoso.
Mesopotâmia.
GRÉCIA.
Mesopotâmia.
Fenícios: o povo do mar.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Mesopotâmia. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Professora: Janaína Vargas
Pré-História IIi.
CHINA ANTIGA.
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
Persas.
IDADE MÉDIA século V ao XV
História/6ºA Profª Tatiane
TRABALHO DE HISTÓRIA MESOPOTÂMIA. GRUPO Camyla Silva José Orlando Keivison Caique Rayssa Nicolle Renata Vitória Silmara Emanoela.
Professor: Geraldo M. Modesto
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião. Fenícios Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião.

Quem eram os Fenicios? Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. Calcula-se que eles chegaram a essa região por volta do século 30 a.C., mas os historiadores ainda não conseguiram precisar de onde eles teriam partido - especula-se apenas que de algum ponto do golfo Pérsico. Fenícios: grandes navegadores e comerciantes do Mar Mediterrâneo

Localização Localiza-se em uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano (proximidades do que hoje é o Líbano), na Ásia. O solo, recortado por pequenos riachos não era propício á agricultura e á criação de gado, então o comércio marítimo e a pirataria, tornou-se a principal atividade econômica.

Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades antigas potências que dominavam cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis. Tais cidades atingiram o auge por volta do século 12 a.C., quando assa parte do Oriente Médio ( como os impérios egípcio e hitita ) estavam enfraquecidos.

Politica É impossível falar da política dos fenícios sem mencionar o comércio marítimo, porque o tipo de governo da Fenícia era a Talassocracia, que significa um governo comandado por homens ligados ao mar. A região era dividida em cidades-estados que eram completamente independentes e cada uma estava sob o governo de um rei.

As famílias mais poderosas, certamente eram aquelas que dominavam o comércio marítimo, os grandes armadores e eram eles ou pessoas indicadas por eles, que também comandavam o governo das cidades. Não se sabe se ao falar da Fenícia estamos falando de um estado, não há provas de que suas cidades seriam unidas a ponto de formar um verdadeiro estado.

É possível que essas cidades muradas, independentes, tivessem também políticas independentes e só se unissem no caso de interesses comuns. Portanto, ao que parece, a Fenícia não era definida por seu território e sim pelo comércio marítimo, inclusive não havia um exército fenício, em geral suas relações com outros povos se atinham ao comércio.

Economia A economia era baseada na agricultura e no comércio. A comunicação entre as províncias foram melhoradas pelas estradas, contribuindo para o crescimento das atividades de artesanato e do comércio.

Sociedade A Fenícia era formada por cidades autônomas independentes ( cidades- estados). Cada uma tinha seu próprio governo. Eram lideradas pelo rei, junto com sacerdotes, comerciantes e também pelos sufetas, que eram magistrados anciãos ilustres.

Os fenícios ficaram conhecidos como os grandes e melhores navegadores do mundo antigo. Seus navios com popas altas, boca larga, podiam ser movidos a vela ou a remo, tinham boa navegabilidade. Realizavam longas expedições marítimas, atravessando o estreito de Gilbratar, indo para as ilhas Britânicas, para a África até o mar Vermelho. Tudo o que sabiam ou grande parte aprenderam dos babilônios. Se orientavam à noite no mar por meio das estrelas.

Em suas grandes expedições, os fenícios comercializavam navios, tecidos, madeiras, azeite, jóias, vidros escravos e outros. Eram famosos pela hábil engenharia e pelos tecidos tingidos com múrice, um molusco. Os tecidos eram de cor viva, conhecidos como a “ púrpura de Tiro”.

Cultura Houve um grande desenvolvimento nas artes. A escultura decorava e era feita em baixo relevo. A arquitetura foi responsável pela construção de palácios reais como os de Susã e de Persépolis. Eram famosos os pairidaeze, que eram jardins murados. Os medo- persas usavam a escrita cuneiforme, que trouxeram da Mesopotâmia.

. Localización: Israel (Baal e Asthart)

Religião O campo religioso foi onde eles mais contribuíram. Havia duas divindades o ahura- mazda, o deus do bem, da luz e da espiritualidade; e arimã, o deus do mal e das trevas. Não utilizavam templos e a religião era comandada por sacerdotes. Acreditavam na vida após a morte, no paraíso para os justos, no inferno para os pecadores. Acreditavam num Messias libertador e esperavam a sua chegada.

A religião era baseada no livro zend-avesta, escrito por Zoroastro A religião era baseada no livro zend-avesta, escrito por Zoroastro. Ele pregava a luta entre Ormuz , do bem contra Arimã , do mal. Ormuz venceria Arimã somente no dia do juízo final onde todos seriam julgados por seus atos. Pregavam também o livre arbítrio- cada pessoa poderia escolher ir pelo caminho do mal ou do bem .

. Objetos do cotidiano dos fenícios encontrados em tumbas da região Detalhe do sarcófago de Echmunazaar de Sidon (século VI a.C.)

. estela do Tofet de Nora, Sardenha, Itália