SENAFIS - 2016 Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira Coordenadora do DEFIS/COREN-PI APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Advertisements

Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
“CONTRIBUIÇÃO DO COFEN NA REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM”. Dr. Manoel Carlos Neri da Silva Presidente do Cofen.
. Resultados Preliminares da Implementação do Protocolo de Fiscalização em Serviços de Obstetrícia no COREN-BAHIA 8º Seminário Nacional de Fiscalização.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Melhoria da atenção ao pré-natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Orientadora:Teresinha Heck Weiller
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade a Distância
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Cristina Beatriz Stein Langaro
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Vanessa Rivero Kindelan
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Implantação do Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos do.
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

SENAFIS Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira Coordenadora do DEFIS/COREN-PI APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA

PLANO DE AÇÃO Apresentação do projeto e instrumento de trabalho para as fiscais da sede do COREN-PI Sensibilizar, orientar e planejar as ações de fiscalização e aplicação do instrumento de inspeção; Inspeção com aplicação do instrumento de trabalho nas maternidades e unidades de saúde da família no município de Teresina- PI;

Inspeção com aplicação do instrumento de trabalho nas maternidades e unidades de Estratégia de Saúde da Família no município de Teresina-PI; Equipe de fiscais do PI, Chefe do DEFIS, membros do GTSM do COREN-PI e PA, Fiscal do COREN-PA e membro da Comissão Saúde da Mulher do Cofen.

INSPEÇÃO REALIZADAS 19/04/16 – Maternidade Santa Fé – Teresina; 05/05/16 – Maternidade do Promorar – Teresina; 23 e 24/05/16 - Maternidade Dona Evangelina Rosa - Teresina; 02/05/16 - Hospital Tibério Nunes – Floriano; 23/05/16 – UBS do Poty Velho – Teresina; 15/06/16 – Hospital Regional Chagas Rodrigues-Piripiri;

INSPEÇÃO REALIZADAS 28/06/16 – Maternidade Professor Wall Ferraz/FMS-Teresina; 07/07/16 - Maternidade Satélite;- FMS- Teresina; 18/07/16 – Hospital Regional Senador Cândido-São Raimundo Nonato; 08/08/16 - Hospital Regional Justino Luz – Picos;

Maternidade da Capital : 5 maternidades 100% fiscalizadas Monitorada 01 (reunião e retornos, grupo WhatsApp); Maternidades de Hospitais Regionais 5 maternidades localizadas no interior do estado 55%; FISCALIZAÇÕES REALIZADAS

Reunião com os coordenadores MDER – 08/06/2016 – Apresentação do Relatório de Inspeção;

IMPACTO Fiscais motivadas e todo DEFIS com a integração com GTSM, ABENFO e ABEn; Divulgação das ações na mídia pela assessoria de comunicação e por meio dos participantes; Oportunidade de troca de conhecimento de experiência com a fiscalização conjunta; Melhora na coleta de dados a partir de um Processo Sistemático;

Resultados Um novo olhar e mudança no modelo de assistência dos profissionais na maternidade de referência-Dona Evangelina Rosa Redimensionamento dos profissionais de enfermagem dos 131 enfermeiros existentes aumentou para 136 e os técnicos de e enfermagem de 480 para 489; Designado enfermeiro especialista para o setor de admissão para realizar a classificação de risco e definir o fluxo da gestante ; Descentralização da ART aumentou o número de 06 para 13 portariadas; Estão concluindo os protocolos :UTI materna, UTI Neo e UNCINCO Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem-revisão dos impressos e vão iniciar a implantação do prontuário eletrônico; Aumento de registro no COREN/PI das especializações;

AGRADECIMENTOS Diretoria do COREN; COFEN; COREN/PA; GTSM;