Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Advertisements

Técnico em Vendas “B” Rosangela Cabral Janeiro
L EITURA  Leitura é um fenômeno cultural que abrange uma variedade de habilidades, processos e ações que as pessoas empregam em diferentes contextos.
Estratégias de Leitura
Introdução à Leitura.
P/ Projetos científicos, resumos, artigos e trabalhos escolares Prof° Everton Leal.
Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
Inglês Instrumental TCP Washington Silva.
Técnicas de Leitura. Curso Técnico em Vendas Aluna: Rosicler C. Chagas.
ESPECIFICAÇÃO DE PROCESSOS PALESTRANTE, MÊS ANO. HOJE FALAREMOS SOBRE 1.OBJETIVO 2.DIRETRIZES DO DESENHO 3.NOTAÇÕES DO DESENHO 4.PADRÃO DE NUMERAÇÃO 5.EXEMPLO.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Profª Doutora Brígida singo
Apresentação . Prof. Esp. Bárbara Alves da Rocha Franco
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Leitura e Documentação
  TÍTULO (EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE TIMES NEW ROMAN, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Inserir nome dos autores Perereira Maria; SOUZA, José 1 1Instituto Federal.
Ecodesign tools for designers: defining the requirements
Rede Arco Norte Polo de Inovação
[ARIAL, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO]
I WORKSHOP INTERDISCIPLINARIDADES, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
Referências Profa. Ms. Hiale Souza Profa. Ms. Gahelyka Pantano.
I Mostra de Iniciação científica Colégio Salesiano Sagrado Coração
TÍTULO, CENTRALIZADO, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
SUGESTÕES DE COMO DEIXAR
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
VI SEMANA DE ENGENHARIA DO SUDOESTE DA BAHIA
TÍTULO DO TRABALHO: O MESMO DO RESUMO
Como fazer uma citação
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Título: EM MAIÚSCULAS, ESTILO NEGRITO E ALINHAMENTO CENTRALIZADO
Título: EM MAIÚSCULAS, ESTILO NEGRITO E ALINHAMENTO CENTRALIZADO
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
MONITORIA SAÚDE e SOCIEDADE Monitora: Mª Eduarda Brandão
Escrita e Apresent ação REDAÇÃO. Você chegou à última etapa do Ensino Fundamental. Até aqui, tanto no espaço escolar como fora dele, você recebeu e produziu.
Fulano da Silva (Orientador)
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
O pôster deve ter, obrigatoriamente, dimensão 90 x 120 cm, entretanto não precisa seguir este modelo. Título do Trabalho com letras grandes para ser lido.
IV COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Estratégias de leitura
Referências Bibliográficas.
FERNANDES, A.M.; DUTRA, R.R.C.; MEDEIROS JUNIOR, R. J. & FERNANDES, V.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Student #1: Go to the board and write a word.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
TÍTULO DO TRABALHO Fonte Arial, Negrito, Maiúsculo, Tamanho 40, Centralizado Autores do Trabalho Fonte Arial, Tamanho 28, Maiúsculo e Minúsculo, Cor preta,
Fulano da Silva (Orientador)
AI – Aplicativos De Informatizados
Título: EM MAIÚSCULAS, ESTILO NEGRITO E ALINHAMENTO CENTRALIZADO
CAMPUS XVIII VIII SEMANA ACADÊMICA
ABNT: Citação.
TITULO MAIÚSCULO FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
RESULTADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS, VERDANA, FONTE 44
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
TÍtulo do trabalho: subtítulos (70-100)
Nome do Autor Cargo, Instituição; Nome do Orientador (quando houver)
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
Transcrição da apresentação:

Estratégias de Leitura

Qual a diferença entre ler e compreender?

Ler Ato de ir além da codificação das palavras. Compreender Ato de entender o que o autor quer dizer através das palavras.

Estratégias de Leitura Skimming Scanning Palavras cognatas ou transparentes Dicas tipográficas Conhecimento prévio Uso do dicionário

Skimming É uma leitura rápida a fim de obter a ideia geral do texto. Scanning É a leitura a fim de obter informações específicas de um texto.

Compreensão Detalhada É a combinação das estratégias de skimming e scanning para uma compreensão mais precisa das ideias de um texto.

Veja, em seguida, uma lista de leituras diferentes. Que estratégias você utilizaria com cada texto? Observe o quadro e as estratégias: Skimming - Sk Scanning - Sc Scanning - Sc Compreensão detalhada - CD Compreensão detalhada - CD

Sc CD Sc Sk CD Sk Procurar uma palavra no dicionário. Ler um formulário para ser preenchido. Encontrar o preço de um sanduíche. Fornecer um título a um texto. Ler as instruções de um vídeo game. Escolher o hotel mais barato numa lista. Ler manchetes de jornais.

Palavras cognatas ou transparentes São palavras de origem grega ou latina que são parecidas com o português. São chamadas de palavras cognatas ou transparentes. Ex: population, music, origin, history.

Dicas Tipográficas São símbolos, letras maiúsculas, aspas, negrito, itálico, sublinhado que fornecem dicas sobre o texto.

Uso do dicionário (1) Esse deve ser o último recurso a ser utilizado, pois o uso constante do dicionário pode tornar a leitura lenta, provocando desânimo no leitor e dificultando a compreensão do texto.

Uso do dicionário (2) Ao procurar uma palavra, preste atenção ao contexto em que a mesma está inserida. Em inglês, uma palavra pode ter vários significados. Vejamos a atividade a seguir...

Quais os significados das palavras em destaque? 1)a. Please, sit still, Mary! b. There is still some bread in the kitchen. 2)a. I left my book at home. b. I broke my left arm. 3)a. Your answer is not right. b. Raise your right hand!

Respostas 1) a. parado, quieto b. ainda 2) a. verbo ‘deixar’ no passado (‘deixei’) b. esquerdo 3) a. correta b. direita

Referências GAMA, A. N. M. et al. Introdução à Leitura em Inglês. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001.