Acidentes Nucleares Nome: Rosimeire Nantes. A descoberta da energia atômica em nosso século deveria ter sido uma bênção para a humanidade. E teria sido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERNAMBUCO TERÁ UMA USINA NUCLEAR? A usina nuclear será instalada no município de Itacuruba na Mesorregião do São Francisco em Pernambuco. Música: Rosa.
Advertisements

MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio.
Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças
OS SETE SELOS DO CORDEIRO. Primeiro sinal: O retorno de ISRAEL 20 séculos depois da sua dispersão, em 70 d.C., o povo volta a Israel! As profecias de.
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VELOCÍMETRO.
É o fenômeno em que um núcleo instável emite espontaneamente entidades (partículas, ondas), transformando-se em outro núcleo mais estável.
Usina Nuclear. Desvantagens da energia nuclear ● Existem muitos riscos desconhecidos como os desastres naturais e ataques terroristas. ● Se esse tipo.
Fontes Energéticas Evolução Histórica
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Fontes alternativas de energia
RADIOATIVIDADE.
Industrialização.
Nome: João Armando Alves Neto 8ºD Nº 7
Transposição do rio são francisco
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Informação sobre o Câncer em Homens: Pele
Diversidade Biológica
Gerenciamento de Riscos Ambientais
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Ciências da Natureza e suas
Mon Ville Água Oxigenada.
APRENDENDO NAS QUEDAS.
Metodologia Científica
Ciências da Natureza e suas
PERNAMBUCO TERÁ UMA USINA NUCLEAR?
Inovações científicas
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Sistemas de Arquivos
8 ano Oceania e Antártica
ESTRUTURA DA TERRA.
O Sol e a Heliosfera.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
Acidente Nuclear Fukushima
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Energia eólica.
Aula 18 – FORÇAS NUCLEARES DOS EUA – SÉC. XXI
Física Moderna - Aula: 5 – Radioatividade
28 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO #CHEGADEACIDENTES Hoje 28 de abril é o dia mundial em memória às vítimas de acidentes.
ENERGIA NUCLEAR E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Ciências da Natureza e suas
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
Alunos: João Pedro e Mariele
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
Energia Nuclear Maio/2018 Valter Sales. ESTRUTURA DO NÚCLEO E ENERGIA NUCLEAR O núcleo do átomo é constituído de partículas de carga positiva, chamadas.
SGI Sistema de Gestão Integrada O que é? É a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas,
6 de agosto de 1945.
CULTIVEBOT SISTEMA DE PLANTAÇÃO INTELIGENTE
6 de agosto de 1945.
A água não serve apenas para matar a sede
Engenharia e Sustentabilidade – IFSC/Joinville
Existem cerca de 20 milhões de cães e gatos abandonados, que ficam nas ruas passando fome, cede, frio e por todos os tipos de maus tratos.
Professora Andréa Martins
Pesquisa feita nos Estados Unidos
VINAGRE CONTRA DENGUE.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
ENERGIA NUCLEAR.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É?  MUNDO...  Por ano no MUNDO, cerca de 1/3 dos alimentos é jogado no lixo.  1,3 BILHÃO DE TONELAS AO ANO  33% DA.
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
RADIOATIVIDADE.
13 DE MAIO DE 2011 (QUINTA FEIRA) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011.
VINAGRE CONTRA DENGUE.
Professora Andréa Martins
Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Transcrição da apresentação:

Acidentes Nucleares Nome: Rosimeire Nantes

A descoberta da energia atômica em nosso século deveria ter sido uma bênção para a humanidade. E teria sido realmente, se ela tivesse se desenvolvido até aqui de maneira certa. Como não foi esse o caso, é claro que a descoberta dessa energia foi dirigida para caminhos errados. Daí nasceu a bomba atômica e os "aperfeiçoamentos" que se seguiram, como a bomba de hidrogênio, as armas nucleares táticas, os mísseis balísticos intercontinentais de ogivas múltiplas, a bomba de nêutrons, os mísseis lançados de submarinos, o projeto guerra nas estrelas, a bomba termonuclear de cobalto (aparentemente ainda não desenvolvida), que alguns cientistas temem poder deslocar o eixo da Terra se detonada, etc.

De acordo com dados do governo americano de fins da década de 80, encontravam-se armazenados (apenas nos Estados Unidos), em tanques especiais de aço, entre 300 e 400 milhões de litros de resíduos radioativos. O ecologista brasileiro Júlio José Chiavenato afirma que "1% desse lixo atômico é mais poderoso do que todas as emissões liberadas pelas bombas atômicas detonadas até hoje." Todo esse lixo atômico precisa ser guardado por pelo menos mil anos, e os tanques precisam ser substituídos a cada vinte anos por razões de segurança. De acordo ainda o ecologista Chiavenato, qualquer animal vivo hoje na Terra tem traços de estrôncio-90 nos ossos, um composto resultante dos processos de industrialização nuclear. Atualmente existem mais de 400 usinas nucleares em operação no mundo, a maioria delas nos Estados Unidos, França, Inglaterra e países do Leste europeu.

A utilização pacífica da energia nuclear sempre foi motivo de grandes discussões. As maiores preocupações acerca do assunto é a possibilidade de ocorrerem acidentes. A radiação liberada no meio ambiente pode ferir gravemente e matar pessoas e outros seres vivos.

O urânio fundido pode penetrar até 20 metros no solo, atingindo águas do lençol freático, produzindo grandes explosões com a liberação de vapores e detritos radioativos que podem afetar o meio ambiente por vários quilômetros. No acidente de Chernobyl, que foi o mais grave acidente radioativo da história, a falta de informações agravou ainda mais a situação. Nuvens radioativas atingiram grandes centros populacionais sem que ninguém fosse informado. Países vizinhos da Ex-União Soviética tomaram conhecimento do acidente apenas dois dias após o ocorrido, quando cientistas suecos detectaram níveis alarmantes de radiação vinda do leste, com cerca de vezes maiores que o normal.

O Brasil também já foi palco de um acidente radiológico, ocorrido em 1987, na cidade de Goiânia. Na ocasião, o elemento radioativo era o césio 137. Esse acidente causou a morte de 4 pessoas, além dessas, outras 678 foram contaminadas diretamente, segundo dados do Ministério da Saúde.