Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Potencial e Conservação da Energia
Advertisements

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Dinâmica Força e Movimento
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Professor: Marivaldo Mendonça
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Trabalho e Energia.
3.4 Transformações de energia
Conhecimentos prévios:
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
Exercícios de Revisão Para AG
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 17. Energia.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Metodologia nas aulas teóricas
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Física Lorena e Paulo.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Cinemática de uma partícula
Laboratório na semana que vem!
Trabalho mecânico Quando uma força resultante causa o deslocamento de um corpo.
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
QUEDA LIVRE e LANÇAMENTO
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Estudando para o ENEM de forma Invertida
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
1.1.5 Teorema da Energia Cinética.
Estudando para o ENEM de forma invertida
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Cap. 06 – Movimento de Corpos próximo a superfície terrestre.
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Estudando para o ENEM de forma invertida
Estudando para o ENEM de forma invertida
ENERGIA E TRABALHO Página 341.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Física 1 Energia Cinética e Trabalho Prof. Alexandre W. Arins
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton?
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Física 1º Bimestre Conservação de Energia Trabalho de uma Força
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Modelagem Matemática na Física
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Lançamento Horizontal no vácuo; Lançamento Oblíquo no vácuo;
Energia Potencial e Conservação da Energia
CTSA - PET.
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Decomposição de Vetores
Ciências da Natureza e suas
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Física PROF. BRUNO NASCIMENTO AO VIVO CINEMÁTICA.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
304 Experimentos fascinantes da Física. Sala: 304 1º Grupo Coordenadores(as): Prof. Luzimar e Marinalva. Componentes: Allane Carvalho de Sousa; Ana Thaisa.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
LEB 244 – Aula 2 Parte 1 Conceitos de Energia
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano

Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega tau) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.físicatauenergiaforça deslocamento

Trabalho de uma força constante

Exemplo Esquema A = 37 graus), cos37 = 0,80. · W = 10N.1,0m.0,80 · W = 8,0 J Esquema B = 120 graus), cos120 = -0,87. · W = 10N.1,0m.(-0,87) · W = -8,7 J Esquema C: = 0 grau), cos0 = 1,0. · W = 10N.1,0m.1,0 · W = 10 J Esquema D: = 90 graus), cos90 = 0. · W = 10N.1,0m.(0) · W = 0 Esquema = 180 graus), cos180 = -1,0. · W = 10N.1,0m.(-1,0) · W = -10 J

Trabalho gravitacional Wg = +P.h Wg = - P.h

O Trabalho não depende da trajetória

Trabalho de uma força variável

Trabalho de uma força elástica

Energia Cinética A energia cinética é a energia que o sistema possui em virtude do movimento das partículas que constituem o sistema, em relação ao referencial adotado.Ela depende de sua massa e do módulo de sua velocidade ao quadrado; não depende da direção de sua velocidade porque a energia cinética é uma grandeza escalar. Assim, podemos generalizar dizendo que é a energia que o corpo tem quando ele está em movimento.

Teoria da Energia Cinética O trabalho total de todas as forças atuantes em um sistema físico é dado pela variação da energia cinética do sistema.

exemplo Um corpo de massa 5 kg parte do repouso, no instante t= 0s, sob a ação de uma força constante e paralela à trajetória e após 10 s adquire a velocidade de 72 km/h. Determine: a) a energia cinética no instante t = 0 s e t’ = 10 s; b) o trabalho no intervalo de 0s a 10 s.

resolução a) J ( parte do repouso V = 0) b)  = 1000 J – 0 J = 1000 J

Energia Potencial Gravitacional A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia a dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade.energia potencialenergia cinética

exemplo Uma bola de borracha, de massa 50 g, é abandonada de um ponto A situado a uma altura de 5,0 m e, depois de chocar-se com o solo, eleva-se verticalmente até um ponto B, situado a 3,6 m. Considere a aceleração da gravidade local da gravidade 10 m/s2. Determine a energia potencial gravitacional da bola nas posições A e B, adotando o solo como o ponto de referência.

resolução a) Ep(A)= 0, = 2,5 J b) Ep(B)= 0, ,6 = 1,8 J

Energia Potencial Elástica Define-se 'energia potencial elástica' a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade.cordamola elasticidade Se considerarmos que uma mola apresenta comportamento ideal, ou seja, que toda energia que ela recebe para se deformar ela realmente armazena, podemos escrever que a energia potencial acumulada nessa mola vale:energia

exemplo É dada uma mola de constante elástica dimensionada em 20N/m deformada em 40 cm. Determine a energia potencial elástica armazenada.

resolução x = 40 cm = 0,40 m K = 20 N/m EPEL = EPEL = 1,6 J

Conservação da energia mecânica Na ausência de forças disssipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa. Podemos escrever: E mec = E p + E c = constante

Exemplos Um corpo de massa 2 kg é abandonado, verticalmente, a partir do repouso de uma altura de 45 m em relação ao solo. Determine a velocidade do corpo quando atinge o solo. Dado g = 10 m/s². Despreze atritos e resistência do ar.

resolução 900 J +0 J = 0J + V² 900 J +0 J = 0J + V²

Mapa conceitual