+ Marcelo D. Varella UNICEUB. + Estrutura da apresentação Crescimento e necessidades Problemas em cursos, professores, alunos e trabalhos Plataforma Sucupuira.

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INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA CONCLUSÕES RESULTADOS REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Transcrição da apresentação:

+ Marcelo D. Varella UNICEUB

+ Estrutura da apresentação Crescimento e necessidades Problemas em cursos, professores, alunos e trabalhos Plataforma Sucupuira

+ Avanço da pós-graduação 23% de aumento dos cursos de pós-graduação; Crescimento em especial na região Norte: 40% Forte concentração no Sul e Sudeste

+ Áreas que mais crescem Área de Educação, Administração e Direito estão entre asque mais crescetram; Forte influência das IES privadas Crescimento (%) Administração Direito Educação Economia Sociologia

+ Onde faltam mestres no Brasil? No IESMestres % Doutore s % min 28% Total de Docente s COPrivadas , , Públicas , ,22602 NEPrivadas , , Públicas , , NortePrivadas ,271358, Públicas ,955913,44439 SudestePrivadas , , Públicas , , SulPrivadas , , Públicas , ,09904

+ Crescimento da área de Direito

+ Públicas vs. Privadas Pontuação com publicações MestradoDoutorado Produção intelectual (pontos qualis) Públicas Privadas

+ Alunos por professor Docentes em geral Permanentes (DP) % DPAlunos Alunos por DP Privadas %14762,12 Públicas %5801,1 Públicas vs. Privadas

+ Problemas gerais Repetição de temas Falta de comunicação Busca do título pelo título Tese como vocação Caminho para formação de professores e pesquisadores

+ Regionalização Nas Ciências Humanas, há influência regional e não nacional As IES influenciam os docentes que lecionam na localidade, sem real nuncleação nacional São Paulo (Direito) 90,78% dos professores da USP se titularam na própria USP e apenas 3,40% se titularam na PUC-SP. 85,57% dos professores da PUC-SP se titularam na própria PUC- SP e apenas 9,28% na USP.

+ Nucleação 94,12% dos docentes da UFMG são titulados pela UMGF; 57,50% dos docentes são titulados pela UFPR; 56,67% dos docentes da UFSC são titulados pela própria UFSC 41,10% dos docentes da UERJ são titulados pela UERJ

+ Perfil dos trabalhos produzidos Categoria de bibliografia mais utilizada, por IES, conforme Conceito da IES Doutorado Autores clássicos Manuais de direito Livros monográficos Coletâneas Sites diversos Dissertações e teses Revistas jurídicas Jornais e outras revistas Livros em língua estrangeira (manuais e monográficos) Revistas em outros idiomas0 2254

+ Idiomas utilizados Idiomas mais usados por IES, conforme o seu conceito na Capes, dentre os textos citados (%) Doutorado Francês Espanhol Italiano Inglês Alemão

+ O que é uma boa tese? Pesquisa com base nas teses indicadas ao prêmio de teses da Capes; Metodologia Teses excelentes (prêmio) Média geral das teses Teses aprováveis em vários cursos Páginas305 em média260 em média em média Referências Notas de rodapé

+ Problemas na gestão de cursos ÁreaNumero de artigos% em C e NC Administração Direito Educação Economia Sociologia

+ Centralização do controle Capes Critérios definidos nacionalmente Redução da margem de manobra dos comitês Ampliação dos controles feitos de forma objetiva Valorização de métricas Viabiliza gestão objetiva – melhor para cursos com gestão profissional

+ Problemas Plataforma Sucupira instável Problemas na confiabilidade do controle de publicações Falta de recursos para conclusão dos projetos Troca de gestores