Revolta da chibata Um movimento na marinha do brasil que ocorreu do dia 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara Nomes: maria luisa, maria Gabriela,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
Advertisements

Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
República Oligárquica (1894 – 1930):
Revolta da chibata Alunos :Bianca,Fernanda,Taynara N°s:05, 14, 35.
R EVOLTA DA CHIBATA T RABALHO DE H ISTÓRIA Nomes:Gabriel Alves,Giovane,Wagner,Marcelo Prof. Miquéias Turma:81.
Movimentos Sociais na Primeira República
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
Revoltas rurais na República Velha
ALUNAS ALINE,JOICE,IONY,ROSINETE 9 ANO B´VESPERTINO
Ruptura do Café-com-leite de 1910 e Revolta da Chibata
REVOLTAS RURAIS E URBANAS
Independência do Brasil ● A independência do Brasil, enquanto processo histórico, se desenhou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar.
Nomes: Matheus, Bernardo e Lucas Granville. Turma: 993 Professora: Rafaela Rech.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
A empresa colonial desenvolvida aqui no Brasi, a partir de 1530, com a produção de açúcar em grande quantidade para abastecer o mercado europeu, foi organizada.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL PROFESSORA NATANIA A S NOGUEIRA
“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI.
A crise do antigo sistema colonial (pp. 151 – 154) Prof. Rodrigo Calsani.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
O Grande Conflito. Uma contínua batalha prossegue entre as forças do bem e as forças do mal. Neste grande conflito, o que está em Jogo É a vida Eterna.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
Pregar o evangelho foi a grande ordem deixada pelo Mestre. Ao atender a este desafio levaremos muitos a se entregarem a Cristo.
O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Diamantes e Conflitos Giovanna Matera Amaral nº 10
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
A ERA NAPOLEÔNICA.
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
A Primeira Guerra Mundial
Independência da América Espanhola
TURMA DA MÔNICA NA AMAZÔNIA
Salvando a natureza Rennan e João Gabriel.
DCA Miguel Nunes Turma: 10º16 Nº14.
RECORDANDO ... Com quantos anos Moisés recebeu o chamado divino?
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
História e Geografia de Portugal
Isabel Pena Ribeiro Isaura Victorino
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
ERA VARGAS.
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
O TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON NO HOSPITAL DE S. JOÃO
Fidel Castro Uma vida em imagens formulageo.blogspot.com.br
Quando Jesus Nasceu?.
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
REVOLTA DE CANUDOS: CONFLITO MESSIÂNICO.
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
Use o mouse e detenha-se quanto desejar
Formatação : Ivone Pereira
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Movimentos nativistas e separatistas
A humildade e a grandeza de Cristo.
   CÉU E INFERNO ÍNTIMOS   Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole.
Crise do Antigo Sistema colonial:
Premiação VIP 12.
Percepção.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA O QUE É? SBV NO MUNDO SBV EM PORTUGAL
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Cumprindo a Missão.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
INTRODUÇÃO À.
Escatologia - A Cronologia do Fim
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
CARO(A) AMIGO(A), É com muita tristeza que lhe participamos o falecimento de um amigo muito querido que se chamava BOM SENSO…
O FOGO NÃO QUEIMARÁ VOCÊ
GUERRAS E REVOLTAS. GUERRA DE CANUDOS (1896 A 1897)  A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e Foi uma das maiores guerras.
O TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON NO HOSPITAL DE S. JOÃO
Transcrição da apresentação:

Revolta da chibata Um movimento na marinha do brasil que ocorreu do dia 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara Nomes: maria luisa, maria Gabriela, Caroline Bianchini Turma:993

Como tudo começou :

Joao cândido Felisberto - revoltante líder O primeiro a esboçar uma reação diante da crueldade dos atos que envolviam as práticas de castigos, e chibatadas foi um marujo negro e analfabeto chamado João Cândido ele liderou o protesto, que tomou o controle dos couraçados de Minas e de São Paulo. Depois de tomado o controle de ambas embarcações, enviaram um telegrama ao presidente contendo todas as suas reivindicações. Entre seus pedidos estavam: Fim dos castigos físicos aos marinheiros. Melhora dos salários, que eram terrivelmente baixos. Folga semanal para todos os marinheiros. Caso o governo negasse seus pedidos eles iriam usar de toda a força que tinham em mãos para bombardear a capital.

O estopim da revolta Um fato muito importante acelerou o acontecimento da grande revolta. Normalmente o número de chibatadas designada para cada pessoa que descumprisse uma ordem era de 25, porém, certo dia o marinheiro Marcelino Rodrigues feriu um amigo de trabalho por distração, dentro do encouraçado Minas Gerais, que estava indo em direção ao Rio de Janeiro. Isso deu a ele a maior punição já vista, recebendo 250 chibatas, dez vezes mais que o normal, com isso, Os revoltosos se rebelaram e chegaram a matar três oficiais, assim como o comandante do navio.

O fim da Revolta Com a situação cada vez pior, o governo decidiu atender aos pedidos, e em poucos instantes o Congresso votou a lei que abolia a prática dos castigos físicos e absolvia todos os envolvidos na revolta, fazendo assim com que eles não viessem a sofrer nenhum tipo de punição. Quatro dias após o conflito, o então Presidente Hermes da Fonseca decretou o fim de toda prática violenta e o perdão aos marinheiros, e após a entrega das armas e embarcações, Hermes da Fonseca solicitou que alguns revoltosos fossem expulsos. Isso provocou grande insatisfação entre os marinheiros, que se enxergando como os vitoriosos de uma primeira guerra contra o governo decidiram fazer um outro motim, desta vez na Ilha das cobras.

não perdoou os revoltosos e ordenou a prisão de alguns participantes da revolta. O governo agiu fortemente, reprimindo os marinheiros, muitos deles foram presos nas próprias celas subterrâneas da ilha da Fortaleza da Ilha das Cobras, o que levou muitos prisioneiros a morte, devido as terríveis condições de vida do local. Outros foram enviados para a Amazônia, onde passaram a prestar trabalho forçado, quase como escravos. João Cândido, o líder da revolução, foi expulso da marinha e internado em um Hospital de alienados, sendo declarado como louco.