Algoritmos Genéticos: Aspectos Práticos Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Junho/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos Genéticos Teresa B. Ludermir.
Advertisements

Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Computação Evolucionária
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos Adaptado do trabalho realizado por: Frederico Heitor Mônica do Amaral.
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos
Inteligência Artificial
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Representação Numérica
Métodos Populacionais
Material adaptado de Algoritmos Geneticos Material adaptado de
Sistemas Inteligentes
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Inteligência Artificial
Resolução de problemas por meio de busca
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério.
Algoritmos Genéticos Uma visão geral do método Cláudio M. N. A. Pereira.
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
Métodos Populacionais. Mantém um conjunto de soluções candidatas e não só uma solução Cada solução será modificada e avaliada Hill-Climbing paralelos.
Busca meta-heurística Inteligência Artificial Docente: André C. P. L. F. de Carvalho PAE: Everlândio.
1 Problemas Numéricos com Representação por Números Reais Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira.
Gerador de grade de horários com Algoritmos Genéticos Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Rodrigo Correia.
Algoritmos Genéticos Como os Algoritmos Genéticos Funcionam Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Maio/2008.
SIMULATED ANNEALING E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA 30/10/2006.
O Problema do Caixeiro Viajante Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Maio/2008.
BUSCA LOCAL Estéfane G. M. de Lacerda UFRN/DCA Setembro de 2006.
Teoria de Filas – Aula 4 Aula de Hoje Variáveis aleatórias contínuas Valor esperado de uma variável aleatória Aula Passada Variáveis aleatórias discretas.
Algoritmos Genéticos Aplicações em Sistemas Militares e Navais Prof. Alan Oliveira de Sá CIAW 09SET2015.
Algoritmos Genéticos Algoritmos Genéticos com Parâmetros Contínuos Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Maio/2008.
BUSCA TABU E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA Março de 2006 Parte II.
Otimização Multiobjetivo Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Junho/2009.
BUSCA TABU E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA 23/10/2006 Parte I.
Algoritmos Genéticos para o Problema da Mochila Estéfane G. M. de Lacerda UFRN/DCA Setembro/2008.
Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Técnicas Numéricas Comp. Métodos numéricos para solução de sistemas não lineares Universidade do Estado.
Classificação não supervisionada de imagens. Classificação de imagens Consiste na identificação de tipos de cobertura de solos, de acordo com os padrões.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM – Unidade 2 Professor Marcelo Menezes Reis
Introdução aos Métodos em Simulação Computacional
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
O PROBL EMA DA MOCHI LA COMO UM PROBLEMA RELATIVAMENTE COMPLEXO
Teoria dos Grafos Geração de Valores aleatórios
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado 1.
IX ELAVIO FABIANA SIMÕES E SILVA ORIENTADORA: VITÓRIA PUREZA
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Modelagem para Otimização:Aula 2
Ordenação: Terminologia
TMEC011 – ESTATÍSTICA APLICADA
Métodos Populacionais
PROBLEMA DO EMPACOTAMENTO
FEUP/LEEC Algoritmos e Estruturas de Dados 2001/2002
Kroton Educacional Universidade uniderp (Unidade Matriz)
BUSCA TABU Parte III E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA 23/10/2006.
Particle Swarm Optimization (PSO)
Aprendizagem cooperativa e o problema de formação de grupos
Otimização de Problemas de Múltiplos Objetivos
Introdução aos Métodos em Simulação Computacional
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Evolução Diferencial Algoritmo formulado por Kenneth Price e Rainer Storn ( Evolução Diferencial (ED) nasceu da.
Seleção de Parceiros em Sistemas Par-a-Par de Vídeo sob Demanda
DSI – Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes
Unidade 7 – Evolução Biológica
O Problema do Sequenciamento Online da Lavra de Minério de Ferro
Sistemas Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
DSI – Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes
Aula 7 – Algoritmos Genéticos
Aula 8 – Algoritmos Genéticos
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Transcrição da apresentação:

Algoritmos Genéticos: Aspectos Práticos Estéfane G. M. de Lacerda DCA/UFRN Junho/2009

Algoritmos Genéticos Principais Tópicos  População Inicial  Funções Objetivo de Alto Custo  Critérios de Parada  Convergência Prematura  Diversidade  Tipos de Substituição  Problemas na Aptidão  Ranking  Seleção por Torneio  Amostragem Estocástica Uniforme

Algoritmos Genéticos População Inicial (1/3) Gerada Aleatoriatoriamente. Gerada uniformente em uma grade. Gerada com tendenciosidade para regiões promissoras do espaço de busca

Algoritmos Genéticos População Inicial (2/3) Para garantir que toda posição da cadeia tem 0 e 1 na população:  Gera a primeira metade da população aleatoriamente.  Inverte todos os bits da primeira metade: tem-se a segunda metade. 1a. metade 2a. metade

Algoritmos Genéticos População Inicial (3/3) Seeding: insere a solução obtida por outro método de otimização na população inicial (garante que AG não fará pior do que o outro método) Iniciar com uma larga população inicial e depois reduzir o tamanho.

Algoritmos Genéticos Convergência Prematura (1/2) O AG converge para um mínimo/máximo local.

Algoritmos Genéticos Convergência Prematura (2/2) Causas:  Excessivo números de filhos de um mesmo indivíduo (o superindivíduo)  Perda de diversidade.  Deriva Genética (Genetic Drift)  Desaparecimento de genes na população devido puramente ao acaso.  Ocorre principalmente em pequenas populações.  Alta pressão de seleção.

Algoritmos Genéticos Diversidade (1/2) Combatendo a perda de diversidade  Aumentar a taxa de mutação.  Evitar cromossomos duplicatas na população.  Diminuir a pressão da seleção.

Algoritmos Genéticos Diversidade (2/2) Combatendo a perda de diversidade  Controlar o número de filhos do superdíviduo (indivíduo com alta aptidão, mas não com aptidão ótima) usando:  Ranking.  Escalonamento.  Seleção por torneio.

Algoritmos Genéticos Tipos de Substituição Substituição Geracional Substituição Geracional com Elitismo Substituição de Regime Permanente (do inglês steady state)

Algoritmos Genéticos Substituição Geracional Seja N o tamanho da população:  Os N pais são substituídos pelos N filhos em cada geração.  Os N pais são substituídos por N individuos do conjunto união de pais e filhos.  Comentário: o segundo caso aumenta a pressão de seleção.

Algoritmos Genéticos Substituição Geracional com Elitismo Os k < N melhores pais nunca são substituídos. Tipicamente k = 1 Aumentando k aumenta a pressão de seleção (risco de convergência prematura).

Algoritmos Genéticos Substituição de Regime Permanente (1/2) Em cada “geração” apenas 2 (ou 1) filhos são gerados e substituem:  Os 2 piores indivíduos da população.  Os pais.  Os 2 indivíduos mais velhos (i.e., que estão a mais tempo da população), pois já transmitiram os seus genes. Taxa de crossover é geralmente alta (~1).

Algoritmos Genéticos Substituição de Regime Permanente (2/2) Alternativamente, k < N filhos são gerados e substituem os k piores indivíduos. Evitar inserir um filho na população quando já existe uma duplicata dele na população.

Algoritmos Genéticos Problemas na Aptidão (1/3) Aptidão negativa não funciona com a roleta. Aptidão excessivamente alta  Poucos individuos ocupando larga fatia da roleta  Muitos individuos ocupando pequena fatia da roleta  Causa convergência prematura Solução: controlar o número de filhos do superindivíduo..

Algoritmos Genéticos Problemas na Aptidão (2/3) Resolução insuficiente para diferenciar os melhores dos piores individuos.  A seleção torna-se aleatória (Passeio ao Acaso).  Convergência lenta

Algoritmos Genéticos Problemas na Aptidão (3/3) Exemplo: Soluções  Expandir o intervalo da aptidão (usando ranking, escalamento linear)  Seleção por torneio

Algoritmos Genéticos Ranking Linear (1/3) Onde i é o índice do cromossomo na população em ordem decrescente de valor da função objetivo. Ranking linear requer: 1  Max  2 Max + Min = 2 Valores bons para Max: de 1.2 a 1.5

Algoritmos Genéticos Ranking Linear (2/3)

Algoritmos Genéticos Ranking Linear (3/3) Controlando a pressão da seleção por Ranking linear:  maior pressão => mais intensificação;  menos pressão => mais diversificação.

Algoritmos Genéticos Ranking Exponencial q  [0, 1] e i é o índice do cromossomo na população em ordem decrescente de valor da função objetivo. Ranking exponencial permite maior pressão de seleção do que o ranking linear.

Algoritmos Genéticos Escalonamento Linear Escalonamento linear onde g é o valor da função objetivo a e b são determinados tal que o número máximo de filhos do melhor indivíduo seja no máximo igual a C (onde tipicamente C = 2)

Algoritmos Genéticos Seleção por Torneio Escolhe-se k (tipicamente 2) indivíduos aleatoriamente da população e o melhor é selecionado. Não é proporcional a aptidão, Não é necessário roda da roleta, escalamento da aptidão ou ranking.

Algoritmos Genéticos Seleção por Torneio Os indivíduos são selecionados para os torneios com igual probabilidade. O torneio é vencido pelo indivíduo com maior aptidão

Algoritmos Genéticos Seleção por Torneio Aumentando o tamanho k do torneio acarreta:  Aumento da pressão de seleção.  Risco de convergência prematura. Por isso, o torneio binário é o mais utilizado.

Algoritmos Genéticos Seleção por Torneio Seleção por torneio com probabilidades  (Reduz ainda mais a pressão de seleção) 1)O melhor indivíduo do torneio é selecionado com probabilidade p > 0,5 2)O segundo melhor é selecionado com probabilidade p(1-p) 3)O terceiro é selecionado com probabilidade p(1-p) 2 4)e assim por diante...

Algoritmos Genéticos Amostragem Estocástica Uniforme Pais selecionados Evita a grande variância de filhos esperados do método da roleta (é tão perfeito quanto possivel) e a d b c N ponteiros igualmente espaçados. aabcd

Algoritmos Genéticos Critérios de Parada Atingiu um dado número de gerações ou avaliações. Encontrou a solução (quando esta é conhecida). Perda de diversidade. Convergência: não ocorre melhora significativa na solução durante um dado número de gerações.

Algoritmos Genéticos Funções Objetivo de Alto Custo (1/3) Em muitos problemas do mundo real o custo computacional do AG está concentrado na avalição do individuo. Exemplo:  Simulação completa de um processo.  Um treinamento de uma rede neural.

Algoritmos Genéticos Funções Objetivo de Alto Custo (2/3) Dicas para reduzir o números de reavaliações do indivíduo:  Evitar cromossomos iguais na população inicial.  Verificar se o filho já existe nas populações passadas e na atual.  Verificar se filho = pai (e.g. checar se crossover e mutação foi aplicado).  Manter a população com cromossomos distintos.

Algoritmos Genéticos Funções Objetivo de Alto Custo (3/3) Simplificar a função objetivo (pelo menos nas gerações iniciais) Usar um método de subida de encosta quando o AG já encontrou as regiões promissoras do espaço de busca (nas gerações finais).

Algoritmos Genéticos Descobrindo a Frase Secreta Desenvolver um AG para descobrir um frase dada pelo usuário.

Algoritmos Genéticos Descobrindo a Frase Secreta Cromossomo  Representar usando código ASCII.  “Familia” = (102,97,109,105,108,105,97) Espaço de busca  Existem 26 maiusculas + 26 minusculas + espaço em branco.  Para um frase com N caracteres há: ( ) N combinações possíveis.

Algoritmos Genéticos Descobrindo a Frase Secreta Função objetivo.

Algoritmos Genéticos Descobrindo a Frase Secreta Exemplos:  “familia” (102,97,109,105,108,105,97)  “ebnhmhb” (101,98,110,104,109,104,98) função objetivo = 7  “familiz” (102,97,109,105,108,105,122) função objetivo = 25 O que há de errado nesta função objetivo?

Algoritmos Genéticos Descobrindo a Frase Secreta Função objetivo alternativa. onde