JAPÃO Gigante do Oriente Aula Geografia: Prof. Gerson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Japão Gigante do Oriente.
Advertisements

trilobita.org.br/arnaldo
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Japão e Tigres asiáticos
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Industrialização no Brasil 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira Instituto Santa Luzia.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
América Anglo-Saxônica, Japão e Oceania. Japão: introdução O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
JAPÃO Geografia. JAPÃO JAPÃO – QUADRO FÍSICO Relevo marcado por montanhas jovens; Tectonismo intenso; Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, área.
Japão
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Passagem de um país agroexportador para industrial -Durante mais de quatrocentos anos fomos um exportador de matéria-prima -Fomos importador de produtos.
JAPÃO. Nome oficial: Seu nome significa “origem do Sol” e por isso é muitas vezes chamado de “Terra do Sol Nascente”. Capital: Tóquio Localização: Ásia.
Professor Danilo – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin #TOP JAPÃO.
LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Industrialização.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
Geo – Terra Graphien – Descrever
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Aula 7 – A transição para um sistema industrial
Tigres Asiáticos.
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Japão.
América Porção Norte 8º Ano.
Apogeu e declínio da influência europeia
O que é região? Regionalização
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Conceitos Demográficos
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Estados Unidos.
Profa. Eliana Tadeu Terci
Industrialização nas Américas
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
Indústria.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
JAPÃO.
A distribuição da população a nível mundial
Os Efeitos da Tecnologia
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
O que é região? Regionalização
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Geografia – Professor Fernando
INDUSTRIALIZAÇÃO Prof° Israel Frois.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
A GRANDE DEPRESSÃO.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Preparatório EsPCEx História Geral
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
O Complexo Centro-Sul.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Transcrição da apresentação:

JAPÃO Gigante do Oriente Aula Geografia: Prof. Gerson

C ARACTERÍSTICAS F ÍSICAS

“ O Japão foi formado por uma espada ” Placa Eurasiática Placa das Filipinas Placa do Pacífico O arquipélago Japonês situa-se na zona de encontro de três placas tectônicas, esse fato explica a enorme instabilidade geológica (vulcões em atividades, maremotos e terremotos), no território nipônico.

C ARACTERÍSTICAS F ÍSICAS “ Os antigos deuses enfiaram uma espada de ouro no oceano e, quando a retiraram, quatro gotas perfeitas respingaram no mar... ” O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas de maior extensão e por mais de 3 mil ilhas menores (hotspots)

C ARACTERÍSTICAS F ÍSICAS O pa í s é pequeno (cerca de 3800Km na dire ç ão norte-sul) O relevo apresenta uma enorme quantidade de cadeias de montanhas (ocupam ~ 80% do territ ó rio) Cerca de 70% do territ ó rio apresenta-se com cobertura vegetal Essas caracter í sticas interferem na ocupa ç ão da terra fazendo com que cada espa ç o seja super valorizado (veja exemplos de ocupa ç ão nos pr ó ximos slides)

C ARACTERÍSTICAS F ÍSICAS Ocupa ç ão restrita da ilha Shikoku

C ARACTERÍSTICAS F ÍSICAS Ocupa ç ão restrita da ilha Shikoku

RESTAURAÇÃO MEIJI Mudan ç as no perfil pol í tico, econômico e administrativo

RESTAURAÇÃO MEIJI A restaura ç ão Meiji (1868 at é 1912), foi um marco de mudan ç as na hist ó ria do Japão: - Encerrou o per í odo de fechamento para outras na ç ões; - pois fim no shogunato (feudalismo); - restaurou o poder pol í tico centralizado no Imperador; - iniciou um desenvolvimento industrial baseado no modelo capitalista de produ ç ão.

RESTAURAÇÃO MEIJI Caracter í sticas:  Integra ç ão do mercado nacional  Compra e venda da terra  Ferrovias  Educa ç ão obrigat ó ria  Tecnologia ocidental  Empresas p ú blicas  Contratou t é cnicos estrangeiros e professores  Implementa ç ão dos Zaibatsu (tipo de conglomerados econômicos)Zaibatsu

EXPANSIONISMO JAPONÊS

A restaura ç ão Meiji provocou uma r á pida moderniza ç ão e industrializa ç ão, que levar á o Japão a buscar novas fontes de mat é ria- prima e mercado consumidor. O Japão tornou-se uma potência industrializada e lan ç ou-se à s conquistas imperiais na Á sia, passando a competir com as potências europ é ias na tomada de territ ó rios e na forma ç ão de colônias. Esse movimento expansionista, baseado num nacionalismo e ideais imperialistas, levou o Japão a participar da 2 ª GM do lado dos pa í ses que formaram o Eixo.

EXPANSIONISMO JAPONÊS

P ÓS 2 ª G UERRA M UNDIAL

P ÓS 2 ª GM Com a rendi ç ão japonesa aos EUA, o imp é rio nipônico foi obrigado a: Se desmilitarizar; E a dissolver os Zaibatsu.Zaibatsu

A SOCIEDADE JAPONESA E A RECONSTRUÇÃO DO PAÍS Terminada a 2 ª GM a economia japonesa encontrava-se arrasada e precisou de ajuda econômica dos EUA (per í odo da Guerra Fria), para poder recuperar o pa í s. Al é m disso outros fatores contribu í ram para retomar o desenvolvimento do pa í s.

Japão : População População no Japão: 128 milhões de habitantes Tóquio é a cidade mais densamente povoada do planeta Em 1º de outubro de 2010, a população japonesa somava habitantes ou 288 mil a mais que um censo feito há cinco anos. A marca significa um aumento de 0,2%. O número de residentes estrangeiros cresceu. O Japão tem um dos menores índices de natalidade do mundo - 1,3 criança por mulher -e a expectativa de vida mais alta do planeta -83 anos de idade. É o país cuja população mais rapidamente envelhece, estando 23% dela acima dos 65 anos de idade. Essa tendência deve se agravar a partir de 2012 quando os nascidos após a guerra começarem a alcançar a idade da aposentadoria. O número de famílias japonesas também aumentou para cerca de 50 milhões, mas o número de membros recuou para a média de 2,46.

Por 50 anos, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a combinação do rápido crescimento da força de trabalho japonesa e a crescente produtividade de seus trabalhadores industriais criou um milagre do crescimento. Em duas gerações, o número de pessoas em idade de trabalho cresceu em 37 milhões e o Japão saiu das ruínas para se tornar a segunda maior economia do mundo. Nos próximos 40 anos, esse processo irá se reverter, e a população em idade de trabalho será reduzida tão rapidamente que em 2050 será menor do que era em 1950, e quatro em cada dez japoneses terão mais de 65 anos. A menos que a produtividade japonesa cresça mais rápido que o declínio de sua força de trabalho — o que é pouco provável — a economia nipônica irá entrar em declínio.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 População do Japão aumenta apenas 0,2% nos últimos 5 anos A população do Japão aumentou apenas 0,2% nos últimos cinco anos, o índice mais baixo de crescimento desde Os últimos dados do censo refletem uma mudança drástica na estrutura social da nação, uma baixa da natalidade, e um aumento do índice de mortalidade.Muitos jovens têm dúvidas sobre formar uma família, já que a consideram como um peso para sua carreira, e seu estilo de vida pessoal.

A LGUNS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM Mão-de-obra barata e abundante para as ind ú strias; Longas jornadas de trabalho (em m é dia 43 horas semanais de trabalho); Fidelidade dos trabalhadores à empresa; Aplica ç ão maci ç a de verbas na á rea educacional Cria ç ão e aprimoramento de novas tecnologias. Sendo assim, foi de suma importância a participação ativa e integrada da população.

U M COMPLEXO PARQUE INDUSTRIAL “ Atualmente as grandes empresas japonesas formam verdadeiros imp é rios industriais, empregando milhares de pessoas e atuam praticamente em todo o mundo. O grande crescimento industrial no p ó s-guerra levou os observadores internacionais a falarem que o Japão passava por um ‘ milagre econômico ’. Com o retorno das grandes empresas, deu-se novamente a integra ç ão do Estado (poder pol í tico) com o poder econômico ” (Melhem Adas. Geografia: Mundo desenvolvido. p. 201). Como o Japão depende de fornecimento de matéria- prima de outros países, o parque industrial japonês localiza-se em regiões litorâneas, próximo aos portos para facilitar e diminuir os custos de produção.

Industrialização As indústrias se concentram no litoral e a ilha de Honshu possui o maior parque industrial: Tóquio, Nagóia e Osaka formam uma imensa Megalópole. O Japão é extremamente dependente de matérias-primas estrangeiras(mais de 90%). Pequenas reservas de cobre, zinco, chumbo, e carvão mineral, pequenas quedas d'água, sua energia vem das usinas nucleares.

O Zaibatsus  Do mesmo modo como se deu a industrialização em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, a expansão fabril do Japão, que tomou vulto entre 1870 e 1914, foi acompanhada de enorme concentração econômica e de renda. Os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomerados nipônicos, ditos zaibatsus, tidos como estratégicos ao desenvolvimento, tais como bancos, exploração mineral, industria bélica, têxteis e comércio exterior.

A Economia Japonesa e o Comércio Mundial  A economia japonesa sofreu, no último trimestre de 2008, a maior contração em mais de 30 anos. A queda vertiginosa sofrida pelo comércio mundial no final do ano teve efeitos catastróficos sobre economias muito sensíveis ao desempenho do setor externo, como é o caso do Japão, bastante dependente da exportação de automóveis, eletrônicos e bens de capital, assim como outros asiáticos.