Técnicas de Programação I Professor: Decio Kosminsky Engenheiro Eletricista pela PUC-RJ Pós graduado em desenvolvimento pela PUC – Petrópolis Mestrando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
PROFESSOR Este material reune as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique nas sua escola os projetos.
FATEC Analise e desenvolvimento de sistemas. Prof. Norton Glaser  Formado pela UNICAMP  Professor universitário desde 2005  Ministro aulas na Fatec.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Física Graduação em Biotecnologia
Física Experimental Ótica
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Analise e desenvolvimento de sistemas
Introdução a Engenharia de Alimentos
FENÔMENOS DE TRANSPORTES I
CÁLCULO II As Regras do Jogo Adm.Industrial Regras
Aula 00 Apresentação.
Logomarca da instituição de origem dos autores
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Organização e arquitetura de computadores
Tecnologias e Sistemas de Informação
Laboratório de Computação I
Inferência Estatística (GCC1625)
Professor Dani Prestini
Escolha o fundo e a cor das letras
Coordenadora de Tc : Cíntia da Costa Souza
Trabalho de Pesquisa de Marketing – PI do 2º semestre
PNV3100 – Aula S 11 Introdução Conclusão da segunda fase do projeto
FISICA.
Analise e desenvolvimento de sistemas
Professor Dani Prestini
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Professor (a) orientador
Logomarca da instituição de origem dos autores
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Escolha o fundo e a cor das letras
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Trabalho de Conclusão de Curso I
Linguagem de Programação II Apresentação
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Introdução ao Projeto na Engenharia
Logomarca da instituição de origem dos autores
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
HISTÓRIA 2018 o que é história
Logomarca da instituição de origem dos autores
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
HISTÓRIA 2018 o que é história
Métodos Computacionais(IF264) Apresentação do curso
Escolha o fundo e a cor das letras
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
HISTÓRIA 2018 aula 1 2.a Série ENSINO MÉDIO.
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Ufac
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
Ensinar e aprender no mundo das tecnologias Hot potatoes  Hot Potatoes é um conjunto de seis ferramentas, que possibilitam a elaboração de cinco tipos.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
Capital de Giro e Análise Financeira
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Matemática III Prof. Paulo Amaro.
Logomarca da instituição de origem dos autores
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
Normas gerais para apresentação Oral: 1
Transcrição da apresentação:

Técnicas de Programação I Professor: Decio Kosminsky Engenheiro Eletricista pela PUC-RJ Pós graduado em desenvolvimento pela PUC – Petrópolis Mestrando em ciência da computação pela UFMG Já trabalhou em empresas tais como Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, TELERJ, Marinha de Guerra do Brasil

Introdução - Programação do curso 1.Introdução, algoritmos e programas 2.Variáveis 3.Estruturas condicionais 4.Estruturas de repetição 5.Variáveis indexadas - arrays 6.Funções e sub-rotinas 7.Cadeias de caracteres – string 8.Arquivos de dados 9.Ordenação, pesquisa e intercalação 10.Estruturas lineares - pilhas, filas e listas encadeadas 11.Estruturas não lineares – árvores e grafos 12.Recursividade 13.Conceitos fundamentais de orientação a objetos 14.Projeto de classes e objetos – representações gráficas em UML 15.Relações: associação. Generalização e herança

Introdução - Bibliografia Aguilar, Luis Joyanes. Fundamentos de Programação. McGraw Hill. 2008

Introdução - Direitos e deveres dos alunos Direitos dos alunos: Interromper a explicação do professor, levantando a mão, em caso de qualquer dúvida. Retirar eventuais dúvidas da matéria estudada nos momentos iniciais da aula Deveres dos alunos Entregar as listas de exercícios no prazo programado Realizar pelo menos duas das três provas a que serão submetidos. Valerão as duas maiores notas. Não serão aceitas quaisquer justificativas para falta a mais de uma prova. Não chegar na aula com mais de 10 minutos de atraso. Não deixar o trabalho prático para a etapa final do curso. Não copiar a lista do colega. Listas iguais serão todas anuladas, com o aluno perdendo ponto de participação Não olhar para o lado na hora da prova. Manter-se em silêncio durante a aula, retirando as dúvidas com o professor. Rever sempre o conteúdo de cada aula para a aula seguinte.

Introdução - Avaliação do aluno MF = (25 * TP + 30 * PM * PM * lista + 5 * presença + 5 * participação ) onde: MF – média final TP – trabalho prático PM1 – primeira maior nota nas três provas PM2 – segunda maior nota Lista – média das listas Presença – para quem conseguir acima de 90% de presença Participação – até 5 pontos extras para quem mostrar interesse e participar das aulas ou até menos 100 pontos para quem prejudicar as aulas com indisciplina.

Introdução - Trabalho final Grupos de três ou quatro alunos. Os grupos deverão ser formados até a terceira aula. Todos têm que participar da elaboração e apresentação. Perguntas serão dirigidas a todos os componentes do grupo. O grupo que deixar o trabalho para o final do curso com certeza não conseguirá fazer um bom trabalho. Um trabalho escrito deverá ser enviado por ao professor. Este trabalho será avaliado, corrigido pelo grupo, sendo enviado por para a lista de todos os alunos. Trabalhos com textos copiados da Internet não serão considerados. O grupo deve ler o assunto e escrever suas interpretações. A avaliação do TP considerará o material escrito e a apresentação de cada aluno. Os grupos deverão ser montados preferencialmente a partir de um especialista em um determinado assunto e outros interessados em aprender o assunto. Poderão ser sugeridos outros assuntos que não os apresentados pelo professor.

Introdução - Assuntos sugeridos para o TP 1.Engenharia de software 2.IDE Netbeans 3.IDE Eclipse 4.Plataforma.NET de desenvolvimento 5.Linguagem Assembler 6.Desenvolvimento colaborativo de software 7.Sistemas de inteligência artificial 8.Evolução das linguagens de programação 9.Tutorial em C++ 10.BPM – Business Process Management 11.UML – Unified Modeling Language 12.Recursos de programação para a WEB 13.Servidores WEB 14.SOA – Service Oriented Architecture 15.HTML – Hiper Text Markup Language