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Física Experimental Ótica

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Apresentação em tema: "Física Experimental Ótica"— Transcrição da apresentação:

1 Física Experimental Ótica
Equipe: Professores: George e Luciano Monitor: Júlio Técnicos de Laboratório: Adriano e Leonardo

2 Calculo da nota final MF = 0.4*Relatorios + 0.4*Provas + 0.2AtividadeIndividual Datas das Provas 05 de maio e 30 de junho

3 Programa Datas dos Experimentos Diâmetro de feixes de luz 10 de março
Divergência de feixes lasers 17 de março Refração 24 de março Lentes 31 de março Propagação por uma lente 07 de abril Raio de Curvatura da córnea 28 de abril Prova P de maio das 19h as 21h Difração 12 de maio Dispersão 19 de maio Espectroscopia 26 de maio Polarização 02 de junho Atividade óptica 9 de junho Espalhamento de luz 23 de junho Prova P de junho das 19h as 21h

4 Trabalho Independente
1 trabalho independente/apresentação ppt/suporte aos colegas 9 equipes de 1 ou 2 pessoas (determinar equipes hoje) Lab1 Lab2 Aluno Monitor Professor Técnico Metade 1 da equipe Metade 2 da equipe Cada equipe fará 1 experimento em horário especial na semana antes do dia da prática (marcar com monitor) Apresentação de 8 a 12 minutos no Lab ao inicio da aula do dia correspondente ao experimento feito Durante a prática, a equipe que apresentou não fará o experimento novamente: esses alunos prestarão Auxílio e suporte aos outros alunos durante toda a aula.

5 Orientações para o Trabalho Independente
Fazer completamente o experimento durante a semana que antecede a aula Explorar o experimento para descobrir e superar os entraves técnicos Finalizar a análise dos dados propostos no roteiro Propor novas medidas e análises de dados para melhorar a prática Em vez do relatório, fazer uma apresentação de 10 minutos, antes da aula para os alunos Ficar presente na aula até o final, dando assistência aos alunos, junto com o monitor, professor e técnico de laboratório Nota: qualidade do experimento, apresentação e assistência na aula.

6 Orientações gerais Turma inteira (exceto os que vão apresentar): Ler e entender roteiro no dia anterior a prática, escrever no caderno introdução e síntese do experimento a ser realizado. Equipes de no máximo dois estudantes por bancada Caderno de laboratório, deve conter: 1) Ao inicio da aula síntese e introdução ao experimento a ser feito 2) Mostrar dados experimentais antes de ir embora (caderno e/ou computador) antes de assinar a lista de presença. Experimentos onde o aluno faltou não poderão fazer relatório correspondente e nem a questão da prova. Não será permitida participação no experimento ao aluno que chegar atrasado na aula. Será reprovado o aluno que perder 4 ou mais experimentos.

7 Horários 14-18:00 (turma Tarde) 19-22:30 (turma Noite) Apresentações e suporte durante os experimentos: Iniciar a apresentação no horário de inicio da aula Tarde (chegar 13:45 para ligar o computador, testar slides e iniciar o projetor) Noite (chegar 18:45 para ligar o computador, testar slides e iniciar o projetor)

8 EXPERIMENTO PILOTO – Calibração e Teste dos equipamentos experimentais
Preparação O que preciso medir? O que esperar dessa medida Qual o procedimento? Tenho todo o material antes de começar? Testei todos os equipamentos e cabos, fios?

9 Medida de Verificação Preparar para medição teste (zerar o botão de voltagem das fontes, deixar os instrumentos de medida na escala correta ou escala mais alta do que o esperado) Alinhar, conectar, posicionar a fim de conseguir ler a grandeza a ser medida (detector, laser) Parafusar e fixar os componentes opto-mecânicos firmemente O resultado está pelo menos dentro da ordem de grandeza esperada? Pedir para outra pessoa medir para ver se o resultado não ocorreu por acaso. Verificar unidades (mm, cm, Watts, etc).

10 Algarismos significativos e comparações
Quantos algarismos significativos? Exemplo: Ajuste a fonte de alimentação para 14,0 V. 13,8 V 14,1 V 13,9 V 14,0 V

11 Representação do Resultado e Algarismos Significativos
(Valor Médio ± Incerteza) Unidades Exemplo: Valor Médio: 23,456 Incerteza : 0,349  Se o número de pontos experimentais (medidas < 1000 aqui so teremos um algarismo significativo) Valor Médio: 23,5 (note que os números estão arredondados para o numero correto de alg. Sig.) Incerteza : 0,3 Como escrever: (23,5 ± 0,3) unidades

12 Lendo Mostradores Atenção para mudança na
Resistência interna do voltímetro Quando mudamos a escala Incerteza = 1% de precisão +/- X unidades no algarismo menos significativo Tipicamente X = 3 ou 5. Usar 5 por segurança.

13 Caso especial de arredondamento (incerteza começando com 1, e N<1000)
No caso da incerteza começar com 1 manter 2 alg. Sig. Se a incerteza começar com 2,3,...,9, manter apenas 1 alg. Sig. Valor Médio: 23,456 Incerteza : 0,145  0,15 Como escrever: (23,46 ± 0,15) unidades

14 Exemplos: Supor que os números abaixo são resultado de media de 100 medidas. Como escrever com o alg. Sig. Corretos? ( ± 236)*10-5 (12,3213 ± 0,0123) m (9934 ± 903)*10-3 s

15 Escrever incerteza ou não?
Incerteza do multímetro Como comparar um valor obtido com um valor esperado?

16 Propagação de Incertezas

17 Propagação de incertezas através de funções
Função de 1 variável com incerteza Err(x) EXEMPLO: Calcular a incerteza na área de circulo, dado que a medida do Valor do raio gerou r = ( 7 ± 2) m

18 Exercício: Calcular o exercício acima caso r = ( 7,000 +/- 0,010) m, 95% I.C.


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