A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Geral Experimental. apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Geral Experimental. apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Química Geral Experimental. apresentação
Professor: Paulo Cesar Ribeiro ( Paulinho ) Professor do LOQ Tel ramal: Material de aula: Apostila ( roteiro de experimentos ). Está à venda na lojinha de xérox. Autores: profªs Larissa, lívia e Patrícia.

2 objetivos Conceitos químicos Terminologia Métodos laboratoriais
Conhecimento de materiais e equipamentos básicos e suas aplicações Noções de segurança

3 Procedimento do trabalho no laboratório
O aluno deve se apresentar no horário marcado para a aula na porta do laboratório.( Não será permitido aluno atrasado na sala de aula (lab). ) O aluno deverá estar devidamente trajado para as aulas (calça comprida, calçado fechado, blusa com manga e avental próprio ) Avental: na cor branca, de algodão, mangas compridas e abaixo do joelho. O aluno deverá também portar óculos de segurança e pipetador de borracha.

4 Bolsas , mochilas e outros deverão estar colocados na frente da sala encostados na parede da lousa. Atenção para não colocar na escada . Antes do início da aula ,o professor irá fazer uma chamada oral, posteriormente e obrigatoriamente o aluno deverá assinar a folha de presença, sem o que fica com falta e sem nota de laboratório. Ao final do experimento o grupo é dispensado, com aval do professor.

5 Experimentos O grupo deve ter em mãos a apostila de experimentos e ler com atenção a tarefa a ser executada. ( o professor costuma colocar na lousa um resumo do procedimento para explicação ) Durante a aula é proibido o uso de celular.(Aluno que for pego em aula de laboratório utilizando celular é passível de nota zero acompanhado de falta à aula) .

6 Trabalho no laboratório
Compreensão da teoria. Conhecimento do experimento que irá realizar. Planejamento das atividades do grupo O básico, seja cuidadoso e atento Sua bancada no laboratório deverá estar mantida limpa e organizada. ( somente os materiais necessários ao experimento deverão permanecer sobre a bancada.) Cuidado ao manusear a vidraria. Utilize um caderno exclusivo para todas as anotações relativas aos experimentos. ( desse caderno voce irá tirar os dados para montagem do relatório.

7 Regras básicas de segurança
Substâncias voláteis e corrosivas deverão ser manuseadas na capela. Quando aquecer soluções em tubo de ensaio, nunca fixar a chama em um ponto e também manter a abertura longe de voce e do seu vizinho de bancada. Uso do óculos de segurança é obrigatório( cada aluno deve ter o seu ) Uso do avental é obrigatório ( cada um deve ter o seu )

8 Não descarte nenhum tipo de material na pia( na dúvida pergunte ao técnico ou professor )
Observar a vidraria antes do trabalho visando trincas, arestas cortantes Muito cuidado ao trabalhar com o bico de bunsen ( vazamento de gás ) Alunos de cabelo comprido devem mantê-los presos No laboratório, a tubulação de gás tem cor amarela e de água tem cor verde.

9 Cuidado ao manusear o bico de bunsen
Cuidado ao manusear o bico de bunsen. Verificar a mangueira de gás se está em condições de uso bem como se esta bem fixada a torneira de gás. Para acender o bico , leva-se a chama do fósforo ao bicoe então abre-se a torneira de gás. Deixar o bico de gás com chama oxidante ( chama azul )

10 Relatório simplificado
Sempre escrito à mão em folha de papel ao maço com pauta . O prazo máximo para entrega do relatório é sempre na aula seguinte ao término do experimento ( se o experimento tem parte A, B e C , o grupo deverá entregar na semana seguinte após o término da parte C ).

11 Na capa deve conter o Local, nome da disciplina, turma, data do experimento, número do armário, alunos participantes e nome do professor

12 Seções do relatório Introdução .descrever o contexto teórico que foi visto. Objetivos . Objetivos da experiência. Parte experimental .descrever como foram realizadas as etapas do experimento ( incluir materiais e matéria prima ) Matéria prima. Apresentar fórmulas, manuseio , como agir em caso de acidente, periclosidade.

13 Resultados e discussão
Resultados e discussão .Apresentar os resultados e observações feitas durante o experimento.Explicar de modo científico o que ocorreu no experimento. Conclusões .principais conclusões levando em consideração os objetivos traçados. Questionários pós relatório . Cada pergunta escrita deverá apresentar a resposta abaixo. Referências.( sites, livros e apostilas ) devem ser bem especificados.


Carregar ppt "Química Geral Experimental. apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google