DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DNS Domain Name System.
Advertisements

Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
DNS Suporte - DI.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
ANTONIO LIMEIRA EDUARDO FRANKLIN LUCAS ARANHA RANIERI VALENÇA RODRIGO PIGATTI DNS.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Termos – redes de computadores
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
DNS Suporte técnico. DNS ● Domain Name Server ● Responsável pela resolução de nomes ● IP (v4 e v6) identificador único na rede o ● Nomes facilitam.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Renato Abreu ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE Administração de Redes em Software Livre – GNU/Linux Servidor DHCP Professor: Renato Abreu.
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
Gerenciamento de Rede. Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Endereço IP: Número de identificação de 4 octetos que tem a função de identificar a rede e o host (qualquer equipamento) =
Windows vs linux. Windows vs Linux nome do grupo:Luiz Bruno,Luiz Felipe,Dayllison,Renan turma:1 ano.
Comandos básicos de MS-Dos para rede de computadores. Prof: Eduardo Florence Batista.
1 - verifique a disponibilidade dos arquivos necessários para o início do processo de instalação do sistema A.g.i.l. em um terminal de atendimento. Arquivos.
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Tipos de Redes Trabalho de : - Ruben Guerra. Definição e Objectivos  Uma rede de computadores é uma forma de ligar entre si vários computadores, partilhando.
Douglas Mendes Mariano Analista e Desenvolvedor de Sistemas Pós-Graduando em Redes de Computadores Docente em Informática.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
DNS, NSLOOKUP E ALTERNATIVAS À RESOLUÇÃO DE NOMES Krishnamurtir Amorim Furtado Rita De Cássia Porfírio Da Cunha.
Administração e serviços de redes
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
Administração e serviços de redes
Módulo para consultas pela Internet
Tecnico em TI Instituto Federal de Alagoas
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
PROPOSTA DE SERVIÇOS.
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Administração e serviços de redes
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Trabalho de Conclusão de Curso
Como funciona um site Você precisa saber o que é domínio e subdomínio.
INTRODUÇÃO Estendendo LANs.
IPS. IPS Histórico A infra-estrutura sobre a qual a internet cresceu não foi projetada com segurança como um requisito fundamental.
A World Wide Web
IP – Listas Prof. Eduardo Falcão.
Interconexão de Redes Locais
Administração de Gerência de servidores
Administração de Banco de Dados
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Instalador 5.0 Patch e Patch 5.2
REDES ... SERVIÇO DE DNS Prof. Ary Cover.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 8: Divisão de Redes IP em Sub- Redes.
O HUB é o centro da topologia em estrela
TCP/IP CRD Filipe Pacheco.
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
CONFIGURANDO O ROTEADOR
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Infra Estruturas Computacionais
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Transcrição da apresentação:

DNS Domain Name System

O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos e distribuído operando segundo duas definições:  Examinar e atualizar seu banco de dados.  Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

Introdução  Toda comunicação entre computadores e demais equipamentos de uma rede baseada no protocolo TCP/IP é realizada através do número IP  Não seria nada produtivo se os usuários tivessem que decorar um número IP toda vez que quisessem acessar um recurso da rede  “Resolver um nome”: descobrir e retornar o número IP associado com o nome

Como funciona ?  O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.  Exemplo: Quando digitamos algum site em nosso browser ( o DNS resolve o nome do site para o IP www.uol.com.br

Qual a motivação do seu uso ?  De uma maneira simples, o DNS permite que consigamos gravar os endereços de uma maneira mais fácil e prática. Imagine se você precisasse gravar o IP de todos os sites que você conhece !

FQDN  FQDN – Full Qualified Domain Name  Nome completo de um computador na rede  exemplo: www. filial02.com  www  nome do host .filial02.com  domínio DNS no qual está o computador

Subdomínios  Internamente, uma empresa pode criar subdomínios  Ex: empresa abc  Domínio: abc.com.br  Subdomínios: vendas.abc.com.br, suporte.abc.com.br, pesquisa.abc.com.br  Máquinas do subdomínio vendas.abc.com.br: srv01.vendas.abc.com.br,

Componentes do DNS  Registros do DNS: entradas do banco de dados do DNS. Em cada entrada existe um mapeamento entre um determinado nome e o IP ao qual este nome está associado  Exemplos srv01.abc.com.brINA srv02.abc.com.brINA ipv6_host1.example.microsoft.comINAAAA4321:0:1:2:3:4:567:89ab example.microsoft.comINNSnameserver1.example.microsoft.com

Componentes do DNS  Clientes DNS (resolver): componente de software responsável por detectar sempre que um programa precisa da resolução de um nome e repassar esta consulta para o servidor DNS

Processo de resolução de nomes no DNS

Zonas e domínios no DNS  Zona: base de dados para um domínio  Zona de pesquisa direta: contém informações para resolução de nomes para endereços IP  Zona de pesquisa reversa: contém informações para resolução de endereços IP para nomes

Replicação de dados e transferência de zonas  Quando uma zona é criada, ela passa a ser a base de dados de um determinado domínio  A zona é criada como uma zona primária  Porém, um domínio pode ser composto por escritórios em diferentes localidades, cobrindo grandes distâncias geográficas e conectados por uma WAN

Rede WAN com um único servidor DNS

Replicação de dados e transferência de zonas  Nesse caso, ter informações sobre os registros DNS em um único servidor DNS, em uma zona primária deste servidor, não é uma boa alternativa  Problemas  Volume de tráfego para pesquisa de informações na WAN  Se falhar o servidor DNS primário, toda a rede ficará sem o serviço de resolução de nomes

Replicação de dados e transferência de zonas  Solução : Instalar servidores DNS adicionais e criar nestes servidores, zonas DNS secundárias  Ao criar uma zona secundária, o DNS copia todos os dados da zona primária para a zona secundária  O DNS também mantém as zonas secundárias atualizadas com a zona primária, através de um mecanismo de sincronização de informações

Replicação de dados e transferência de zonas

 Quando acontece a sincronização entre uma zona secundária e uma primária?  Quando o intervalo de atualização for atingido  Quando o servidor DNS secundário é notificado pelo DNS primário de que houve alterações na zona primária  Quando o serviço DNS é inicializado no servidor DNS secundário  Manualmente, pelo administrador

Curiosidades  Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde  O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

Exercício 1.O que significa DNS? 2.O que é DNS? E qual sua principal função. 3.Como funciona? 4.O que é FQDN? 5.Qual a função de um subdomínio? 6.O que são registros do DNS? 7.O que são Clientes Resolver? 8.O que é Zona de pesquisa direta? 9.O que é Zona de pesquisa reversa? 10.Qual a importância de se criar uma replicação de dados?