Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Advertisements

Professor: Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Iº Workshop Linux da Unijorge
Ana Claudia Dutra Claudia Calegari Sandra Maia Thábita Sepulvida.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Sistema Operacionais Abertos Disciplina: Sistemas Operacionais Abertos 1 Prática Programa em Bash Monitorar Integridade.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Sistema Operacionais Abertos Disciplina: Sistemas Operacionais Abertos 1 Prática.
Jogo da Memória. Jogos online Jogos Infantis Jogos que exercitam a memória e a interação digital do aluno com o mundo digital. Trabalham com os temas.
Automatização de Serviços – P1 SHELL SCRIPT Charles J. Busarello - IFPR.
Financeiro – Contas a Receber. Objetivo: Cadastrar o Contas a Receber de um Cliente no Sistema e Controlar o Contas a Receber do estabelecimento. Contas.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,
Retaguarda - Cadastro de forma de Pagamento. Objetivo: Cadastrar as formas de pagamento que serão utilizadas nas vendas em crediário e no Cadastro de.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows Processos Curso Técnico em Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Estrutura de Arquivos e Pastas no Windows e Linux Prof. Olavo José Luiz Junior
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
ESTRATÉGIAS DE BACKUP Incremental X Diferencial
Charles J. Busarello - IFPR. A cópia de Segurança vem do termo em inglês chamado “Backup”. Backup: Serve para fazer uma cópia de segurança de todos os.
Comandos Básicos do Sistema Operacional Linux Prof. Dr. José Luís Zem.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2º Semestre Aula 09 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Manual de configuração do backup arquivos
Elaboração: Claudia Bittencourt Berlim – CRB 14/964
Gerenciando fontes bibliográficas no
Módulo de Consignação de Materiais
Portal de Eventos Acadêmicos
Emissão Relatórios LOGIX 12
Lino Vaz Moniz Plugin de Matrícula Processamento Automático de Matrícula (Cron) Atualização do Plugin Badiu Grade Curricular Lino.
Execução do Projeto Prestadora de Serviços
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Tutorial de Criação de aplicação com o uso do Google Maps
Introdução a Linguagem Java
Manual de configuração do backup de bases Firebird
Ant Ferramenta de script Equivalente ao make.
Portais Linx Microvix Conceitos.
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Permissão de Usuários Administração de Usuários. INTRODUÇÃO –O GNU /Linux é um sistema multiusuário e portanto, possui um esquema de permissões que provê.
Nathan figueiredo °1 semestre ads
Automatização de Serviços – P2 AGENDADOR DE TAREFAS CRONTAB / AT
Criação de Grupos no Rooda
FAÇA LOGIN NESTA PÁGINA
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Ferramenta para criação de EAP
Segurança de Acesso Avançada Datasul
Linguagem de Programação TM 333
Histórico Escolar O Histórico Escolar mantém os resultados das avaliações do aluno por período letivo Pesquisar Incluir Alterar Consultar Excluir Equivalências.
Aplicativos para Internet Aula 13
Aplicativos para Internet Aula 12
GERENCIADOR DE POSTAGEM
CTRA0014 Atualização de Sistema Apresentação CTRA14
Programação em Shell Script
CRIANDO UMA PESQUISA ORGANIZACIONAL
Conceitos Básicos do Excel. O Excel é um editor de planilhas eletrônicas para visualização, gerenciamento e análise de dados, mas também possui alguns.
Envio de marketing Programa e-marketing Envio de marketing.
Editor de textos -Writer
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux
Lição n.º 15/16 06/11/2007 Sumário Sistema operativo - Windows.
Sistemas Operacionais – Linux
Apresentação dos Softwares REP Fábio Rocha
Conheça as novas ferramentas da área de Gestão de Conhecimento!
Gerenciamento de backup e dumps do MySQL
CAPÍTULO 10 Segurança.
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Iniciação Digital (25 horas)
Transcrição da apresentação:

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH - BASH

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 2  Utilizado para arquivar arquivos. “Permite juntar vários arquivos em um só”.  Pode ser utilizado junto com compactadores para diminuir o tamanho do arquivo.  Principais extensões: tar; tar.gz; tar.tgz; tar.bz2, etc.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 3 tar [opções] [arquivo-destino] [arquivos-origem] Exemplos: tar -cf index.txt.tar index.txt Cria um arquivo chamado index.txt.tar que armazenará o arquivo index.txt. Você pode notar digitando ls -la que o arquivo index.txt foi somente arquivado (sem compactação), isto é útil para juntar diversos arquivos em um só. tar -xf index.txt.tar - Desarquiva o arquivo index.txt criado pelo comando acima. tar -czf index.txt.tar.gz index.txt O mesmo que o exemplo de arquivamento anterior, só que agora é usado a opção - z (compactação através do programa gzip). Você agora pode notar digitandols -la que o arquivo index.txt foi compactado e depois arquivado no arquivo index.txt.tar.gz (você também pode chama-lo de index.txt.tgz que também identifica um arquivo.tar compactado pelo gzip

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 4 tar -xzf index.txt.tar.gz - Descompacta e desarquiva o arquivo index.txt.tar.gz criado com o comando acima. tar -t index.txt.tar - Lista o conteúdo de um arquivo.tar. tar -tz index.txt.tar.gz - Lista o conteúdo de um arquivo.tar.gz.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 5  Permite sincronizar o conteúdo de duas pastas, transferindo apenas as modificações.  Não trabalha apenas comparando arquivo por arquivo, mas também comparando o conteúdo de cada um. Se apenas uma pequena parte do arquivo foi alterada, o rsync transferirá apenas ela, sem copiar novamente todo o arquivo.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 6 Exemplos: $ rsync -av /mnt/hda6/trabalho/ /mnt/backup/ A opção "-a" (archive) faz com que todas as permissões e atributos dos arquivos sejam mantidos, da mesma forma que ao criar os arquivos com o tar, e o "v" (verbose) mostra o progresso na tela. $ rsync -av /mnt/backup/trabalho/ /mnt/hda6/trabalho Restaurar os arquivos que foram copiados no passo anterior. $ rsync -av --delete /var/ /mnt/sdb1/ >> /tmp/rsync.log Copia o conteúdo da pasta var para /mnt/sdb1, removendo os arquivos que foram excluídos em /var/ e gera um log em rsync.log.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 7 Exemplos: rsync -az -e "ssh -i $CHAVE_PRIVADA -C“ origem destino Realiza a cópia dos arquivos de origem para o destino, através do shell remoto (SSH), utilizando uma chave como mecanismo de autenticação. -az -> Mantém os atributos dos arquivos e realiza compactação dos dados. -e -> define o shell remoto que será utilizado. -C -> Realiza compactação dos dados na transmissão.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Serviço de agendamento de tarefas ( CRON) 8 O cron é um daemon que permite o agendamento da execução de um comando/programa para um determinado dia/mês/ano/hora. É muito usado em tarefas de arquivamento de logs, checagem da integridade do sistema e execução de programas/comandos em horários determinados.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 9

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 10 Minuto - Valor entre 0 e 59 Hora - Valor entre 0 e 23 Dia do Mês - Valor entre 0 e 31 Mês - Valor entre 1 e 12 (identificando os meses de Janeiro a Dezembro) Dia da Semana - Valor entre 0 e 7 (identificando os dias de Domingo a Sábado). Note que tanto 0 e 7 equivalem a Domingo. Usuário - O usuário especificado será usado para executar o comando (o usuário deverá existir). Comando - Comando que será executado. Podem ser usados parâmetros normais usados na linha de comando.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 11 Os campos do arquivo são separados por um ou mais espaços ou tabulações. Um asterisco * pode ser usado nos campos de data e hora para especificar todo o intervalo disponível. O hífen - serve para especificar períodos de execução (incluindo a o número inicial/final). A vírgula serve para especificar lista de números. Passos podem ser especificados através de uma /. Veja os exemplos no final desta seção. O arquivo gerado em /var/spool/cron/crontabs/[usuário] pelo crontab tem o mesmo formato do /etc/crontab exceto por não possuir o campo usuário (UID), pois o nome do arquivo já identifica o usuário no sistema. Para editar um arquivo de usuário em /var/spool/cron/crontabs ao invés de editar o /etc/crontab use crontab -e, para listar as tarefas daquele usuário crontab -l e para apagar o arquivo de tarefas do usuário crontab -r (adicionalmente você pode remover somente uma tarefa através do crontab -e e apagando a linha correspondente). OBS: Não esqueça de incluir uma linha em branco no final do arquivo, caso contrário o último comando não será executado.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Exemplos de entradas na crontab * * * root sync # Executa o comando sync todo o dia as 10: * * 1 root updatedb # Executa o comando updatedb toda segunda-feira as 06:00. 10,20,40 * * * * root runq # Executa o comando runq todos os dias e a toda a hora em 10, 20 e 40 minutos. */10 * * * * root fetchmail # Executa o comando fetchmail de 10 em 10 minutos todos os dias * root echo "Feliz Natal"|mail john # Envia um as 0:15 todo o dia 25/12 para john desejando um feliz natal * * 1-6 root poff # Executa o comando poff automaticamente as 5:30 de segunda-feira a sábado.

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Exemplos de entradas na crontab * * * root sync # Executa o comando sync todo o dia as 10: * * 1 root updatedb # Executa o comando updatedb toda segunda-feira as 06:00. 10,20,40 * * * * root runq # Executa o comando runq todos os dias e a toda a hora em 10, 20 e 40 minutos. */10 * * * * root fetchmail # Executa o comando fetchmail de 10 em 10 minutos todos os dias * root echo "Feliz Natal"|mail john # Envia um as 0:15 todo o dia 25/12 para john desejando um feliz natal * * 1-6 root poff # Executa o comando poff automaticamente as 5:30 de segunda-feira a sábado.