Klauber Scheffler Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Dr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA SIMULAÇÃO DE PREVISÃO DE PREÇO DE AÇÕES NA BOVESPA UTILIZANDO DATA MINING COM A TÉCNICA DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES.
Advertisements

Ana Luiza D. Dalpont ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE.
FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Camila.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADA A SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE SOFTWARE RICARDO VOIGT Orientador: Everaldo Artur Grahl.
UTILIZANDO PORTAIS CORPORATIVOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: CASE EMPRESA TÊXTIL KARSTEN S.A. Felipe Rotermel Orientador: Prof. Oscar Dalfovo,
Alyssandra Luiza Ruggiero Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Framework de replicação de dados com criptografia simétrica utilizando notificações para Android. Acadêmico - Fernando Klock Orientador – Dalton Solano.
SISTEMA PARA CONTROLE DE INSUMOS EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE Rafael Knoch Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE UMA MARCENARIA Diether Hoffmann Prof. Cláudio Ratke, Orientador.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS (SAV) APLICADO A TASCHIBRA Marco Antônio Batista Orientador: Wilson Pedro Carli.
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
Acadêmico Demitres Bublitz Orientador Prof. Paulo Roberto Dias Co-orientador Prof. Oscar Dalfovo, Dr.
FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Acadêmico: David Tiago Conceição Orientador:
Diego Armando Gusava Mobile Command Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Ferramenta de apoio aos testes baseados em requisitos Acadêmico: Leandro da Cunha Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DOUGLAS DE.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA INTEGRADO AOS SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GERÊNCIA DE PROBLEMAS BASEADO EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO Desenvolvimento do Sistema.
ORGANIZADOR DE ANOTAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS ERICK JORDÃO ORIENTADOR: OSCAR DALFOVO.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Protótipo de uma aplicação rica de internet para monitoramento de vídeo através de streaming e Silverlight Thiago da Silva Negherbon – Acadêmico Roosevelt.
DESENVOLVIMENTO DE UM BUSINESS INTELLIGENCE PARA EMPRESA DO SETOR QUÍMICO UTILIZANDO A FERRAMENTA QLIKVIEW UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicação da Técnica Hipermídia Adaptativa no Ambiente Empreendedor da FURB Acadêmico: André Felipe da Silva Biss Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
MÓDULOS DE REGISTRO DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS INTEGRADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Gabriel Vieira Orientador: Prof. Jacques Robert Heckmann.
Emerson da Silva Albino Orientador: Professor Wilson Pedro Carli.
MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PARA GERENCIAMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA SENIOR THIAGO DE MATOS SOARES ORIENTADOR: MARCEL HUGO.
Sistema para Reservas de Veículos de uma Cooperativa de Saúde Ricardo Hoffmann Orientador: Wilson Pedro Carli.
FERRAMENTA PARA COMPARAÇÃO DA APLICABILIDADE DA XBRL Rosane Aparecida Braz Orientador: Wilson Pedro Carli.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
Módulo Interativo Visual De Configuração Para Carga De Dados No Sistema Protheus 10 Acadêmico: Rodrigo João Amorim Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Serviço de Protocolação Digital de Documentos Eletrônicos Acadêmico: Recígio Poffo Orientador: Paulo Fernando da Silva.
MONITORAMENTO DE EVENTOS DE CADEIAS DE PROCESSOS PRODUTIVOS AUTOMOTIVOS UTILIZANDO WEB SERVICES ECON Acadêmico: Leonardo Broilo Junior Orientador: Francisco.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A EMPRESAS DE LEILÕES JUDICIAIS Jorge Augusto Schoenfelder Prof. Ricardo de Alencar Azambuja - Orientador.
APLICATIVO PARA CONTROLE DE EVENTOS EFETUADOS EM ALTERAÇÕES DE FORMULÁRIOS DE IMPRESSÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE ARTEFATOS EM PROJETO DE MELHORIA NO PROCESSO DE TESTES. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Acad. Thiago Schmitt Orientador Marcel Hugo FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban

INTRODUÇÃO O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração.
Bruno Adolfo Luis Henrique Natanael de Carvalho Lucas Fernandes
Acadêmico: Jair de Souza Junior
ENGENHARIA REVERSA DE UMA APLICAÇÃO DE GESTÃO DE PROCESSOS
Trabalho de Conclusão de Curso
APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA DE FACTORING
APROM Aplicação para Gestão de Projetos
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ambiente para desenvolvimento de sistemas baseado no conceito MBUIDE
Introdução O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Fundamentos de Programação Matlab
Sistema de Abertura de Chamados
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Trabalho de Conclusão de Curso I
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Orientações para preenchimento de propostas para FLD
Transcrição da apresentação:

Klauber Scheffler Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Dr.

 Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do aplicativo  Desenvolvimento do aplicativo  Operacionalidade do aplicativo  Resultados e discussões  Conclusões  Extensões

 Help desk nas empresas, assegurando que os incidentes gerados por estes chamados não sejam perdidos, esquecidos ou negligenciados;  Gestão do conhecimento para realizar a captação do conhecimento, de forma a aumentar o capital intelectual organizacional;  Text mining com propósito de facilitar a recuperação de informação, apresentando ao usuário algum tipo de conhecimento útil;  Atualmente cada profissional de suporte da empresa resolve os incidentes utilizando conhecimentos tácitos;  Aplicativo para cadastrar e atualizar as soluções conhecidas fazendo gestão do conhecimento, também pesquisá-las de forma ágil através da técnica text mining.

 Aplicativo no apoio ao setor de suporte, aplicando gestão do conhecimento e a técnica de text mining (mineração de texto) para o cadastro e pesquisa de soluções conhecidas.  permitir o cadastramento de incidentes, suas soluções e a atualização destes cadastros;  possibilitar ao usuário pesquisar as soluções dos incidentes cadastrados utilizando text mining  apresentar no retorno da busca o percentual de relevância da solução

Help desk  Os sistemas help desk têm a principal característica de ser um facilitador de informações ao usuário, não importando se esta facilidade é ou não de natureza técnica computacional. Um sistema help desk constitui um mecanismo facilitador de informação (Martins, 2000).  O usuário tem um atendimento mais rápido e personalizado e a empresa tem um controle maior sobre quais são os problemas mais comuns e as melhores formas de solucioná- los. (Martins, 2000).  Uma ferramenta de help desk proporciona um diferencial que além da documentação e sistematização, oferece possibilidade de análise dos processos e fluxo de informações. (Silva, 2004).

Gestão do conhecimento  Apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona maior poder de competição para uma organização. (Dalfovo e Tamborlin, 2010)  A gestão do conhecimento como estratégia competitiva nas organizações alavanca e multiplica o capital intelectual. (Figueiredo, 2005).  Conhecimento tácito ou explícito (Nonaka e Takeuchi,1997).

Base de dados de conhecimento  Containers de conhecimento e informação, concebidas para armazenar, compartilhar e disseminar conhecimentos específicos (Figueiredo, 2002).  Ambiente de trabalho para o compartilhamento, recuperação e distribuição de conhecimento específico. (Ferreira, Loureiro e Martinez, 2004).  São relacionados: a criação de estruturas coletivas de referência e o crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas. (Probst, Raub e Romhardt, 2002)

Descoberta de conhecimento em texto (text mining)  A técnica busca extrair conhecimento útil ao usuário, recuperando informações e permitindo ao usuário procurar o conteúdo que lhe seja interessante dentro do conjunto de textos pré-selecionados, o que reduz o tempo de busca e proporciona um retorno de informação mais significativo. (FURTADO, 2004).  A técnica de text mining vem solucionar grande parte dos problemas relacionados à busca, recuperação e análise de informações.  A sobrecarga de informação é um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários de sistemas atualmente (WIVES, 2004).

 Descoberta de conhecimento em texto (text mining) Fonte: Wives (2004)

As etapas executadas no desenvolvimento do aplicativo foram:  cadastro dos dados: o text mining deve ser baseado no armazenamento de dados de forma estruturada;  processamento e transformação: elimina da frase os dados que não são adequados informações, ou seja, artigos, preposições, advérbios e pronomes conforme Figura 2;  mineração de texto: a atividade de descoberta do conhecimento é onde são processados os algoritmos da técnica de text mining;  armazenamento: nesta etapa os dados deverão ser armazenados adequadamente para facilitar a busca;  interpretação/avaliação: os resultados do processo de descoberta do conhecimento são apresentados de forma que o usuário possa entender e interpretar os resultados obtidos.

Requisitos funcionais  RF01: O aplicativo deve permitir o cadastramento de usuários (criação, alteração, exclusão).  RF02: O aplicativo deve exigir login e senha para permitir o acesso à interface inicial.  RF03: O aplicativo deve permitir ao profissional de suporte o cadastro dos incidentes e sua(s) solução(s) (criação, alteração, exclusão).  RF04: O aplicativo deve permitir ao profissional de suporte atribuir categorias aos incidentes criados.  RF05: O aplicativo deve permitir ao profissional de suporte pesquisar as soluções no banco de dados de incidentes, utilizando a técnica de text mining.  RF06: O aplicativo deve apresentar no resultado da pesquisa o grau de relevância do termo pesquisado.

Requisitos não funcionais  RNF01: O aplicativo deve utilizar banco de dados Hibernate.  RNF02: O aplicativo deve ser desenvolvido utilizando a linguagem Java.  RNF03: O aplicativo deve ser compatível com as mais atuais versões de navegadores disponíveis no mercado, como o Internet Explorer 8 e Google Chrome 13.  RNF04: O aplicativo deve conter visualização de tela 1024x768.  RNF05: Os usuários poderão acessar o aplicativo utilizando qualquer sistema operacional.

Casos de uso Ator: usuário  UC1-Cadastrar usuários  UC2-Efetuar login  UC3-Cadastrar incidentes e soluções  UC4-Atribuir categorias aos incidentes  UC5-Pesquisar incidentes e soluções Ator: aplicativo  UC6-Apresentar grau de relevância

Técnicas e ferramentas  Java (linguagem de programação)  Eclipse (ambiente de desenvolvimento)  Hibernate (link com o banco de dados)  Google Web Toolkit (interface web)  LingPipe (apoio à linguística)

 Login

 Cadastro de usuário

 Cadastro de incidente

 Busca

 O mecanismo de busca através da técnica de text mining foi funcional;  Usuários se mostraram satisfeitos;  Destaque para usabilidade, simplicidade;  Grande utilidade no dia-a-dia da empresa;  Foram sugeridas melhorias;  Resultado do questionário.

Questionário

 Todos objetivos atingidos  Aplicativo web e help desk de apoio  Permite o cadastro e atualização dos incidentes  Permite a busca dos incidentes  Apresenta grau de relevância nos resultados  O aplicativo forneceu o apoio almejado nos objetivos ao setor de suporte ao cliente, aplicando gestão do conhecimento e a técnica de text mining para a pesquisa de soluções conhecidas.  Desenvolvimento pessoal

 Possibilidade de importar dados de outras fontes, evitando assim o cadastramento manual;  Emissão de relatórios informações gerenciais, (incidentes com maior semelhança, mais buscados, o número total de cadastrados);  Possibilidade de enviar por a solução encontrada, diretamente pelo aplicativo;  Uso do modelo ITIL para referência.

 “Seja você quem for, seja qual for à posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.” Ayrton Senna