1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Advertisements

A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Geral e do Brasil História José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Segunda Guerra Mundial ( ). 1. Contexto histórico e motivações Ascensão da Alemanha Nazista na década de 1930: A maior prejudicada da Primeira.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A GUERRA FRIA 1.Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre.
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
A Formação da República Liberal
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
A Guerra Fria: o equilíbrio pelo terror
A história dos regimes e organizações internacionais
Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.
União Europeia: Unidade na diversidade
Trabalho realizado por: Luís Rodrigues, nº 15
Da Diversidade ao Colapso
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
A 1º Guerra Mundial.
AULA 2 – A SEGUNDA ERA NUCLEAR
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
GEOPOLÍTICA DA EUROPA CIC/2017 – 3EM.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Estados Unidos da América
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Prof: Rafael Dall’Agnol
Prof: Rafael Dall’Agnol
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Revisão TSE 8 ano geografia
Blocos econômicos Blocos econômicos
Dimensões e Consequências
A crise do governo ditatorial e o processo da abertura política.
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
Guerra Fria 1945 – 1989/91.
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
Isabel Pena Ribeiro Isaura Victorino
A Nova Ordem Mundial.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CAUSAS, ACONTECIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS
URSS.
Europa Europa, a península mais importante da superfície terrestre Do ponto de vista geológico, a Europa é apenas uma península da Ásia. Do ponto de vista.
DA BIPOLARIDADE À MULTIPOLARIDADE
A liberdade guiando o povo
Situação de Aprendizagem 4 Globalização e Regionalização Econômica A VELHA E A NOVA ORDEM MUNDIAL BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE 3º ANO Ensino Médio –
Globalização e blocos econômicos
AULA 17 – A Escola Geopolítica Brasileira 1
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica.
O FIM DA GUERRA FRIA.
Revisão Federação Russa
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Geografia – Professor Fernando
Preparatório EsPCEx História Geral
Flávio Rocha de Oliveira – UFABC – GEOPOLÍTICA
A UNIÃO EUROPEIA.
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
O Outro lado da globalização
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL Índice Guerra fria Surgimento das superpotências Alianças militares Crise no bloco socialista

Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL Guerra Fria e Crise no Bloco Socialista O Surgimento das Superpotências A guerra terminou em 1945, com o ataque dos EUA ao Japão. Posteriormente, dois países ganhadores do conflito consolidaram-se como superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética. Apesar de aliados durante a guerra, soviéticos e americanos começaram a disputar poder, uma vez que defendiam sistemas socioeconômicos e políticos díspares: os Estados Unidos como potência capitalista e a União Soviética como potência socialista. O mundo passou a ter dois principais polos de poder, configurando uma ordem bipolar. As relações entre os Estados Unidos e a União Soviética foram regidas pela Guerra Fria, uma disputa estratégica que se caracterizou pelo desenvolvimento de armamentos cada vez mais sofisticados e pela determinação de áreas de influência. A corrida aeroespacial entre a União Soviética e os Estados Unidos também foi acirrada, caracterizando-se por grandes investimentos no domínio das tecnologias de lançamento de satélites, ônibus espaciais e estações orbitais.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL As Alianças Militares e Econômicas Estados Unidos e União Soviética estruturaram uma política de alianças militares com seus aliados, dando origem a organismos geopolíticos e militares. OTAN — Organização do Tratado do Atlântico Norte — criada em 1949, liderada pelos EUA e tendo como parceiros o Canadá, a maioria dos países capitalistas da Europa e a Turquia, tinha como objetivo defender os países capitalistas contra um possível ataque dos países socialistas, liderados pela URSS. Pacto de Varsóvia — criado em 1955, em resposta à OTAN, liderado pela União Soviética e pelos países socialistas europeus. Na esfera econômica, os EUA contribuíram para a reconstrução da Europa Ocidental do pós-guerra por meio do Plano Marshall. Para o Japão foi desenvolvido o Plano Colombo. Em contrapartida, a URSS desenvolveu a cooperação econômica com os países do Leste Europeu por meio do Comecom — Conselho de Ajuda Econômica Mútua.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL A crise no bloco socialista A Guerra Fria perdeu força no final da década de 1980, dando lugar a uma crise social, política e econômica que atingiu os países socialistas. Em 1985, ascendeu ao poder na União Soviética o líder Mikhail Gorbachev, que promoveu mudanças importantes no país, por meio da perestroika e da glasnost. perestroika (reestruturação) era um conjunto de reformas com o objetivo de modernizar a economia soviética, permitindo inclusive a entrada de multinacionais. glasnost (transparência) era um conjunto de medidas que visavam garantir a abertura democrática, inclusive com maior liberdade de expressão e imprensa Os governos socialistas pró soviéticos, um após o outro, entraram em crise e caíram. No final dos anos 80 e início dos anos 90, a crise agravou-se na União Soviética, que era formada por 15 repúblicas com diferentes características étnicas e religiosas. As repúblicas bálticas (Lituânia, Estônia e Letônia) foram as primeiras a declarar-se independentes.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 26 AULA DIGITAL Com a fragmentação soviética, a ordem bipolar chegou ao fim. O Pacto de Varsóvia foi extinto. A OTAN teve que mudar de estratégia, passando a focar outros problemas, como os conflitos regionais e o terrorismo, além de avançar para o Leste Europeu com a adesão da Polônia, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Romênia, Bulgária, Estônia, Letônia e Lituânia.